Sustentável

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15 de fev. de 2014

HUMANIZAÇÃO NA SAUDE x ASSISTENCIALISMO



NÃO DEVEMOS CONFUNDIR HUMANIZAÇÃO COM ASSISTENCIALISMO
 



Mario Chekin , Secretário da Saúde de S.C.Sul




CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
A participação comunitária, através dos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, tem um papel importante: conferir maior visibilidade às decisões dos gestores.
A criação de conselhos gestores em todos os serviços de saúde integrantes do SUS amplia o controle e a participação social.


IMPORTÂNCIA   DA HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE
A baixa qualidade dos serviços acaba sobrecarregando o sistema, isso porque se o profissional tem dificuldades na realização de seu trabalho, o usuário fica insatisfeito com o atendimento e o gestor não consegue ter uma boa comunicação e interação com outras instâncias, os encaminhamentos são desorganizados e geram um número considerável de consultas, exames complementares e internações adicionais. Boa parte das demandas dos pacientes poderia ser resolvida em um primeiro atendimento, se houvesse um bom sistema de comunicação e um bom relacionamento profissional - usuário.


A  Política de Humanização da Assistência à Saúde aponta diferentes parâmetros para a humanização da assistência hospitalar em três grandes áreas:
  • Acolhimento e atendimento dos usuários.
  • Trabalho dos profissionais.
  • Lógicas de gestão e gerência. 


A Politica de Humanização tem que se predispor a criar uma nova cultura de humanização, que valoriza as ações humanizadas já desenvolvidas, criando uma filosofia organizacional que promova a conjugação cotidiana do verbo humanizar.
Uma cultura de humanização necessita tempo para ser construída, impõe a participação de todos os atores do sistema, determina a ruptura de paradigmas.

Humanizar é verbo pessoal e intransferível, porque  que ninguém pode ser humano em nosso lugar. 



HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE:  ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS


Condições de acesso e presteza dos serviços:
  • Sistema de marcação de consultas
  • Tempo de espera para atendimento
  • Acesso de acompanhantes e visitas
  • Sistema de internação
  • Sistema de marcação, realização e resultados de exames.

Qualidade das instalações,  equipamentos e condições ambientais:
  • Adequação/criação de áreas de espera 
  • Sinalização das áreas e serviços 
  • Instalações físicas e aparência 
  • Equipamentos 
  • Refeições 
  • Meios para efetivação de queixas e sugestões 
  • Espaço de recreação e convivência dos pacientes 
  • Clareza das informações oferecidas aos usuários 
  • Identificação dos profissionais 
  • Informações aos familiares sobre o atendimento do usuário 
  • Informações sobre prevenção de doenças e educação em saúde 
  • Informações sobre outros serviços de saúde e serviços sociais disponíveis na comunidade

Qualidade da relação entre usuários e profissionais:
  •  Eficiência, gentileza, interesse e atenção 
  • Compreensão das necessidades dos usuários 
  • Informações, aos usuários, sobre o diagnóstico, tratamento e encaminhamento 
  • Privacidade no atendimento



HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE:  TRABALHO DOS PROFISSIONAIS

Gestão e participação dos profissionais:
  • Oportunidades de discussão da qualidade dos serviços prestados
  • Oportunidades de discussão das dificuldades na execução do trabalho de atendimento aos usuários
  • Manutenção de mecanismos de coleta de sugestões para a melhoria do trabalho
  • Oportunidades de reconhecimento e resolução de conflitos e divergências
  • Aplicação sistemática de normas de trabalho
  • Condições de trabalho na instituição:
  • Áreas de conforto
  • Segurança / Higiene
  • Equipamentos e materiais

 Condições de apoio aos profissionais:
  • Transporte, estacionamento e condições de acesso
  • Refeitório
  • Área de descanso e convivência
  • Atividades recreativas e/ou sociais
  • Programas de atendimento às necessidades psicossociais dos profissionais
  • Cursos ou treinamentos para aprimoramento profissional
  • Cursos ou treinamentos para melhoria da relação com os usuários

Qualidade da comunicação entre os profissionais:
  • Canais de informação e resolução de problemas e necessidades
  • Canais de informações oficiais da administração
  • Canais de informação e comunicação interna sobre programas e atividades

Relacionamento interpessoal no trabalho:
  • Confiança
  • Integração grupal
  • Cooperação

Valorização do trabalho e motivação profissional:
  • Respeito
  • Reconhecimento
  • Motivação
  • Realização
  • Satisfação