Sustentável

Sustentável

29 de nov. de 2017

Bairro Fundação quando terá seu Centro da Terceira Idade?

atualizando   dezembro  2019












Novembro 2017


Centro de Terceira Idade e criação do Parque são ações administrativas do Prefeito e não devem ser moeda de troca para garantir voto na eleição de 2018.

/////////////////////////////////


O Bairro Fundaçao tem indíce alto de munícipes com mais de 60 anos e não conta com o Centro Integrado da Saúde e Educação da Terceira Idade.


Da importância do Centro da Terceira Idade



O  processo de envelhecimento integra fatores físicos, comportamentais, sociais e muitas vezes vem acompnhado de perdas, sofrimento, doença, abandono que favorecem a deterioração de certas relações sociais, e desta forma o declínio da convivência social pode levar à ansiedade e a depressão.

As  relações sociais e os vínculos que os idosos estabelecem no  decorrer da vida são formados pelo grupo familiar e  por amizades na comunidade onde moram e nem sempre os idosos podem contar com essas redes de apoio informal que ajudam durante o processo de envelhecimento.

Na ausência desse suporte informal o Centro de Convivência proporciona criar novos contatos sociais, fornecer e receber apoio emocional, manter o sentimento de pertencer a uma rede de relações comuns , ampliar os conhecimentos e fornecer suporte para aqueles idosos que sofreram perdas físicas e sociais.

O Centro de Convivência é um espaço formal que possibilita a criação dessas redes de apoio dentro do próprio espaço e pode se estender os  vínculos além do Centro de Convivência. É uma forma de resgatar a autonomia, de viver com dignidade e de ser e estar saudável.

O Centro de Convivência  proporciona ao idoso  ferramentas para que ele adquira  maior autonomia e qualidade de vida que não é só o cuidado mas também a prevenção do adoecimento, promovendo um maior envolvimento e responsabilidade da familia em ampliar a rede de cuidados do idoso.


O Bairro Fundação não tem Centro de Terceira Idade

O Bairro não tem o Centro Integrado da Saúde e Educação da Terceira Idade e seus idosos tem que dividir senhas com usuários de todas as idades e se vêem aguardando sua vez de atendimento no 


Centro de Especialidades Médicas que é uma Unidade Especial de Atendimento.

Rua Heloisa Pamplona, 269 – Bairro Fundação


1)  Especialidades: 
Alergologia, Cardiologia,  Clinica Geral,  Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia, Obstetrícia, Homeopatia, Nefrologia, Neurologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Urologia, Uropediatria, Odontologia, Farmácia, Reumatologia, Gerenciamento de Doenças Crônicas, Raios-X, Prevenção de Câncer de Útero, Vacinação, Curativos, Inalação e Coleta para Exames Laboratoriais.

2)  Ciamed (Saúde do Trabalhador – funcionário municipal), Programa de Saúde do Trabalhador, 

3)  Laboratório Municipal de Análises Clínicas Doutor Dib Metran

4) Cepadi - Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas




NÃO É JUSTO E JÁ PASSOU DA HORA

Não é justo e já passou da hora do Bairro Fundação ter seu Centro Integrado da Saúde e Educação da Terceira Idade instalado em local adequado, livre de enchentes, e que possa ser frequentado com segurança a qualquer hora do dia  e com todas as utilidades que garantam a segurança e respeitem as limitações físicas dos idosos.

- capacitar e atualizar os profissionais na forma de sensibilização, educação continuada e treinamento, visando atenção integral ao idoso.

- atendimento voltado à clinica geral, geriatria, diabetes,  derrame, efisema, bronquite cronica, infecção urinária, osteoporose, mal de Parkinson,  Alzheimer, cancer, doenças oculares,  nutrição, farmácia.

-  que proporcione conhecimento sobre os cuidados com a nutrição que contribua no controle das doenças crônicas.

- fisioterapia. 

- possibilitar  através de cursos abertos para alfabetização e proporcionar acesso continuo ao saber.

- oficinas de artes .

- passeios culturais.