Sustentável

Sustentável

24 de fev. de 2012

Enchentes - B. Fundação: verdades e demagogias eleitoreiras.

Recebemos hoje o informativo  Pioneiro (fevereiro/2012) do Circulo Socio Cultural do Bairro Fundação (mais uma associação de bairro) onde há várias matérias, algumas defasadas por ações preventivas graças às denúncias ao Ministério Público de S.C.Sul e outras que merecem nossa atenção, independente de ter o Cidão do Sindicato - PDT  (pré  candidato em 2012) como centro de várias manchetes.

Primeira manchete:  Prefeitura recebe oficio que pede obra contra enchentes
Pedido de moradores á Prefeitura para obras de desassoreamento do Rio Tamanduatei e a construção de piscinões.

O Movimento Reunião de Vizinhos (desde 2005)  esteve representado quando da criação do NUDEC Bairro da Fundação e desde a criação até a presente data vem solicitando informações referentes quais ações preventivas foram estabelecidas para minimizar o efeito de chuvas no Bairro.

Que diz a lei:

Municípios

a) Criar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), via lei municipal, como Unidade Gestora de Orçamento (UO), órgão da estrutura administrativa do município.
b) Inscrever a Comdec no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, visando a obter CNPJ próprio, vinculado ao CNPJ do município.
http://www.defesacivil.gov.br/cpdc/Cartilha_Defesa_Civil.pdf

Recursos
Como é no município que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente demora a chegar, é importante que a comunidade e o Governo Municipal estejam conscientes da necessidade de um órgão governamental e de associações comunitárias que visem à segurança da coletividade.
Neste contexto, é de suma importância à criação de um órgão responsável pela proteção global da população, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC ou órgão similar, sendo de competência do Poder Executivo Municipal incentivar a sua criação e implantação no município.
É necessário que a população esteja organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como fazer, pois somente, assim, a comunidade poderá prevenir e dar resposta eficiente aos desastres. Portanto, para se conseguir um resultado eficaz é necessário unir as forças da sociedade por intermédio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC e de Núcleos Comunitários de Defesa Civil – NUDEC.
As ações mais importantes a serem desenvolvidas pela COMDEC são as preventivas que tem por objetivo evitar que o desastre ocorra. Portanto, são realizadas antes do desastre, no período de normalidade. É também, na normalidade, que a comunidade deve preparar-se para enfrentar a ocorrência do desastre, pois se as pessoas estiverem preparadas, sofrerão muito menos danos e prejuízos.
http://www.defesacivil.sp.gov.br/v2010/portal_defesacivil/conteudo/documentos/apostila_comdec.pdf

Como é usual: silêncio dos representantes da Defesa Civil com relação ao NUDEC B.Fundação.


Por que da nossa indagação?
Foi só para obtenção do cartão para obtenção de recursos? e continuar do jeito que está?
Para que as enchentes continuem sendo objeto de marketing eleitoreiro de paraquedistas a cargos públicos?

Responsabilidade Municipal: limpeza de bueiros e galerias que não são inspecionados e não são limpos:

Exemplos:
Rua Herculano de Freitas x Rua Rio Branco (dois bueiros um arrebentado e outro lacrado)
Rua Maximiliano Lorenzini x Rua Mariano Pamplona (o serviço foi inadequado porque continua entupido)

Desassoreamento do Rio Tamanduatei é de responsabilidade do Governo Estadual  através do DAEE

Piscinões: pela irresponsabilidade das Prefeituras Municipais  (Diadema, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Osasco, Embu das Artes)  que não honraram o acordo, ou seja, o Estado construiriam os piscinões e as Prefeituras assumiriam  a manutenção, operação e vigilância.
Conclusão:  o Governo do Estado através do DAEE teve que assumir o trabalho em favor da população, que era de responsabilidade municipal.

http://www.daee.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=550:limpeza-dos-piscinoes-maquinas-comecam-a-trabalhar-no-abc&catid=48:noticias&Itemid=53

MORADORES  INSPECIONARAM E NÃO FOI CONSTATARAM OS SERVIÇOS CONTRATADOS NA EXTENSÃO DO BAIRRO FUNDAÇÃO - S.C.SUL.

DAEE renova contrato de limpeza do rio Tamanduateí  (04/08/2011).

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) renovou o contrato para limpeza e remoção de vegetação e recuperação superficial do revestimento das lajes, parede diafragma e travessias do rio Tamanduateí no trecho entre a foz do córrego Oratório (divisa dos municípios de São Paulo e Santo André) e o rio Tietê, numa extensão de 16,3 quilômetros. O Governo do Estado vai investir R$ 1,25 milhão no serviço que deverá estar concluído até junho de 2012.
Alceu Segamarchi Jr, Superintendente do DAEE, destaca a importância deste trabalho para garantir as condições de escoamento e preservação das estruturas do canal do rio Tamanduateí, um elemento importante na paisagem urbana dos municípios de São Caetano do Sul e São Paulo, que serão beneficiados com a limpeza.

Por que até a presente data não houve uma cobrança, não a demagógica por vereador marqueteiro FÁBIO PALÁCIO (PR)  mas pela Administração Municipal para que a limpeza se efetivasse em período de seca?


Moradores cobram a limpeza do Ribeirão dos Meninos há exatos 18 meses.





Enquanto isso veremos nesse ano eleitoral manchetes e marketing eleitoreiro para o problema crônico do Bairro Fundação:  "enchentes"  por  salvadores da pátria com promessas demagógicas e oportunistas.