Sustentável

Sustentável

15 de dez. de 2011

Ciclovia - S.C.Sul Bairros Fundação, Prosperidade e Centro





São Caetano do Sul,  15 de dezembro de 2011

Ao
Sr. José Auricchio Junior, Prefeito Municipal de São Caetano do Sul
c.c. Sr. Luiz Antonio Cicaroni

Ref. Ciclovia beneficiando os Bairros Fundação, Prosperidade e Centro.



Prezados Senhores

Pelo presente após dialogo com moradores dos bairros acima vimos apresentar sugestão para viabilizar área de lazer.

O Bairro Fundação ,não poderia ter melhor denominação o bairro que representa o berço dos fundadores do município de São Caetano. Primeiro núcleo colonial dos imigrantes italianos  o Bairro Fundação cresceu ao redor da   Paróquia São Caetano.

O Bairro Prosperidade - com a autonomia político-administrativa de São Caetano em 1949, a Vila Prosperidade começou a reivindicar sua anexação ao novo município. Este fato político tornou-se realidade através de um plebiscito realizado em 1º de Dezembro de 1963, com o resultado de 389 votos a favor e 139 contra. Após o pleito, a anexação ainda levou três anos para ser concretizada, ocorrendo apenas no dia 13 de abril de 1967, após longa batalha judicial com Santo André, que através de sucessivos embargos retardou a anexação.

O Bairro Centro -  originou-se em torno da Estação Ferroviária como prolongamento urbano do Bairro Fundação, direcionando o futuro crescimento da cidade para o lado oposto da linha.

Em 1883, a Estação de São Caetano foi construída em ferro e apresentava estrutura inglesa, com passarelas metálicas, chancelas e coberturas de telhas para passageiros.
Esse cenário perdurou até a década de 1970, quando por pressões políticas a estação de ferro foi substituída por uma estação de concreto armado.

E esses três bairros apesar da mobilização dos moradores historicamente as intervenções municipais sempre são tímidas e/ou paliativas, explicável para uma visão jurássica - "poucos eleitores em relação aos outros bairros ".

Como é de conhecimento em S.C.Sul os Bairros Fundação, Prosperidade e Centro não são beneficiados com área verde e muito menos áreas de lazer urbanas como por exemplo: ciclovias.



Nossa sugestão, de comum acordo com moradores é possibilitar a utilização da Av. Dr. Ramos de Azevedo como área de lazer, cujo traçado original une os os Bairros Fundação e Prosperidade e consequentemente beneficiará também o Bairro Centro.

Nossa sugestão é traçar uma ciclovia e área de lazer com todos os recursos de segurança.
Como nos disse um dos moradores históricos do Bairro Prosperidade: temos que reconquistar o espaço que nos pertence de fato, e de direito e cada vez mais os nossos bairros devem caminhar de mãos juntas. Quem sabe se a ligação da Av.Dr. Ramos de Azevedo com a Av. Prosperidade (mesmo que seja por uma CICLOVIA), já não seja um bom começo?

E o mesmo morador informa que : o traçado Av Dr. Ramos de Azevedo / Av. Prosperidade, existe e já funcionou e nos foi afanado na décadas de 1950 e 1960.


Desde já agradecemos a atenção à nossa sugestão CICLOVIA (anexo) que atenda os três Bairros de São Caetano do Sul que não possuem áreas de lazer urbanas.

Atenciosamente

Vera Botteon












Semeando ações cidadãs na esperança que brotem.



Sugestão dos moradores
http://www.youtube.com/watch?v=0INXq0dTWXY





Enquanto isso continua a política dois pesos duas medidas
http://www.youtube.com/watch?v=P9D0INxB7AI&feature=related

Nota:  Após a divulgação da nossa reivindicação o vídeo da ciclovia Av. Tijucussu/Kennedy foi tirado do ar.


A foto evidencia que ciclovia é para poucos em S.C.Sul


 

2 de dez. de 2011

O hall da recepção municipal fala muito............

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto (Rui Barbosa)

Qualquer semelhança com a atualidade seria simplesmente mera coincidência?

Moradores do Bairro da Fundação, nesses últimos 4 anos vimos a dificuldade de fazer valer a nossa Cidadania em questões básicas da nossa melhor qualidade de vida (segurança, lixo, poluição ambiental).

E  lá fomos, de novo, tomar "chá de cadeira" para mais uma vez reivindicar ações de segurança de responsabilidade municipal, limpeza pública municipal e proteção animal municipal, que acabou se tornando mais uma lição de Cidadania.

Passa de tudo pelo hall da recepção municipal ........: velhos caciques de partidos nanicos que tomam a benção semana sim, outra semana também, três vereadores inexpressivos,  assessores que circulam para cima e para o lado, dois suplentes do cargo legislativo, reuniões, outras reuniões, e o protesto do morador de "mais idade" que ligou antes, marcou hora e que na hora "h" a secretária, sim a secretária do gabinete, não poderia atendê-lo porque estava ocorrendo uma reunião................. e sai o morador sem antes comentar: aqui só se faz reunião.... (?).

Advogados........ médicos...........comerciantes .....  moradores/clientes..........  que vieram só "dar uma palavrinha" a este ou aquele.

Mas voltando aos que "giram" em torno da administração pública .................. dá para constatar que já começou a "corrida" eleitoral..................... porque aqueles que por alí passaram não estão preocupados com o coletivo, mas  qual pode vir a ser o benefício com a eleição de 2012.

E pelos bairros os aspirantes a cargos legislativos já começaram a se movimentar e prometem e oferecem de tudo: desde estágios até fardos de fralda geriátrica, são o que chamamos de "escadas" para os caciques partidários, aqueles que se recusam a largar  o "osso" ou melhor,  a influência de decidir, esse sim, esse não.

Para estes "jurássicos"  é importante  deixar claro que estão "colaborando" com a máquina administrativa para as próximas eleições sejam elas em 2012....................2016..................... e essa ação passa de pai para filho, de tio para sobrinho .......................

E assim terminou um dia de observação cidadã do morador,  e os próximos amanhás virão e se repetirão de novo, de novo até que se quebre esse circulo vicioso, clientelista e hereditário.

29 de nov. de 2011

Conselho Municipal de Meio Ambiente

De acordo com o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) – Lei Federal 6938/1981 – artigo 6º e artigo 20 da Resolução 237/97 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA ) e no principio da participação popular integrante do Direito Ambiental.

Da mesma forma que ocorre na representação nacional, CONAMA o CONDEMA deve ter como principio a participação representativa local.

Os conselhos municipais de meio ambiente são órgãos constituídos cujos membros são escolhidos pelo Poder Executivo (governo, empresariado, universidades, trabalhadores e sociedade civil) com o objetivo assessorar a Prefeitura, suas secretarias incluindo a secretaria municipal de meio ambiente.

Nos assuntos de sua competência devem também funcionar como um fórum para se tomar decisões, podendo possuir um caráter deliberativo, consultivo e normativo porque criação de leis é uma exclusividade do Poder Legislativo, os Vereadores.

E infelizmente S.C.Sul o CONDEMA  foi praticamente inerte em adotar políticas públicas “concretas” ambientais, o que nos vimos foi apenas cumprimentos das agendas estaduais.


Qual deveria ter sido a postura do primeiro Conselho e que esperamos seja do segundo Conselho e os demais  constituídos por membros selecionados pela ADM de São Caetano do Sul:


- que os moradores sejam informados sobre o planejamento, as consultas e resultados das reuniões realizadas.


- exercício salutar da “cultura” de responder aos questionamentos da sociedade.


- fiscalizar a política ambiental e propor sugestões ao Executivo


- acatar sugestões da sociedade civil e criar um canal de relacionamento, não burocrático, mas efetivo para melhorar a questão ambiental em S.C.Sul.


- que os conselheiros tenham posturas independentes e não subservientes ao Poder Executivo, demonstrando atitude política para as questões ambientais.

Devemos exercitar a cultura de que os conselhos públicos devem ser orgãos  independentes , não devem ser controlados e/ou subordinados ao Poder Público, para que tenham caráter deliberativo e seus pareceres técnicos considerados documentos oficiais, quando o posicionamento de um conselho público não for  acatado, ou se tratar de desinformação ou má fé dos agentes públicos envolvidos.

22 de nov. de 2011

Meio Ambiente e a questão partidária em S.C.Sul

E como a questão Meio Ambiente serviu aos propósitos pessoais e não coletivos:

 
E foram 4 anos  servindo aos propósitos pessoais e não coletivos da cidade de S.C.Sul, onde a questão partidaria poderia ter sido a diferença, mas não foi:

O Partido Verde de S.C.Sul está totalmente descaracterizado do sentimento Verde que deveria ser a filosofia partidária, daquele que cria a consciência coletiva da responsabilidade individual e a consciência cívica pressionando para ações sobre questões como infra-estrutura, segurança, poluição.

No caso de vereadores, participação mais efetiva até pelo fator filosófico, de ser do Partido Verde, deveria ter sido do Sr. Maurilio Pompilio (com a maré mudando procurou novas ondas atendendo ao seu oportunismo pessoal), e dando uma passada no site da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, constatamos uma legislatura improdutiva seja nos requerimentos pífios, indicações e projetos de lei.

No caso de S.C.Sul vemos que o Partido Verde que teve a oportunidade de ter um representante não produziu ações concretas para o meio ambiente.

O ex-representante do Partido Verde Sr. Maurilio Pompilio, para não dizer que nada fez apresentou as indicações ambientais (2009/2010) de acordo com o site da Câmara:

- criação de borboletário no Chico Mendes

- criação de uma Ouvidoria Municipal (mais um cabide para um representante de diretório partidário municipal)

- introdução de uma nova legislação que institua a política de mudanças climáticas no município de São Caetano do Sul (PMMC)  (o vereador sequer se deu ao trabalho de apresentar um projeto de lei)

E foi só,   além de se um campeão de indicações para “campanhas”.

O partido Verde de S.C.Sul está a mercê dos humores municipais, onde pessoas estagiam em empregos públicos enquanto dura a maré, mudando a maré, vão pulando do barco em busca de ondas “melhores” para seus propósitos pessoais, onde o “servir” foi transformado em “se servir”

Enquanto isso não há um diagnóstico real dos pontos críticos e horários de pico da poluição ambiental em S.C.Sul, para dizer o mínimo, hoje os dados da Cetesb estão mascarados até pela metodologia já constatada como ultrapassada pelo orgão estadual.

28 de out. de 2011

Como diria Dylan

Hei você que tem de 8 a 80 anos


Não fique aí perdido como ave sem destino


Pouco importa a ousadia dos seus planos


Eles podem vir da vivência de um ancião


ou da inocência de um menino


O importante é você crer


na juventude que existe dentro de você


Meu amigo meu compadre meu irmão


Escreva sua história pelas suas próprias mãos


Nunca deixe se levar por falsos líderes


Todos eles se intitulam porta vozes da razão


Pouco importa o seu tráfico de influências


Pois os compromissos assumidos quase sempre ganham sub-dimensão


O importante é você ver o grande líder que existe dentro de você


Meu amigo meu compadre meu irmão


Escreva sua história pelas suas próprias mãos


Não se deixe intimidar pela violência


O poder da sua mente e toda sua fortaleza


Pouco importa esse aparato bélico universal


Toda força bruta representa nada mais do que um sintoma de fraqueza


O importante é você crer nessa força incrível que existe dentro de você


Meu amigo meu compadre meu irmão


Escreva sua história pelas suas próprias mãos




(Zé Geraldo)

26 de out. de 2011

Saúde em S.C.Sul - eu só queria entender

Inaugurado o Ambulatório de Alta Resolutividade (Amare) Dr. Fernando V. C. de Figueiredo da Prefeitura de São Caetano do Sul, já estabelecido na Rua Prudente de Morais, 81, Bairro Santa Paula, oferecerá com qualidade aos munícipes consultas, exames e cirurgias (internação e alta no mesmo dia).





Interesssante, do ponto de vista comercial, alí não era até pouco tempo atrás a Clinica Bandeirantes?


 

O que a Prefeitura fez? terceirizou o serviço? locou o imóvel com todas as utilidades? e quem é o beneficiário? é médico locador? ou comprou o imóvel? a que preço?

Quanto está custando aos cofres públicos essa "qualidade" aos múnícipes?

E o pior, o diretor será o médico incompetente: Edson Hiroshi Kakiuchi.

Como fênix os incompetentes ressurgem:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=43124217&tid=5616265838075770369&kw=hiroshi

Beliscou, beliscou até voltar a ter a boquinha do dinheiro público.

Demorou mas valeu a espera, referido médico já estava de "bico mais que aberto" para mais essa boquinha, até se auto-intitulando "bom de voto".!

Saúde Municipal é quase "cosa nostra" ? um elefante branco vai acabar explodindo na cara do municipe de S.C.Sul.
Basta apenas um desses "beliscadores" ir com muita fome ao pote, da saúde de S.c.sul.

..............................

Como em S.C.Sul as notícias são conforme a historia do "o gato subiu no telhado;;;;;;;;;;;;" temos a complementação:

E no dia 27/10:


Auricchio também destacou que o prédio do Ambulatório de Alta Resolutividade dispõe de toda a logística necessária para que os atendimentos de Saúde ocorram no local com perfeição e tranquilidade. Isso fundamentalmente porque a edificação foi desenhada pelos médicos que eram os proprietários da Clínica Bandeirante, que anteriormente ocupava aquele espaço - o Governo Municipal sancaetanense adquiriu o edifício. "Nossa equipe está sempre buscando alternativas aos moradores, em todas as áreas de atuação."

http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=16135

em que termos foi realizada essa compra? e o preço foi um preço "amigo"?
até porque a clinica Bandeirantes era completo em termos de possibilidade de cirurgias que possibilitavam o usuário ir embora no mesmo dia. Ou seja, internava na parte da manhã (7/8 horas) e operava por volta das 11 e ia embora às 18 horas,

14 de out. de 2011

Poluição visual pensando em 2012




De acordo com o site oficial:

Uma cidade sem poluição visual é uma cidade mais bonita e organizada. Isso também influi na qualidade de vida da população.

Interessada em ordenar a paisagem urbana de São Caetano do Sul, a Prefeitura acaba de implantar a Lei Cidade Limpa, Cidade Linda (nº 4.831, de 10 de dezembro de 2009). Segundo essa lei, os estabelecimentos da cidade devem se adequar às novas normas, que buscam padronizar a publicidade, combater a poluição visual e preservar o padrão paisagístico do município.




Mesmo sendo legal,   

Artigo 21 - Para os efeitos desta Lei, os Anúncios Especiais são classificados em:

IV - de finalidade eleitoral: quando destinado a propaganda de partidos políticos e seus candidatos, conforme previsto em legislação superior



 é um péssimo exemplo.





Política e o dia da pizza têm "poderes" vislumbrando 2012

E o ano legislativo e administrativo em  São Caetano do Sul acabou, pelo menos é o que as noticias da midia regional informam. Todos agora estão motivados e como estão motivados para 2012.

E se a "casinha" falasse...

Auricchio (PTB) leva 500 pessoas a seminário de eleições municipais- Surpresa encontrou espaço na super agenda - mas sem surpresa - nada demais alguns bem intencionados, muitos paraquedistas, mais o postulante a Prefeito de S.B.Campo, Alex Manente (PPS), sim aquele que não está falta nem a festinha de bolo seco com tubaina, que veio dar "dicas" aos pre candidatos. Foi quase um dia da pizza promovido pela corte municipal, mas sem a pizza.


Auricchio (PTB) se alia a Gilberto Costa (ex-PP) agora são carne e osso, quem diria, a política de S.C.Sul tem poderes.

Sueli Nogueira, (PTB) suplente, mais conhecida por desconhecer porque cheques referente ao escândalo do Hospital Central foram depositados na sua conta (eleitor consciente não esquece) quer o lugar de Paulo Pinheiro (ex-PTB) e teria procurado o não menos jurássico Adauto Reggiani PMDB para promover a ação.

PMDB -na sua pequenez jurássica quer promover Floriano Leandrini candidato a Prefeito além das pérolas do desconhecido Adauto Reggiani que gira, gira, sai governo entra governo sempre está incrustado na Administração Municipal enquanto que o grupo oposicionista quer Paulo Pinheiro ex-PTB como candidato a Prefeito.

Luiz Tortorello (PTB) - caiu de paraquedas e já se coloca á disposição para ser candidato a Prefeito.

Eder Xavier (o pula pula - agora é PC do B) - se apresenta como pré candidato a Prefeito.

E as "dicas" do Alex Manente PPS (aquele que não perdeu em 2011 nem festinha do bolinho com guaraná) deram certo.

"Dicas" foram importantes, porque havia uma dúvida cruel, permanecer fiel ao partido e perder uma "boquinha" do dinheiro público? ou não?

O inexpressivo vereador Maurilio Pompilio que ainda "morde" de forma legal o dinheiro público deixa o PV para ingressar no PPS.

Outro que roda, roda mas permanece junto à corte municipal independente do governo o inexpressivo Sr. Juan Muñoz ex PV também foi para o PPS e ja se coloca como pre candidato a vereador.

Horácio Pires ex PV  ingressou no PMDB e tem ou tinha cargo de "assessor" municipal e/ou estadual.

E quase todos juram de pés juntos : o Prefeito José Auricchio Junior nada teve haver com essas mudanças (??).

O próximo a ser chamado para "acertar a conversa" será Aparecido Inácio da Silva, o Cidão do Sindicato PDT, que pelo menos deixou claro o que quer, ou seja, uma fatia da máquina pública.

"....Queremos ocupar um cargo de relevância, onde possamos apresentar nossas idéias e também discutir o plano de governo", declarou.

O Prefeito José Auricchio Junior já "ofereceu" o comando Cemeq (Centro Municipal de Emprego e Qualificação). ..."

http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=15930


O Cidão PDT "mordeu" e se deu bem, já está dentro, e será que êle gosta de pizza?  a reunião costuma ser lá na "casinha"

E os nanicos continuam rumo a 2012, a cada rodada de pizza, lá na "casinha",  promovendo as suas "composições".

A ordem é "dividir" para continuar o exercício do poder, são os discipulos superando seus mestres.

O entendimento cada um fará o seu:

“Se você não tiver união, não souber dividir, não vinga”

frase do vereador Paulo Bottura (PTB), líder do governo na Câmara de S.C.Sul, sobre a importância de ter espirito de grupo para sobreviver na política. 
http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=15832

25 de set. de 2011

Tudo o que hoje preciso realmente saber, aprendi no jardim de infância

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.

Estas são as coisas que aprendi:
1. Compartilhe tudo;
2. Jogue dentro das regras;
3. Não bata nos outros;
4. Coloque as coisas de volta onde pegou;
5. Arrume sua bagunça;
6. Não pegue as coisas dos outros;
7. Peça desculpas quando machucar alguém; mas peça mesmo !!!
8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar;
9. Dê descarga; (esse é importante);
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;
11. Respeite o limite dos outros;
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... desenhe... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias;
13. Tire uma soneca a tarde; (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros;
15. Dê a mão e fique junto;
16. Repare nas maravilhas da vida;
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.


Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e vai ver como ele é verdadeiro, claro e firme.
Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca.
Ou se todos os governos tivessem como regra básica, devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.
Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.
É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.

"O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver"...


Autor:  Pedro Bial

Delegacia Regional de Proteção Animal - ABCDRR

A Prefeitura de São Caetano está trabalhando para que a região ganhe uma Delegacia Regional de Proteção Animal.

Tanto que, no site oficial do Governo Municipal já está disponível um espaço para que os moradores deixem sua assinatura digital.
Isso para que os sete municípios ABCDRR (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) possam somar 100 mil assinaturas para sensibilizar o Governo do Estado de São Paulo a instalar o equipamento no Grande ABC.
Segundo a coordenadora do GT de Proteção Animal, Andrea Brock, a implantação de uma Delegacia Regional de Proteção Animal no ABC contribuirá para registrar e dar andamento a ocorrências sobre crueldade contra animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos e exóticos, vítimas de abuso e maus-tratos e que estão feridos ou mutilados.
Assinaturas on-line e CCZs : Para reforçar o abaixo-assinado, o internauta deverá entrar no link da campanha Adocao, e abrir o campo Campanhas. Lá poderá deixar sua assinatura para a criação da Delegacia.
Além do canal eletrônico, os moradores do ABC podem deixar suas assinaturas em prol da criação da Delegacia Regional de Proteção Animal nos CCZs (Centros de Controle de Zoonoses) de suas respectivas cidades.
Em São Caetano, o CCZ está localizado na Rua Justino Paixão, 141, Bairro Mauá, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e também através do telefone 4231-393

Participe mobilizando o maior numero de assinaturas:
http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/adocaodeanimais/ clique em "campanha"

19 de ago. de 2011

A trompeta da ASEAM

Comentando as noticias

Chegou às nossas mãos o Informativo da Associação Sancaetanense Emilia Alfredo Manganotti - ASEAM - edição 13 – agosto/11.


Comentando o Editorial do Sr. Eder Xavier que cita o Livro Profético Jeremias ( 5:1):

“Revistem suas praças e vejam se podem encontrar uma única pessoa que aja com justiça e busque a verdade”.

Interessante a facilidade como palavras são colocadas, mas fica o questionamento será que meu falar se identifica com o meu agir?

Será que meu discurso evangelizador se contradiz com as minhas ações no mundo laico?

Será que meu discurso recheado de citações bíblicas não se resume a um comportamento fariseu como um excelente conhecedor teórico das leis cristãs que se contrapõem com as minhas ações do meu dia a dia? (família, trabalho, lazer, ações voluntárias, cidadania, política?).

Fico imaginando Jesus à porta da Casa Legislativa e/ou Administração Municipal com certeza agiria da mesma forma que agiu na porta do Templo constando que muitos estão agindo com um certo “ar” de religiosidade se contradizendo na prática em suas ações diárias.

Estar cristão é uma prática de 24 horas/dia, todos os dias, e fica a pergunta: quantas horas/dias o seu agir é realmente cristão?

Agindo observando na íntegra, por exemplo: os ensinamentos do Sermão da Montanha.



Comentando a colocação de leitora da Trombeta do Povo que não se identifica e entre muitos assuntos abordados, um nos interessa de modo particular:



TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL

os ônibus da empresa Viação Padre Eustáquio (VIPE) que “ganhou” a concorrência para o Transporte Público Municipal teria em “tese” que atender toda cidade de S.C.Sul (15 km2).

Hoje, os  ônibus oferecidos nas linhas circulares regulares: PÉSSIMA QUALIDADE, MOTORISTAS BRECAM AOS TRANCOS E EM ALTA VELOCIDADE.

PÉSSIMO SERVIÇO PRESTADO a um custo de passagem exagerado e irresponsável.

QUEM FISCALIZA: garagem apenas aos ônibus que atendam a cidade de S.C.Sul (minimizar impacto poluidor aos circunvizinhos) , estado poluente dos ônibus , intervalo entre os mesmos e /ou condutores?

DOIS BAIRROS NÃO ESTÃO INCLUSOS NESSE SERVIÇO: FUNDAÇÃO e PROSPERIDADE.

Basta consultar um dos 10.000 folhetos distribuídos pela cidade, os quais o Vereador Sr. Fabio Constantino Palácio (PR) conhece bem apresentando até, emendas “pífias” ao mesmo. Desperdício de tempo e dinheiro.

Moradores desses Bairros que precisem se dirigir por exemplo ao Pronto Socorro PAGAM QUATRO PASSAGENS, uma Intermunicipal até o Centro e outra Municipal, ida e volta – em torno de R$ 10,00.

Abaixo-assinados, pedidos verbais, pedidos escritos, protocolados desde a sua implantação e NADA.

Como moradora de S.C.Sul concluo: elaboraram um edital “amigo”, com um ganhador “. Tudo legal, “atendendo” a lei de concorrência vigente.

E o Legislativo NÃO QUESTIONOU SEQUER O EDITAL DE CONCORRÊNCIA? De um vencedor conhecido por todos muito mesmo antes de abrirem o custo oferecido pelas empresas concorrentes?

E a ganhadora “previsível” atendeu o Edital / custos para o transporte municipal: Viação Padre Eustáquio.

Agora a Viação Padre Eustáquio está querendo para “atender aos dois Bairros : ”COMPENSAÇÕES”, ADITAMENTOS DE CONTRATO?

Já colocado ao Secretário da Mobilidade Urbana (Eng. Iliomar Darronqui) por escrito (julho/2011) : basta que uma das linhas circulares EXISTENTES (sugestão: que atenda próximo ao Pronto Socorro e Marcia Braido) que ao invés de entrar no Terminal Rodo-Ferroviário Centro vindo da Rua Amazonas, faça um desvio – pelo Viaduto Independência – circule pelas ruas do Bairro (PERCURSO MÁXIMO 10 MINUTOS) e retorne pela Rua Perrella e daí para o Terminal Rodo-Ferroviário, SEM CUSTOS ADICIONAIS.

Mas para isso é preciso VONTADE POLÍTICA e dizer NÃO À CHANTAGEM DA V.I.P.E para ADITAMENTO DE CONTRATO E/OU COMPENSAÇÕES.


As perguntas dos usuários B.Fundação e Prosperidade ao inexistente transporte municipal oferecido:

DURANTE A CONCORRÊNCIA: como moscas fizeram o "lobby"  circulando  nas anteriormente denominadas diretorias a troco de que e para que?

QUEM ESTÁ CONIVENTE com o mau serviço prestado pela Viação Padre Eustáquio de São Caetano do Sul?

QUEM ESTÁ LUCRANDO com o serviço “meia boca” prestado pela Viação Padre Eustáquio de São Caetano do Sul?

Das duas, uma:

ou a Administração Municipal conscientemente não colocou a cidade como um todo nessa concorrência.


ou há cláusulas que “permitem” “barganhas” “negociáveis” .


E de novo:

O Legislativo fiscalizou ou questionou essa concorrência com vícios desde a elaboração do Edital?


Ou assinaram na íntegra dando seu “ok” como acontece usualmente nos projetos apresentados pela Administração Municipal sem se dar conta do prejuízo que estão causando aos cidadãos dos Bairros Fundação e Prosperidade?




Manchete: Eleitor de São Caetano quer conhecer equipe de governo antes de votar.
É o que aponta pesquisa da ASEAM. Seria bom mas em S.C.Sul não há muito segredo é a continuidade daqueles que “gravitam” em torno do governo municipal, seja ele qual for.

Percebe-se em S.C.Sul uma decadência na prestação de serviços públicos, ocasionado pelo “loteamento” dos cargos entre os dirigentes partidários municipais e os “indicados” pelas direções partidárias estaduais e uma “desmotivação” e “esvaziamento” devido aos baixos salários pagos aos profissionais concursados.

Moradores constatam um “não” comprometimento com a cidade. Burocratas, cumprem  o horário estabelecido,  e muitos nem isso.

Já está praticamente certo quem serão os “candidatos” no meio de uma nuvem de boataria plantada para “despistar”.

Manchete: Interferência de empresas privadas na Administrãção Municipal
Interferência, talvez, mas empresas privadas não estão sendo fiscalizadas na forma da lei e/ou uma fiscalização mais “meia boca”.

A Administração Municipal parece que fica “deslumbrada” ou sei lá o que................

Saúde, com certeza há outros comportamentos venais.

Exemplo gritante: a Benetton Dist De Produtos Hospitalares Ltda. Saiu da Sala 4 da Rua Francisco Glicério, 732 – Valinhos (abril/2009) para ganhar o “mundo” chegou a São Caetano do Sul. Medicamentos da rede pública paulista que estavam sendo desviados para hospitais privados de todo o País. Os medicamentos eram usados no tratamento de câncer e de pacientes transplantados (valor de R$ 300,00 a 9.000,00).

Hospital São Caetano - alvo de tantos oportunistas até sua decadência.

Vigarista que se intitulava “oncologista” que “aportou” e até deu entrevista em S.C.Sul. Fugiu antes de ser preso.

Manchete:  Interferência de empresas privadas

Incorporadoras/ Construtoras : Não há fiscalização visto que muitas já estão vendendo unidades e sequer houve a conclusão do “impacto” que o projeto causará nos circunvizinhos. Acreditamos que sequer o alvará tenha sido emitido.

Não há fiscalização para que as normas técnicas de acessibilidade sejam garantidas. Basta visitar a unidade “montada”, tem mais espelho por m2 do que área a ser ocupada.

Publicidade / Outros
Uma “aberração”, mas não é só na “publicidade municipal”, se formos fazer uma pesquisa “básica”, circulando pelas unidades médicas de S.C.Sul encontraremos alguns visitantes muito “interessantes” que gravitam na Administração Municipal.


Alimentação / Produtos não perecíveis/Semelhantes
Houve nestes últimos 3 anos um acréscimo desproporcional ao tamanho da cidade de empresas que comercializam “cestas básicas” e semelhantes.

Não há fiscalização nestes galpões e muito menos nas carretas que “aportam” às dezenas na cidade de S.C.Sul.


Manchete: Lider bem escolhido
A cidade fica em segundo plano, excessivamente burocratizada, serviços prestados morosamente que poderiam ser finalizados em 3 dias estão demorando 45 dias, ou mais.

A Administração a quer transformar em uma cidade “saúde”, mas não dá, apesar do marketing a saúde oferecida é a ambulatorial para “todos” e ela não tem um atendimento uniforme, em algumas unidades é sofrível.

Ponto positivo: acabou “cartãozinho” para “encaixe” em consultas médicas, que era uma aberração legislativa.

Está muito longe de oferecer uma medicina de “ponta” seja em utilidades como em profissionais que sequer seguem a norma técnica de não utilizar a vestimenta “não muito limpa” para ir ao supermercado, padaria, feira para uma “boquinha”.

Em São Paulo, os médicos estão proibidos de usar jaleco fora do ambiente de trabalho. Quem desrespeitar a lei estadual, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado, está sujeito à multa de 174,50 reais. O valor dobra em caso de reincidência. O objetivo é impedir que os jalecos sirvam de fonte e veículo de transmissão de micro-organismos

Ninguém fiscaliza.

A cidade está se direcionando para a área de serviços e tecnologia de ponta.

Infelizmente S.C.Sul “carece” de líderes natos. Hoje vemos “alguns” que dispararam em seu patrimônio, tudo legal.

Sem contar os políticos sem nenhuma identificação política, que estão aportando na cidade, não para “prestigiá-la, mas para sua auto-promoção para 2012.


Manchete: Educação Universiária

Para ontem, a Municipalização das demais escolas estaduais.

Ponto positivo: acabou a “aberração” cadastral legislativa para “oferecer” bolsas de estudos.

Infelizmente a USCS não tem o mesmo padrão de ensino que tinha em 1988, enfraqueceu, e deixou de ser referência educacional no Estado de São Paulo, ocasionado pela interferência política do administrador municipal e hoje está inclusa no loteamento partidário.

9 de ago. de 2011

O Pessegueiro - vítima municipal


Os serviços essenciais municipais estão de mal a pior, vale a frase: o último "apaga" a luz.
Saneamento básico - bueiros não fiscalizados e entupidos.

Rua Deputado Emilio Carlos frente ao nr. 76 - Bairro da Fundação -





Praças - em mal estado de conservação.

Calçadas - não varridas e em mal estado de conservação. Mato cresce.

Lixeiras públicas - cheias, há muito não são esvaziadas.

Saúde - inchada comprometendo a sua gestão.

Mobilidade Urbana - comprometida pela falta de técnicos devido aos baixos salários.

Segurança - a parceira com a PM de S.C.Sul é para “inglês ver” e isso foi constatado, é cada um por si, e quem perde é o morador de S.C.Sul, independente dos discursos enaltecendo o trabalho “conjunto”.

É nítida a insatisfação dos profissionais concursados municipais.

É nítida a satisfação dos comissionados, pouco técnicos, mas muito comprometidos na parceria municipal, onde não importa a prestação do serviço mas sim o “beija-mão” diário, mesmo que tenham que conviver com os humores municipais.

E hoje mais uma notícia que desagrada a todos, porque percebe-se o descaso do Poder Público Municipal, onde muitos ouvem, se sentem sensibilizados, mas não têm “atitude pública” e/ou “atitude política” para aplicar ações concretas para uma questão que se arrasta a meses.
 
O Pessegueiro - a mais nova vítima municipal.



 
 
 
Para visitá-lo:  Praça Moraes Sarmento - São Caetano do Sul.
 
Modernidade deve estar aliada á simplicidade senão nos tornamos robotizados mais interessados no "ter" do que no "ser".
 
 

2 de ago. de 2011

Mais que mil palavras


Vereador Maurilio Pompilio (PV)


Vereador Paulo Nunes Pinheiro (PTB)


Vereador Gersio Sartori  (PTB)



SITE QUE NÃO É DE UTILIDADE PUBLICA. O OBJETIVO DO SITE É "VENDER" PLANOS DE SAUDE E AFINS.

NO EXEMPLO  VEREADOR MAURILIO POMPILIO (PV)  - PRIMEIRO MANDATO - NÃO RELACIONA OS DEMAIS PROFISSIONAIS QUE PRESTAM SERVIÇO NA UTILIDADE MUNICIPAL.

NO EXEMPLO :  VEREADOR PAULO NUNES PINHEIRO (PTB) - QUARTO MANDATO - NÃO RELACIONA OS DEMAIS PROFISSIONAIS QUE PRESTAM SERVIÇO NAS UTILIDADES MUNICIPAIS E RELACIONA PROFISSIONAL DE OFTALMOLOGIA PERTENCENTE A  INICIATIVA PRIVADA COMO PARTICIPE DA UNIDADE, CONTRARIANDO  O CADASTRO DO MINISTERIO SAUDE.











30 de jul. de 2011

Marketing Vereador Fabio Palacio (PR)

Hoje iremos comentar  ações do Vereador Fabio Palacio (PR)  questionadas por escrito pelos moradores cansados do monólogo marqueteiro:

Enchentes:  Em nossos arquivos constam diversas publicações regionais referente ao seu marketing que descreve sua atuação quanto às enchentes em São Caetano do Sul.
Solicitamos (19/07/2011) maiores informações das ações solicitadas ao DAEE com relação ao rio Tamanduatei e como andam essas reivindicações? E a partir de abril/2011 pergunta visitou os locais?
Quais foram suas conclusões?

Mobilidade Urbana -  morador observador  traz para a reunião de vizinhos folheto distribuído no centro da cidade .

Histórico:     Indicação nº 1523 de 2009 do vereador Fabio Palacio (PR), incentiva os motoristas a utilizarem o transporte coletivo (???), segundo Cristina (Semob) irá distribuir  10 mil mapas que mostram o itinerário das linhas de ônibus que operam na cidade. A iniciativa tem intuito de informar os pedestres sobre outras rotas, além das habituais utilizadas, e pretende estimular os moradores  do município a utilizar o transporte coletivo.
Idealizador da medida, o vereador Fabio Palacio, comenta que protocolará, na próxima terça-feira, nova indicação que complementará o panfleto. “Esse foi um primeiro passo, mas acho que dá pra melhorar colocando os pontos de parada dos ônibus para que as pessoas saibam onde descer”, observa.



FOLHETO OFICIAL


SÃO CAETANO DO SUL  -   BAIRROS



Para os moradores "desestimulados":
1)  A indicação já promoveu um gasto para impressão de 10 mil mapas INCOMPLETOS, nova indicação para completar a qual  custo?
2) O mapa não inclue 100% dos cidadãos.
3) Mapas impressos ignoram dois bairros :  FUNDAÇÃO e PROSPERIDADE.
4) Para o marketing oficial demostra o que já é realidade, o descaso da Municipalidade mesmo após diversas reuniões com o Secrtetário Municipal e abaixos assinados entregues nos últimos 24 meses:  ônibus circulares e que atendam a acessibilidade dos cidadãos moradores dos bairros Fundação e Prosperidade.

Ação produtiva dos moradores (19/07/2011): reunião com o Secretário apresentando sugestões práticas e baratas  para implantar ônibus circular atendendo o Bairro da Fundação.


CPTM -  marketing  (julho/2011) ressalta o bicicletário e não enxergou as demais utilidades irregulares.

Ação produtiva dos moradores (15/04/2011) junto ao deputado Orlando Morando (PSDB) e  Engenharia da  CPTM, que incluiu visita dos moradores com técnicos da CPTM ao local, objetivando nova estação com todas as utilidades e acessibilidades que a atual estação não atende. Sugestão que seja similar à estação Tamanduatei.

13 de jul. de 2011

CPTM - Estação S.C.Sul

Lendo o jornal ABC Reporter datado 13/07/2011 :   construção de uma nova estação de trem em S. C.Sul adaptada em suas utilidades.

Ficamos contentes, porque atende nossa Manifestação 2011/008030 de março/2011 à CPTM com cópia ao Governador Sr. Geraldo Alckmin e ao Deputado Estadual Sr. Orlando Morando, um dos representantes do ABC.

A manifestação à CPTM foi acatada, houve a visita dos técnicos que junto com moradores estiveram no tunel de passagem, foram tiradas fotos das irregularidades que comprovaram a insatisfação quando ao local, além das sugestões apresentadas quanto à Estação (escadas, etc).

Entre as sugestões apresentadas às autoridades estaduais é que haja a eliminação do tunel de passagem e que a construção tenha os moldes da Estação Tamanduatei (passagem e direcionamento dos usuários por cima).

E o primeiro passo foi dado conforme informa o jornal, na palavra do Presidente da CPTM Sr. Mario Bandeira.

Agora vamos aguardar as próximas ações, porque moradores dizem NÃO ao tunel de passagem Bairro da Fundação / Centro.

.......................................................................

Administração Municipal acatou pedido dos moradores do Bairro da Fundação seja através do Movimento Reunião de Vizinhos, Circulo Socio Cultural do Bairro da Fundação - Presidente Sr. Durval, Sociedade Amigos do Bairro da Fundação - Presidente Sr. Luiz , comerciantes e demais moradores:

- retirada da cobertura na chamada Rua 24 horas, o que contribuiu para diminuir os desocupados que frequentavam o local.

Ainda falta atendimento pela Administração Municipal:

- Fiscalização apesar dos pedidos constantes é omissa e/ou ausente, porque não coibi a venda de produtos ilegais (piratas) e perecíveis duvidosos no local e arredores.

Segurança Preventiva

Participamos hoje da reunião do CONSEG  (13/07/2011) e constatamos que não apenas os Bairro da Fundação e Prosperidade reivindicam segurança preventiva, o mesmo ocorre em outros Bairros.
O Movimento Reunião de Vizinhos está viabilizando reuniões (sem caráter partidário) com moradores do Bairro Mauá e Jardim São Caetano, começando com a questão: Segurança Preventiva e o nosso direito de "ir e vir".
No caso do Jardim São Caetano temos uma questão atípica, parte do Bairro "paga"  e paga caro por segurança particular enquanto outra parte está  à própria sorte.
O Movimento Reunião de Vizinhos se baseia apenas em moradores vizinhos, sem vinculação partidária e/ou associação de moradores.
Movimento da sociedade civil indignada perante a questões que ferem a nossa qualidade de vida e só conversando e promovendo ações cidadãs atingiremos nossos objetivos.

25 de jun. de 2011

Mobilidade Urbana – Bairros Fundação e Prosperidade

OBJETIVO ALCANÇADO  NOV/2011:

Obs. Vale a pena ler todo o processo de mobilização que começou em jun/2011.


ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL  ACATA O PEDIDO DOS MORADORES DO BAIRRO DA FUNDAÇÃO E PROSPERIDADE:


Pelo presente vimos agradecer a iniciativa política da Administração Municipal de São Caetano do Sul em possibilitar a integração do Bairro da Fundação e Prosperidade no sistema viário municipal a partir de 11/11/2011.

Nossa sugestão foi acatada indo mais além dando a opção integrada ao munícipe de optar a partir do Centro sua ida e volta para qualquer outro Bairro da cidade de S.C.Sul.


Desde já agradecemos a acolhida aos moradores do Bairro Fundação e Prosperidade.



Cordialmente
Vera Botteon
Movimento Reunião de Vizinhos (desde 2005)


Semeando ações cidadãs na esperança de que brotem.

//////////////////////////////////////////////////


Em colaboração  moradores da Prosperidade enviaram a foto abaixo:




http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=pv&uid=6765471386580742002

///////////////////////////////////////////////////


31/07/2012 o despreparo do legislador com os interessses coletivos e provavelmente vai se colocar na próxima eleição como um dos "salvadores" da mobilidade urbana de São Caetano do sul.

http://comunidadetribunalivre.blogspot.com.br/2011/07/marketing-vereador-fabio-palacio-pr.html


/////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Moradores fazem sua parte. Reivindicação de maio de 2010 de conhecimento das autoridades municipais, seja por escrito ou por reuniões mantidas com os responsáveis pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana da cidade de São Caetano do Sul.

Esse é o primeiro  texto escrito (maio/2010)  e protocolado apresentando as justificativas do “por que” o Bairro da Fundação necessita de ônibus circular e cobrado nos meses seguintes até a presente data:
“.....Apesar da cidade de São Caetano do Sul contar com diversas ramificações de linha de ônibus, este traçado não contempla a população do Bairro da Fundação.
É por esta razão que o povo tem que andar a pé, de 20 a 30 minutos para ir para a área central, a fim de alcançar o seu objetivo de chegar, por exemplo, no Paço Municipal, a Câmara local, o Atende Fácil, ou qualquer outro ponto que for necessário tal como algum hospital ou mesmo o Pronto Socorro”.
O que se espera é que as autoridades da cidade revejam esta falha  e “permitam” que algum ônibus circular passe pelo Viaduto dos Autonomistas, e chegue às ruas distantes como a Maximiliano Lorenzini  e Mariano Pamplona , por exemplo.......”
Em agosto/2010 após a “aborrecente” insistência de  moradores  que  “acreditaram” terem  “sensibilizado” os representantes municipais, ficou apenas o jargão: "vamos estudar", "vamos elaborar um projeto", "faremos uma reunião", etc,   etc...... até a presente data (junho/2011)


Em setembro/2010  após ANOS DE REIVINDICAÇÕES AOS VEREADORES SEM NENHUM SUCESSO (quando  se praticava a “cultura do clientelismo” abolida em 2005  após ações de conscientização do valor da prática da cidadania coletiva), por iniciativa popular moradores reivindicaram,  insistiram e conseguiram:
- um ponto na altura do nr. 100 da Rua Mariano Pamplona, um quarteirão antes da Av. dos Estados  que beneficiaram em particular deficientes visuais que tinha que atravessar a Avenida,  “perigosíssima” .
E todas as reivindicações sejam do Bairro da Fundação ou do Bairro Prosperidade são conseguidas no dia a dia, mês a mês,  na base da “aborrecente  defesa da cidadania” que não são “bem vistas” por esta ou Administrações Municipais anteriores.

CONFIRMANDO A DISCRIMINAÇÃO - FUNDAÇÃO E PROSPERIDADE
 

Seja na solicitação do vereador Fabio Palácio (para reforçar a discriminação - + 10.000 folhetos)   como o  projeto municipal viário
 
E o mapa “oficial” só vem confirmar o total “descaso” na questão Mobilidade Urbana para os bairros Fundação e Prosperidade que na "versão oficial" NÃO EXISTEM:






___________             '""Deletado do mapa oficial de Mobilidade Urbana

E isso fica evidente na “estreita visão” política da Administração Municipal que o Bairro da Fundação e Bairro Prosperidade “NÃO EXISTEM” na política implantada para a Mobilidade Urbana de São Caetano do Sul.

http://www.vpadreeustaquio.com.br/index.php?dados=integrado

Há reivindicações protocoladas para : revisão do traçado de trânsito, semáforos, fiscalização eletrônica, mais 4 câmeras de segurança em pontos críticos,  ônibus circulares que atenda principalmente às pessoas com mobilidade reduzida,   recapeamento, reformas de viadutos  e/ou passarelas que atendam a acessibilidade,  manutenção “preventiva” da iluminação pública , poda de árvores, entre outros.
E nós moradores continuamos na ação de sensibilização e mobilização de moradores para que tomem para si a tarefa de serem agentes formadores na conscientização da defesa de nossos direitos coletivos.

8 de jun. de 2011

Cozinha sem leite e sem glúten

LEITE DE ARROZ

Ingredientes
2 xícaras de arroz, qualquer tipo, sem lavar
10 xícaras de água mineral ou 2 litros e meio
1/2 colher das de chá de sal
Metade de uma fava de baunilha

Modo de fazer
Leve ao fogo a água com o arroz, o sal e a metade da fava de baunilha cortada ao meio, por 15 minutos, não mais que isso.
Passe o arroz com a água do cozimento pelo liquidificador, utilizando o modo pulsar em três pulsadas rápidas para apenas quebrar os grãos sem formar uma papa. Se você esperar o arroz esfriar ele cozinhará mais e absorverá mais água e mesmo produzindo o leite da forma descrita, ele ficará bem grosso.
Peneire mexendo delicadamente no arroz apenas para sair o líquido. Está pronto para ser utilizado.

O leite de arroz obtido não fica tão leitoso.

Enriqueça o leite de arroz acrescentando:
Cálcio : 1 colher de chá de pó de casca de ovo ou de castanha do pará.

Ômega 3: 1 colher das de sopa de óleo de linhaça à frio e depois de pronto.

Nota: Estes óleos não são os óleos de cozinha encontrados em supermercados. São vendidos em lojas de produtos naturais em pequenas garrafas de vidro.

Sobra do arroz – aproveitamento – acrescente em suas receitas.


FARINHA SEM GLUTEN- 1

Ingredientes
1 kg de farinha de arroz;
330 grs de fécula de batata;
165 grs. de araruta;

Modo de preparo:
Misturar bem e guardar em pote bem fechado.


FARINHA SEM GLUTEN – 2

Ingredientes
3 xícaras de farinha de arroz;
1 xícara de fécula de batata;
½ xícara de polvilho doce;

Modo de preparo: Misturar bem e guardar em pote bem fechado.

http://dietasgsc.blogspot.com/p/as-farinhas-sem-gluten.html

Público x Privado

Ser político é tomarmos atitudes cidadãs seja a nosso favor ou a favor de nossos vizinhos.

Assim como nós, muitos perguntam: Por onde começar?

Mudando nossa atitude, começar olhar a cidade e as pessoas com olhos que querem realmente enxergar.

“Gilberto C. Marques (Secretário Municipal) declara na mídia regional que quer reformar o ANACLETO” (??).

Fatos:

A LEI DE MUNICIPALIZAÇÃO DE TODOS OS ESPAÇOS CEDIDOS EM REGIME DE COMODATO.
Não deve valer apenas para alguns mas sim para TODOS.

Em São Caetano do Sul temos um sério problema de cumprimento da lei quando há interesses partidários envolvidos.

O mesmo está agora acontecendo com o A.D. São Caetano.

A lei é clara no seu objetivo: RETOMAR TODOS OS ESPAÇOS CEDIDOS ANTERIORMENTE EM REGIME DE COMODATO e transferir para a cidade de São Caetano, abrindo de forma gratuita aos moradores ou transformá-los em centros culturais.

A Prefeitura por razões politicas equivocadas já injetou no passado, dinheiro para reformas que na visão dos moradores, não é obrigação da Municipalidade.

Os clubes já municipalizados e visitados por moradores constataram que apesar das verbas municipais concedidas em anos anteriores não contemplaram seu cuidado e aos poucos eles estão e/ou estarão sendo reformados para utilização de todos os moradores.

Em oposição ao que declara o presidente do Clube que espera o “bom senso” do Prefeito para o bem da cidade e da comunidade, queremos sim que o “bom senso” prevaleça sim, mas de CUMPRIMENTO À LEI DE MUNICIPALIZAÇÃO DE TODOS OS ESPAÇOS PÚBLICOS e está incluso o A.D. São Caetano.

É de interesse dos moradores que TODOS OS CLUBES DA CIDADE SEJAM MUNICIPALIZADOS, assim como foi realizado com as ESCOLAS (ainda faltam 9 estaduais relacionadas no site da Prefeitura a serem municipalizadas).

Hoje
Já basta de demagogia eleitoreira de pessoas que não estão em sintonia com o novo momento vivido em São Caetano do Sul.

O clube A.D. São Caetano alegar alojamentos que servem para moradia para jogadores de base como “ações de desenvolvimento” é desrespeitar a nossa inteligência.

O presidente do Clube Sr Nairo de Souza assim como faz outros presidentes de clubes tenta o mesmo “modus operantis”, que é envolver vereadores para buscar uma posição “agradável” (?) a todos (?).

Quem???

Questionamos as declarações do Secretário Municipal Sr. Gilberto C. Marques em nome do Município a busca de verba para reforma do Estádio (?).

Reformas a um custo de 7 milhões?

Apesar das declarações do Presidente Sr. Nairo de Souza de “praticar” ações de desenvolvimento DISCORDAMOS.

Falta Fiscalização Municipal e regularização enquanto o clube A.D. São Caetano estiver como responsável pelas suas dependências numa área que é municipal.

Por exemplo: a não acessibilidade para seus frequentadores a todas as suas dependências.

Nós moradores queremos que o Poder Público Municipal exijam o cumprimento da total acessibilidade para frequentadores do A.D. são Caetano às custas do próprio clube

Declaração do Secretário Municipal Sr. Gilberto C. Marques justificando a reforma visando a Copa do Mundo não pode ser desculpa para querer utilizar dinheiro público para reforma de estádio erguido em área municipal sob regime de comodato, findo com a nova lei de municipalização.

Reforma de estádios: dinheiro deve vir da iniciativa privada e nunca da Administração Pública, em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para os clubes NÃO MUNICIPALIZADOS: que não haja nenhum tipo de subvenção e que haja uma fiscalização rigorosa para adequação desses clubes para:

- Acessibilidade para frequentadores com mobilidade reduzida

- Reforma para impedir que o ruído das atividades internas tenham impacto negativo aos moradores vizinhos (musica, conversas, etc).

E que durante a Fiscalização não haja a interferência dos “políticos amigos” para dificultar a não regularização.

O dono da casa de Palocci - Vídeo - VEJA.com

O dono da casa de Palocci - Vídeo - VEJA.com




Modus operantis
Primeiro foi o Francelino, caseiro, que teve seu sigilo bancário na Caixa Econômica Federal violado após depoimento à CPI dos Bingos em 17/03/2006.
Agora, foi o comerciário Dayvini Costa Nunes (o LARANJA) residente em Mauá-SP é o dono do apartamento alugado pelo Sr. Antonio Palocci.

Fica a pergunta: Quantos apartamentos, quantas locações, quantos laranjas ainda estão para serem descobertos e denunciados?.

O "aparelhamento político" das instituições governamentais propicia ações delinquentes daqueles de já tem um comportamento venal e/ou desvio de comportamento social.


.

24 de mar. de 2011

Ficha Limpa - 6 contra x 5 a favor

Muitos políticos deverão ser candidatos argumentando que não podem ser privados do direito da presunção da inocência, até condenação em definitivo .


Próximo eleição: aproximadamente 400.000 candidatos.

Comentando o julgamento do Sr. Leonidio Boucas – PMDB MG e que decidiu pelo NÃO à ficha limpa em 2010.

Também é importante lembrar que a decisão não libera as pessoas barradas pelos motivos já existentes na Lei de Inelegibilidades, de 1990, que foi complementada no ano passado pela Lei da Ficha Limpa" (Ministro Ayres Brito).


Principais argumentos defendidos:

1) É que a regra determina que quem é condenado por uma instância judicial colegiada (por exemplo, por um grupo de juízes), já será considerado um Ficha Suja. Não pode disputar a eleição.

2) Só que na Constituição há o princípio da presunção da inocência. Só se pode ser considerado culpado por um crime, condenado em definitivo, quem perder em todas as instâncias possíveis. Ou seja, haveria um conflito entre a Lei da Ficha Limpa e o texto constitucional.

Gilmar Mendes - o pior ministro do STF de acordo com as suas explanações e justificativas em quase todos os processos, além de exercer uma certa influência argumentativa em alguns outros ministros

Relator do processo de Leonidio Bouças – PMDB MG - votou contra, e deu ao Sr. Leonídio Bouças – principio ético e livre de qualquer desvio cometido no passado, para que esse individuo tenha mais 4 anos às custas do dinheiro público, assim como os outros 30 hoje não mais delinquentes, mas cidadãos acima de quaisquer suspeita.

Cezar Peluso - presidente do STF – péssimo em muitas de suas argumentações contra e a favor . Um dos piores presidentes do STF.
O ministro foi o voto contra e sepultou o Ficha Limpa para a eleição de 2010.

Ayres Britto: A explanação mais simples e mais clara do porque votou  a favor -  foi a “voz” do povo brasileiro nesse julgamento, do hoje, ficha limpa “Leonídio Bouças / PMDB MG” . “


Votou pela aplicabilidade imediata da lei. "Candidato é cândido, puro, limpo eticamente. Candidatura é candura, pureza, segundo a boa tradição romana. A Constituição Federal insiste no seu propósito de combater esse principal ponto de fragilidade estrutural de toda a história do Brasil: a corrupção administrativa"


"Esta é uma lei que surgiu para rimar erário com sacrário. Como pode alegar surpresa um secretário (Leonildo Bouças) que foi condenado três vezes antes de chegar aqui?", disse, referindo-se ao caso julgado hoje.

O ministro Ayres Britto ponderou que a Lei Complementar nº 135/2010 é constitucional e decorre da previsão do parágrafo 9º do artigo 14 da CF.


Segundo ele, faz parte dos direitos e garantias individuais do cidadão ter representantes limpos. “Quem não tiver vida pregressa limpa, não pode ter a ousadia de pedir registro de sua candidatura”

Cármen Lúcia: Segura e digna de elogios pelos seus argumentos claros e objetivos, sejam a favor ou contra.
Primeira a favor de validar a lei a se pronunciar, considerou que a Ficha Limpa não alterou a igualdade entre os candidatos em 2010.

Ricardo Lewandowski, apesar de alguns outros julgamentos equivocados, se saiu bem nas suas explicações

O ministro votou a favor da aplicação da lei para o pleito de 2010.


Joaquim Barbosa: Já se percebe no Ministro uma certa impaciência com a falta de objetividade nas argumentações de alguns outros ministros do STF
Defendeu a aplicação da lei na última eleição. "Temos aqui dois dispositivos de natureza e de estatura constitucional: um é o artigo 16, que estabelece a anualidade. Outro estabelece a obrigação de se implantar a moralidade e de se coibir a improbidade administrativa, que todos nós sabemos que é uma das chagas da nossa vida política. Essa é a opção que devemos fazer"


Ellen Gracie: Já se percebe na Ministra uma certa impaciência com a falta de objetividade de alguns outros ministros do STF
A ministra defendeu a validade da Ficha Limpa já nas eleições de 2010. "A inelegibilidade não é nem ato nem fato do processo eleitoral. O sistema de inelegibilidade é uma desqualificação de algumas pessoas que a Constituição Federal atribui, limitando-lhes o exercício do direito de serem votadas"


Celso de Mello: Ministro que quase nunca contraria a maioria. Péssimo.
Considerou que a lei precisa respeitar o princípio da anualidade e votou contra a aplicabilidade em 2010.

Marco Aurélio: Péssimo, horrivel – sem muita objetividade, cheio de rodeios. Um tédio em todos os julgamentos dos quais participa.
Votou contra a lei para 2010 e comentou que o clamor popular não pode ser argumento para que a Ficha Limpa seja aplicada imediatamente.

Luiz Fux e Dias Toffoli – Péssimos, dúbios e essa dupla que dará muito o que falar nos próximos julgamentos.
Renovação infelizmente foi para "pior" tomando-se como exemplos Ministros históricos do STF.

Luiz Fux: Decisivo no julgamento da Ficha Limpa, Fux votou contra a validade da lei para 2010. "A criação de novas inelegibilidades erigidas por uma lei complementar Lei da Ficha Limpa no ano da eleição efetivamente cria regra nova inerente ao processo eleitoral, o que não só é vedado pela Constituição Federal, como pela doutrina e pela jurisprudência da Casa"

Dias Toffoli: Votou contra a aplicação da Ficha Limpa nas eleições do ano passado. "Trazendo a lei o afastamento de determinados cidadãos que até final de maio de 2010 eram aptos a disputar pleito e a partir de junho passam a não ser mais aptos alterou, sim, o processo eleitoral"