Sustentável

Sustentável

2 de out. de 2013

Saúde -Casa da Gestante e Alto Risco e o "economês" continua......


 O "economês" na Saúde resulta numa prestação de serviço que deve ter um parecer do Conselho da Saúde.

Até que ponto os bebes de alto risco estão 100%  seguros (contágios) em atendimento no Pronto Socorro Municipal?

Quem garante, por escrito, essa segurança ou melhor, esse "economês" na saúde de bebes de alto risco?





Prezados Senhores e Senhora
prefeitura@saocaetanodosul.sp.gov.br, lucia.dalmas@saocaetanodosul.sp.gov.br,  
josexavier@camarascs.sp.gov.br,  sidaodapadaria@camarascs.sp.gov.br, betovidoski@camarascs.sp.gov.br, piomielo@camarascs.sp.gov.br,  paulobottura@camarascs.sp.gov.br, jorgesalgado@camarascs.sp.gov.br, secretariasaude@saocaetanodosul.sp.gov.br,chefegabinete@saocaetanodosul.sp.gov.br



Independente da ambição legítima de todos acima, seja em influenciar mais de perto a ADM, seja em ser o novo presidente da Câmara, seja o corporativismo médico,  seja em fortalecer seu partido na cidade, seja alcançar seus objetivos na eleição de 2014, mais as vaidades e/ou melindres (compreensíveis) que possam estar influenciando as atividades dos acima relacionados.

Como se responsabilizam, eleitos que foram para prestar e fiscalizar os serviços municipais, não com excelência, mas uma prestação na saúde  com qualidade regular?
 

Não tive e não tenho participação na ADM,  sou munícipe e não aceitando como a Saúde está sendo gerenciada em S.C.Sul-SP.

Até dezembro de 2012 a Saúde em S.C.Sul se não era a ideal,  tinha regularidade mínima para os serviços médicos.

O Conselho de Saúde de S.C.Sul é ignorado, não fiscaliza porque não tem abertura para acompanhar receitas e despesas, e vemos hoje mais uma notícia que nos desagrada, pelos esforços do Governo Federal em querer que brasileiros tenham uma melhor qualidade.

Otimizar serviços, cortar em 100% o nepotismo praticado, fazer vistas grossas a um mau comportamento do amigo encaixado no serviço público por vias indiretas (Q.I.) agora praticar o "economês" para baratear custos imprescindíveis, é ser irresponsável.



E começa cedo nessa ADM a  má qualidade ambulatorial, onde me chamou atenção para 3 pontos:

1)   Tirar o atendimento "Exclusivo de bebes de alto risco" e colocar junto com o Ambulatório de Pronto Socorro Municipal.(?)

Apesar de haver uma divisão entre os atendimentos mas as recepções são as mesmas.

Ter uma divisão/cortina/vidro  não se entenda por barreira microbiológica.

Foge à minha compreensão esse "economês" :  bebes com sérios problemas e riscos ficarem no mesmo ambiente (sem barreiras) com pessoas que estão em tratamento e/ou doenças contagiosas, ou até mesmo um simples resfriado.

2)   “Havia atendimentos em um ambulatório de nutrição e no pronto-socorro de amamentação. Foram fechados por falta de profissionais. Quanto ao Banco de Leite Humano, a unidade deixou de aceitar doações devido à falta de espaço para armazenamento”, disse Adriana Miranda Migliorini, uma das mães. "

Pergunta:   Banco de leite humano - até onde vai a "tacanheza"  humana?



3)  Para Adriana, o problema se agravou na última semana, quando duas médicas que faziam a coordenação da UTI Neonatal e da Casa da Gestante pediram demissão alegando assédio moral. “Essas profissionais levaram dez anos para estruturar esse serviço."”assédio moral. “Essas profissionais levaram dez anos para estruturar esse serviço.”




Assédio Moral : inúmeras são as denúncias na midia local,  daqueles que ao discordarem de algumas ações equivocadas, ou são encostados em alguma diretoria e permanecem "engessados" ou, outros com melhor possibilidade pedem dimensão, como foi o caso das 2 doutoras médicas idealistas em proporcionar uma melhor qualidade de vida desde a gestação.
 Tal procedimento, coisa da pequenez humana em não aceitar opiniões contrárias.

Ou constranger usuários municipes em reunião pública,  como constatei nas  reuniões públicas do Conselho da Saúde.  Péssimo exemplo.





DENÚNCIA:

Grupo Mães da Neo reivindica melhor atendimento a recém-nascidos e gestantes na cidade

O grupo Mães da Neo protestou nesta segunda-feira (30/09) na frente do complexo hospitalar Márcia e Maria Braido, em São Caetano, para reivindicar melhor atendimento a recém-nascidos e gestantes. As unidades têm atendimentos direcionados à saúde da mulher e mantêm a Casa da Gestante e Alto Risco, voltada a bebês prematuros.

Com cartazes, o grupo reivindicou a reabertura do banco de leite humano e a ampliação do horário de atendimento da Casa da Gestante e Alto Risco, que, de acordo com uma das representantes, era 24 horas e neste ano passou a ser de segunda a sexta-feira.

“Havia atendimentos em um ambulatório de nutrição e no pronto-socorro de amamentação. Foram fechados por falta de profissionais. Quanto ao Banco de Leite Humano, a unidade deixou de aceitar doações devido à falta de espaço para armazenamento”, disse Adriana Miranda Migliorini, uma das mães.

Para Adriana, o problema se agravou na última semana, quando duas médicas que faziam a coordenação da UTI Neonatal e da Casa da Gestante pediram demissão alegando assédio moral. “Essas profissionais levaram dez anos para estruturar esse serviço.”

A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Caetano informou que, desde fevereiro, a Casa da Gestante funciona no Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini e que a mudança foi motivada porque o equipamento estava ocioso e para aproveitar melhor os espaços do hospital.

Ainda de acordo com a assessoria, o novo espaço está preparado para receber gestantes que enfrentam gravidez de risco ou partos prematuros.

Quanto à saída das médicas, a assessoria informou que as duas profissionais solicitaram a demissão à Prefeitura. A administração acatou o pedido e substituiu as médicas."  
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=54062




Obrigado ´pela atenção

Vera Botteon 
Semeando ações cidadãs na esperança de que brotem!