2016 / NOV
Reflexão:
Auricchio foi eleito muito mais pela sua história do que pela condição partidária.
Essa aprovação a partir da vitória nas urnas lhe dá a oportunidade de realizar gestão administrativa com qualidade.
Uma gestão administrativa também se faz com equipe administrativa e operacional com qualidade e aí temos uma encruzilhada.
COMISSIONADOS - A cada nova administração chegam a São Caetano do Sul os tais funcionários satélites (*) para se colocar à disposição para ocupar cargos públicos a cada 4 anos.
(*) satélites porque orbitam ao redor de figuras públicas, ora estão em Brasília, outras prefeituras, outras câmaras legislativas.
Otmizar a administração - hoje somos 149.162 habitantes, numa área de 15 km distribuídos em 15 bairros.
A ADM PAULO PINHEIRO termina sua gestão com 4.000 funcionários concursados e 4.800 comissionados (números aproximados).
Cansamos de ver comissionados zanzando pela rua Pará, Rua Visconde de Inhaúma, Rua Antonio Bento, Rua Perrela, Praça Arcoverde, entre outras ruas da cidade.
E a partir de janeiro de 2017? Muda?
2013 - no mesmo ano que PAULO PINHEIRO era eleito São Caetano do Sul também foi destaque em publicação da ONU - Pnud onde pela terceira vez (estudo 1991/2000/2010) foi considerada a cidade de maior índice de desenvolvimento humano (idh) do Brasil = 0,862.
Propostas de governo: manter os índices de idh, ações de renovação, gestão transparente, enxugamento da máquina, diminuição de secretarias.
SAUDE: De acordo com as próprias palavras do ex-Prefeito em entrevista vai deixar a herança de demanda de exames se não for igual, estará maior?
CND - Certidão de débitos relativos a créditos tributários federais e à dívida ativa da união - estava vencida em 2012 estará regular para o novo Governo?
ENTREVISTA PAULO PINHEIRO julho/2013
https://www.youtube.com/watch?v=hq57te_3Lu8
2016 - ADM PAULO PINHEIRO - Infelizmente as propostas não foram cumpridas na sua totalidade.
2016 - AURICCHIO É ELEITO.
Vamos iniciar pela COMUNICAÇÃO.
2013 - Uma das primeiras concorrências da ADM PAULO PINHEIRO foi licitação para publicações municipais e firmado contrato emergencial de comunicação.
Opinião- causou estranheza as empresas ganhadoras. Muita sorte?
2017 - COMUNICAÇÃO ??? - fica a dica: nada de dar "exclusiva" a jornalista.
Importante reunir vários veículos de comunicação de forma republicana.
Muitos se destacaram nessa eleição com comentários tendenciosos.
Péssimo na disputa eleitoral de 2016 porque em muitos momentos o jornalismo não foi imparcial, quando sua missão é informar, privando essas informações de juízos particulares que intentam a manipulação dos indivíduos.
Servil: qual é a imparcialidade quando parentes tem cargo público na gestão e/ou se garantem com as verbas publicitárias municipais?
COMUNICAÇÃO DIRETA: o Prefeito AURICCHIO declarou que irá manter comunicação direta com os munícipes pelo FACEBOOK.
Meu entendimento: importante até para mensurar como seus secretários estão desenvolvimento as ações municipais de forma mais barata e resposta imediata do que publicações marqueteiras em jornais locais e regionais
INTERESSES COLETIVOS - E fica a pergunta dos munícipes: será que veremos o PREFEITO JOSÉ AURICCHIO JUNIOR no exercício do cargo com desempenho compromissado com seus interesses pessoais e não republicanos, que tantos males causam a sociedade como acontece em muitas cidades brasileiras e como constatamos na legislatura 2013-2016?
Será que constataremos em 2017 e anos seguintes?
CORRUPÇÃO X COMPORTAMENTO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL
Qual será o comportamento administrativo AURICCHIO no combate aos desvios de recursos públicos?
É preciso mudar comportamentos ou seja, em vez de procurar cumprir suas promessas eleitorais em benefício da população, quando um corrupto é eleito, usa essas mesmas promessas para empregar amigos e parentes, para favorecer aqueles que colaboraram com suas campanhas ou para privilegiar alguns comerciantes “amigos” em detrimento de outros.
Grande parte do orçamento do município é orientada em proveito do restrito grupo que assume o poder e passa a se beneficiar do orçamento da cidade.
O combate às numerosas modalidades de desvio de recursos públicos deve, portanto, constituir-se em compromisso de todos os cidadãos e grupos organizados que almejem construir uma sociedade mais justa e equilibrada.
Grande parte do orçamento do município é orientada em proveito do restrito grupo que assume o poder e passa a se beneficiar do orçamento da cidade.
O combate às numerosas modalidades de desvio de recursos públicos deve, portanto, constituir-se em compromisso de todos os cidadãos e grupos organizados que almejem construir uma sociedade mais justa e equilibrada.
A corrupção também utiliza empresas legalmente constituídas e com funcionamento normal.
Com o conluio dos administradores públicos cúmplices do “esquema”, tais empresas vendem ao município produtos e serviços superfaturados, ou recebem na contra-apresentação de notas que discriminam serviços não executados e produtos não entregues.
Tais fornecedoras ou prestadoras de serviço agem mediante acordo preestabelecido com o Prefeito e/ou seus assessores.
As empresas emitem notas fiscais e a Prefeitura segue todos os trâmites administrativos de uma compra normal.
Quando é necessária uma licitação, monta-se todo o procedimento de forma a dirigir o certame para uma empresa “amiga”, dificultando ou impedindo a participação de outras.
Aproveitando, sugestões de determinações (canetadas cidadãs) administrativas, já em janeiro/2017:
- fica determinado que em 2017 o remanejamento de verbas do orçamento - exercício 2018 será de 30% (máximo).
- fica determinado: não haverá contratações de comissionados direta ou indiretamente pelas terceirizadas prestadoras de serviço.
- fica determinado: revisão de todos os contratos: EMPARSANCO, FUNDAÇÃO ABC e demais contratos de serviços prestados e de alugueis de equipamentos, veículos para São Caetano do Sul.
- fica determinado: corte de 25% de despesas municipais.
- fica determinado: congelamento dos contratos de publicidade por 2 anos.
Então fica determinado? Sim? Não? Por que?
Mais que debate para elaboração de programa de governo algumas perguntas pertinentes:
Quais serão as atitudes políticas e imprescindíveis para quebrar o circulo vicioso, cristalizado:
- Comportamento administrativo ADM, AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES:
contratação de funcionários fantasmas.
contratação de comissionados salvo secretários municipais.
contratação de funcionários utilizando-se terceirizadas.
- Orçamento público - 2017
limitar a 20% o remanejamento de verbas públicas mesmo que a "canetada" do ex prefeito tenha sido 100%.
limitar a propaganda municipal pelo período de 36 meses (mínimo) .
- Contratos - Auditoria - preços x materiais e/ou serviços
Saude, inclusive contratação terceirizadas.
Farmacia, inclusive a prática de amostras gratis x fornecedor municipal
Educação,
Merenda Escolar,
Segurança.
Não me convenceu resposta de aliado que os contratos "serão mantidos" e ao vencerem serão objeto de novas licitações.
- Mutirões de Saúde - prática da ADM PAULO PINHEIRO constante que, se diminuiu as filas nos ambulatórios, atendidos 40.000 usuários (?), por outro lado, a demanda de exames causou e está causando uma demora desumana em alguns casos, principalmente àqueles sofreram intervenções cirúrgicas.
O economez , se favoreceu os prestadores de serviços médicos, não compensou em qualidade aos munícipes da cidade.
- Contratos e concursos públicos:
Mudança administrativa para eliminar de vez práticas venais e inconformidades de normatizações:
combater a prática de aditivos que na maioria visam "beliscar" verbas públicas com aparência legal.
elaboração de editais de licitações públicas.
dar conhecimento público dos editais de licitações independente do cadastramento como fornecedores.
comissão julgadora de licitações
concursos públicos com lisura e sem apadrinhamento antes dos resultados.
- Dar conhecimento de todas as ações administrativas.
Agosto 2016
será pro ativo?
será um colaborador atuante? por exemplo junto à Secretaria de Planejamento e Gestão aproveitando sua experiência administrativa?
Opinião: a eleição foi mérito dos governos anteriores de AURICCHIO e muito menos por escolha partidária, então BETO VIDOKI terá 4 anos para mostrar suas atitudes políticas e convencer que a escolha do vice foi acertada e trará, de fato, qualidade à gestão municipal.