NÃO DEVEMOS CONFUNDIR HUMANIZAÇÃO COM ASSISTENCIALISMO
Mario Chekin , Secretário da
Saúde de S.C.Sul
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CONSELHO
MUNICIPAL DE SAÚDE
A participação comunitária, através dos Conselhos
Municipais e Estaduais de Saúde, tem um papel importante: conferir maior
visibilidade às decisões dos gestores.
A criação de conselhos gestores em todos os
serviços de saúde integrantes do SUS amplia o controle e a participação social.
IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE
A baixa qualidade dos serviços acaba
sobrecarregando o sistema, isso porque se o profissional tem dificuldades na
realização de seu trabalho, o usuário fica insatisfeito com o atendimento e o
gestor não consegue ter uma boa comunicação e interação com outras instâncias,
os encaminhamentos são desorganizados e geram um número considerável de
consultas, exames complementares e internações adicionais. Boa parte das
demandas dos pacientes poderia ser resolvida em um primeiro atendimento, se
houvesse um bom sistema de comunicação e um bom relacionamento profissional -
usuário.
A
Política de Humanização da Assistência à Saúde aponta diferentes
parâmetros para a humanização da assistência hospitalar em três grandes áreas:
- Acolhimento e atendimento dos usuários.
- Trabalho dos profissionais.
- Lógicas de gestão e gerência.
A Politica
de Humanização tem que se predispor a criar uma nova cultura de
humanização, que valoriza as ações humanizadas já desenvolvidas, criando uma
filosofia organizacional que promova a conjugação cotidiana do verbo humanizar.
Uma cultura de humanização necessita tempo para ser
construída, impõe a participação de todos os atores do sistema, determina a
ruptura de paradigmas.
Humanizar é verbo pessoal e intransferível, porque que ninguém
pode ser humano em nosso lugar.
HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE:
ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS
Condições de acesso e presteza dos serviços:
- Sistema de marcação de consultas
- Tempo de espera para atendimento
- Acesso de acompanhantes e visitas
- Sistema de internação
- Sistema de marcação, realização e resultados de exames.
Qualidade das instalações,
equipamentos e condições ambientais:
- Adequação/criação de áreas de espera
- Sinalização das áreas e serviços
- Instalações físicas e aparência
- Equipamentos
- Refeições
- Meios para efetivação de queixas e sugestões
- Espaço de recreação e convivência dos pacientes
- Clareza das informações oferecidas aos usuários
- Identificação dos profissionais
- Informações aos familiares sobre o atendimento do usuário
- Informações sobre prevenção de doenças e educação em saúde
- Informações sobre outros serviços de saúde e serviços sociais disponíveis na comunidade
Qualidade da relação entre usuários e profissionais:
- Eficiência, gentileza, interesse e atenção
- Compreensão das necessidades dos usuários
- Informações, aos usuários, sobre o diagnóstico, tratamento e encaminhamento
- Privacidade no atendimento
HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: TRABALHO DOS
PROFISSIONAIS
Gestão e participação dos profissionais:
- Oportunidades de discussão da qualidade dos serviços prestados
- Oportunidades de discussão das dificuldades na execução do trabalho de atendimento aos usuários
- Manutenção de mecanismos de coleta de sugestões para a melhoria do trabalho
- Oportunidades de reconhecimento e resolução de conflitos e divergências
- Aplicação sistemática de normas de trabalho
- Condições de trabalho na instituição:
- Áreas de conforto
- Segurança / Higiene
- Equipamentos e materiais
Condições de apoio aos profissionais:
- Transporte, estacionamento e condições de acesso
- Refeitório
- Área de descanso e convivência
- Atividades recreativas e/ou sociais
- Programas de atendimento às necessidades psicossociais dos profissionais
- Cursos ou treinamentos para aprimoramento profissional
- Cursos ou treinamentos para melhoria da relação com os usuários
Qualidade da comunicação entre os profissionais:
- Canais de informação e resolução de problemas e necessidades
- Canais de informações oficiais da administração
- Canais de informação e comunicação interna sobre programas e atividades
Relacionamento interpessoal no trabalho:
- Confiança
- Integração grupal
- Cooperação
Valorização do trabalho e motivação profissional:
- Respeito
- Reconhecimento
- Motivação
- Realização
- Satisfação