Sustentável

Sustentável

21 de jun. de 2013

Dívida de S.C.Sul - R$ 264 milhões - ficção ou realidade?

A dívida que o atual Prefeito Sr. Paulo Nunes Pinheiro declara que herdou 264,5 milhões é ficção ou realidade?.

Quem vai pagar a conta?.
Como o Sr. Paulo Nunes Pinheiro, Prefeito, declara aos quatro cantos a penúria financeira de São Caetano - quanto vai custar e quem vai pagar o Show de Claudia Leite - "megaevento" o primeiro do Governo Paulo Pinheiro como assim anuncia o Sr. Wilson Cabloco (presidente da Comissão de Festejos) no Jornal ABC Reporter (atual jornal que publica os atos oficiais municipais a partir de jan/2013).


DÍVIDA : FICÇÃO OU REALIDADE?.

O Legislativo eleito (19 vereadores **) não se dispôs a comprovar a denúncia, qual a razão?




As últimas décadas e em 2013 constatamos que o vereadores continuam não exercendo o seu papel de Fiscalizador do Orçamento Municipal.

E a raiz dessa ideologia de “enterrar a cabeça” e não querer enxergar é a lei que dá àquele que está Prefeito o direito de mexer (100%) no orçamento municipal do jeito que bem entender .


DÍVIDA DA PREFEITURA DE S.C.SUL - R$ 264,5 milhões deixado pela antiga administração, segundo o novo prefeito Paulo Pinheiro.

E o "beija mão" continua em 2013 quando Prefeito Sr. Paulo Pinheiro engessa os 19 vereadores da cidade de São Caetano do Sul, e não se fala mais sobre o total da dívida /rombo no orçamento municipal deixado pela administração anterior.


E por outro lado constatamos em cargos estratégicos, os “pilares”, homens de confiança do Prefeito Paulo Pinheiro:

Prefeito Sr. Paulo Nunes Pinheiro e
Secretário da Saúde Sr. Sallum Kalil Neto

Prefeito Sr. Paulo Nunes Pinheiro e
Secretário de Governo Sr. Marco Antonio Santos Silva

O Sr. Paulo Pinheiro diante da situação financeira que encontrou PROMETEU ENXUGAR A MÁQUINA.

"O excedente irá sair, sem prejudicar os serviços à população", garantiu. Questionada ontem, a Prefeitura de São Caetano não informou o valor da dívida.
http://www.destakjornal.com.br/noticias/abc/divida-deve-ultrapassar-r-200-mi-diz-secretario-172161/.

 Apesar de declarar que: determinou o corte de 30% nos gastos de todas as secretarias do governo e tirou as gratificações de funcionários comissionados.

Assim como Prefeitos anteriores o Sr. Paulo Pinheiro não conseguiu barrar a partir do primeiro escalão o“famigerado” Q.I O comissionamento continua, vale qualquer“apadrinhamento” para ser encaixado no serviço público: Secretarias, Autarquias e Fundações contradizendo a PROMESSA DE ENXUGAR A MÁQUINA.

Como os vereadores NÃO TIVERAM A DISPOSIÇÃO DE CONFIRMAR OS VALORES E/OU INCONFORMIDADES E/OU ERROS NO VALOR TOTAL DA DÍVIDA DE SÃO CAETANO DO SUL, temos que nos valer dos valores apresentados pelo Prefeito Sr. Paulo Pinheiro, como sendo verdadeiros.
 
 
- Secretaria da Saúde (Sesaud) - Dívida :  73 milhões.
- Fundação ABC - Dívida: R$ 42 milhões.
- TB Serviços (faz de tudo um pouco em São Caetano do Sul): Dívida: R$ 88 milhões




QUEM É O SR. SALLUM KALIL NETO?
Atual Secretário da Saúde está há vinte anos (20) está na gestão pública de São Caetano do Sul, independente de quem está Prefeito.

Não é técnico da área da saúde. É empresário do setor de transportes e até dez/2012 presidente do Sindicato Patronal das empresas de transporte de carga do ABC com sede em São Caetano do Sul.
Iniciou carreira pública na primeira gestão do prefeito Luiz Tortorello (1989 a 1992), quando foi diretor de Trânsito e Vias Públicas.

Ocupou o mesmo cargo do governo Antônio José Dall'Anese (1993-1996).

Na segunda administração de Tortorello (1997-2000) foi comandante da GCM (Guarda Civil Municipal). (para os moradores - Péssimo).

Já no primeiro governo de José Auricchio Júnior, em 2005, foi também comandante da GCM (para os moradores - Sinistro)

Participou da implantação do Atende Fácil (espécie de Poupatempo municipal).

Posteriormente foi diretor-presidente do Fumusa (Fundo Municipal de Saúde).

Declara que tem experiência hospitalar (ocupou por 2 anos a diretoria administrativa do Complexo Hospitalar).

E ao ser questionado sobre as metas, Kalil Neto promete humanizar a saúde, e tornar o atendimento público mais ágil, de forma que não haja mais filas de espera.
"Partiremos da premissa de fazermos para as pessoas o que queremos que façam para nós", finalizou.

 

QUEM É MARCO ANTONIO SANTOS SILVA ?
Diretor Presidente do Grupo IBRAM (projetos, fabricação e instalação de móveis para laboratórios e construção).
Vice diretor do IMES , atual USCS (1989 a 1992)
Diretor do IMES e após, na USCS (1993 a 2008)

Além das denúncias de irregularidades e /ou inconformidades, durante as suas gestões o ex-IMES e atual USCS deixou de ser referência nacional nos cursos oferecidos. Péssimo.

http://noticias.r7.com/videos/secretario-de-sao-caetano-do-sul-sp-e-investigado-por-desvio-de-dinheiro-publico/idmedia/51c24d1b0cf20a3d85010cdb.html


Curador e vice presidente indicado e futuro presidente (2014) da FUNDAÇÃO ABC indicado pelo Sr. Paulo Pinheiro, o Sr. Marco Antonio Santos Silva é o atual negociador junto com o Secretário da Saúde Sr. Sallum Kalil Neto que declaram ser a dívida de 42 milhões.
.

VALOR NÃO BATE

O Vereador Sr. José Roberto Xavier , o Dr. Xavier ( PMDB ) que é o representante da Câmara de São Caetano do Sul no conselho curador da Fundação ABC disse durante audiência pública da saúde que a divida da prefeitura era de R$ 28 milhões, já a prefeitura em seus documentos oficiais aponta um valor de R$ 42 milhões.

EM 2010 (14/jan) FUABC passa gerir complexo hospitalar de S. Caetano. São 3 hospitais públicos e orçamento de R$ 65 milhões. 
 
Três novos hospitais públicos passam a integrar a rede FUABC. O Complexo Hospitalar de São Caetano -- que reúne o Albert Sabin (emergências), Márcia Braido (materno-infantil) e Maria Braido (geral) – são agora centros com gestão plena da FUABC-FMABC, conforme contrato assinado pelo prefeito José Auricchio Júnior e o presidente dr. Marco Antonio Espósito. Ambos destacaram as vantagens do convênio ao possibilitar mais transparência, modernidade e agilidade ao sistema municipal de saúde.


FUNDABC - Balanço social 2010/2011



(**) VEREADORES ELEITOS QUE SILENCIARAM PERANTE A DENUNCIA DE ROMBO NO ORÇAMENTO MUNICIPAL PELO ATUAL PREFEITO SR. PAULO NUNES ´PINHEIRO.



 

19 de jun. de 2013

Quem se habilita abrir a caixa de pandora (custo do transporte público)?

Nesses dois últimos meses constatamos muitas declarações públicas seja do Prefeito Sr. Paulo Nunes Pinheiro como também pelas inserções colocadas no jornal ABC Reporter (jornal que por concorrência pública passou a publicar atos oficiais de S.C.Sul) que,  para quem utiliza o transporte público são prá lá de ufanistas.
 
Pela ADM S.C.Sul já em 2011 ao constatarmos que os Bairros Prosperidade e Fundação não estavam integrados ao sistema municipal a partir do folheto de marketing cantado em verso e prosa pelo  vereador Sr. Fabio Palacio - PR (**)  na Câmara (até com reivindicação oficial para se reimprimisse mais algumas centenas)  reivindicamos oficialmente a inclusão (set/2011) e aproveitamos para denunciar  a má qualidade do transporte coletivo municipal e as irregularidades / falta de fiscalização aos ônibus intermunicipais, sugestões para que houvesse revisão do sistema viário municipal que, não se explica, 9 linhas municipais, algumas insuficientes  para atender aos moradores da cidade e outras hiperdimensionadas x número de usuários atendidos.
 
Totalizando  (pode ser que hoje, junho/2013,   esse número tenha se alterado):
09 linhas municipais
30 linhas intermunicipais tem  ponto fixo (inicio/final) em São Caetano do Sul
08 cruzam a cidade de São Caetano do Sul
 
Sugestão aos 19 vereadores de São Caetano do Sul, que não tiveram a VONTADE POLÍTICA de querer comprovar as as denúncias do Sr. Paulo Nunes Pinheiro que hoje está prefeito sobre o total da dívida deixada pelo prefeito anterior Sr. José Auricchio Junior:
 
Comissão formada por técnicos e  pelos vereadores mais interessados, que constatamos a partir  dos marketings inseridos no Jornal ABC Reporter onde se colocam como  preocupadíssimos com a Mobilidade Urbana e o transporte público a se debruçar  com VONTADE LEGISLATIVA e rever o sistema viário da cidade e propor ações concretas para:
 
-  otimizar os percursos
 
-  normatizar em que condições devem estar os veículos colocados à disposição dos usuários (higienização, acessibilidade, intervalos).
 
-  reler o contrato de prestação de serviço para constatar se, NÃO HÁ INCONFORMIDADES E ERROS.
 
- PLANILHA DE CUSTOS/PREÇOS PRATICADOS  constatar se não há inconformidades e/ou erros, por exemplo: demonstrações dos balanços e Dres  (demonstrações do Resultado do Exercício) que são apresentadas ao governo para elaboração das planilhas que vão gerar as tarifas aos usuários.
 
Obs. se tais demonstrações e Dres fossem apresentadas para empréstimo bancário algumas empresas não teriam condições de pegar empréstimo.
 
Algumas situações contábeis que favorecem TARIFA COM INCONFORMIDADE E/OU ERROS:
 
Quanto ao Ativo Imobilizado  (frota de ônibus/propriedades)  - muito baixo?
 
Patrimônio líquido (acumulam prejuizos por anos consecutivos que superam o capital social)  -  negativo?
 
Receitas -muito baixas perante as despesa nos Dres?
 
Passivo maior que o Ativo?  (o ativo tem de ser igual ao passivo + patrimônio líquido)
 
ESPERTEZA E/OU "PULO DO GATO" quando:
 
Ativo Imobilizado não é declarado nesses balanços. 
 
Parte da frota está em nome dos sócios/proprietários (e/ou outros "laranjas")
 
Parte da frota comprada em nome da empresa e logo revendida para terceiros (sócios/proprietários) em seguida à celebração do contrato.
 
Terrenos das garagens tem como proprietário os sócios/proprietários (não aparece nos balanços) - vantagem : estipular aluguel para o balanço (não é ilegal) e como propriedade dos sócios/proprietários dá respaldo para futuros créditos.
 
não pagar encargos trabalhistas (quanto maior a dívida melhor) porque caso apareça uma renegociação - favorece para aumentar o Exigível a Longo Prazo.
 
Para fins bancários ao  consolidar o patrimônio dos sócios/proprietários com o das empresas a análise indica que as empresas dão lucro.
 
Na certeza de que empresas de transporte urbano não apoiaram financeiramente nenhum dos eleitos a TRANSPARÊNCIA EXIGE A ABERTURA DAS PLANILHAS DE CUSTOS, porque na verdade não são os R$ 0,20 ou R$ 0,10, mas sim a indignação de ver decisões de interesse público dominadas por pequenos grupos privados.
 
Melhor gestão no sistema viário implica em melhorar a Mobilidade Urbana e por consequência a qualidade de vida de nós  moradores de São Caetano do Sul. 
 
  
 
 
 
(**)