Sustentável

Sustentável

3 de dez. de 2014

ADM PAULO PINHEIRO x SAUDE - FICÇÃO - Plano Municipal

PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE – OBRA DE FICÇÃO

COMPLEMENTANDO:

 

PRIMEIRO

FOI APRESENTADO EM REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA NA SEMANA QUE VENCIA O PRAZO LEGAL.

Reunião pública realizada apenas para atender a obrigatoriedade do cumprimento de prazo legal: 30/março/2014.

Assim como na apresentação do Plano 2010-2013 o modus operantis foi mantido, apresentar em uma única reunião pública, enfiar goela abaixo da sociedade (não sei se os conselheiros entendem da mesma forma) um plano que continua se caracterizando por rodar no telão, um documento em Word e/ou um calhamaço de papel  (95 PÁGINAS),  justificado pela necessidade de apresentar os subsídios que instrumentalizaram o Plano e não destacar ,  no máximo 10 problemas PRIORIZADOS e   detectados pela equipe técnica e suas proposições para soluciona-los.

Foi preciso nessa única reunião pública  insistir na inclusão das decisões da Conferência da Saúde de 2011, porque nem isso havia sido contemplado no Plano 2014-2017.

RESSALVA: A INCLUSÃO POR INSISTÊNCIA DAS RESOLUÇÕES DA CONFERÊNCIA DA SAÚDE (2011).  SERÃO TODAS?   NÃO SABEMOS.

 

SEGUNDO
EM NENHUM MOMENTO DA ELABORAÇÃO O CONSELHO MUNICIPAL - MESA DIRETORA FOI CONVIDADA PARA PARTICIPAR E/OU TOMAR CONHECIMENTO.


TERCEIRO
TODOS OS TÓPICOS DO PLANO SÃO BEM DEFINIDOS - EXCETO COMO BEM RESSALTOU O CONSELHEIRO SR. ROBERTO CANAVEZZI  O TÓPICO G - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - FLUXO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - E FOI COLOCADA COMO ÚLTIMA FRASE QUE NÃO TEM NENHUMA LIGAÇÃO COM O TEXTO INDICADO PELO  TÓPICO:

"A ASSISTÊNCIA HOSPITALAR  É EXCUTADA POR EMPRESA TERCEIRIZADA, CONTRATADA, OBEDECENDO OS TRÂMITES LEGAIS DE LICITAÇÃO."





(TEXTO MANDRAKE)


ops.................. A ADM PAULO PINHEIRO NÃO OBEDECEU UM ITEM BÁSICO: 

DAR CONHECIMENTO AO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DA MINUTA DO CONTRATO E MUITO MENOS O CONTRATO FIRMADO COM A FUNDAÇÃO ABC.

MESMO COM VÁRIAS SOLICITAÇÕES COLOCADAS EM REUNIÕES PÚBLICAS PARA QUE A ADM PAULO PINHEIRO CUMPRISSE EM NENHUM MOMENTO ISSO ACONTECEU.

COM O ESCANDALO DA FALTA DE REMÉDIOS O SECRETÁRIO INTERINO DA SAÚDE SR. SALLUM KALIL NETO DECLARA:  AGORA QUE CONSTA EM ATA A ADM PAULO PINHEIRO APRESENTARÁ O CONTRATO FIRMADO COM A FUNDAÇÃO ABC.(!!!)  (?????).



PASSADOS 2 ANOS, A PERGUNTA QUE FICA:  QUANDO?


SUGESTÃO:   COMO AS REUNIÕES PÚBLICAS SÃO GRAVADAS QUE AS MESMAS SEJAM CONSIDERADAS PARTE INTEGRANTE DAS ATAS DO CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE.



QUARTO
RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES - SRA CLEUSA FIALHO - A QUEM FORMULEI ALGUMAS PERGUNTAS BÁSICAS- E OBTIVE NAQUELE MOMENTO - RESPOSTAS EVASIVAS NO MELHOR ESTILO EMBROMEISHOW - LEMBRO QUE CHEGUEI A PERGUNTAR PARA ALGUNS CONSELHEIROS:  QUAL ERA A FUNÇÃO DESSA FUNCIONÁRIA?  CONCURSADA?  INDICADA?  COMISSIONADA?

PESQUISA QUE CONTRIBUIU PARA CONVENCIMENTO DAS MINHAS MÁS IMPRESSÕES.

SRA CLEUSA FIALHO - NOMEADA EM CARGO DE COMISSÃO  -  DIRETORA ADMINISTRATIVA CONFORME PORTARIA 28079 DE 07/JANEIRO/2013.
 

QUINTO
RESPONSÁVEIS TÉCNICOS QUE COLABORARAM NA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DA SAÚDE A QUEM CABE JUSTIFICAR TODAS AS OBSERVAÇÕES PRESENTES E FUTURAS COLOCADAS PELO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE  SÃO CAETANO DO SUL E/OU ORGÃOS FISCALIZADORAS :  QUAIS FORAM, DE FATO, AS COLABORAÇÕES.

 

 

POR QUE? 
O PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE NÃO ATENDEU A CRITÉRIOS MÍNIMOS DA CONSTRUÇÃO DE UM PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE COM OBJETIVOS CONCRETOS PARA OS PRÓXIMOS 4 ANOS.
CONTROLE SOCIAL -   SUGESTÃO
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO CAETANO DO SUL TER CÓPIA IDÊNTICA AO PROTOCOLADO PELA PREFEITURA AOS ORGÃOS LEGAIS E  FAZER UM "PENTE FINO".................... VAI QUE TEM MAIS UM "PULO DO GATO".








30 de nov. de 2014

S.C.Sul - política tosca e cabotina - até quando?

Por mais otimista que eu seja sempre me surpreendo ao constatar como a política exercitada por pessoas investidas de cargos públicos é pequena, desavergonhadamente tosca.

Por que é tão complicado para os políticos investidos de cargos públicos se colocarem de forma transparente em suas pretensões?


MUNÍCIPES da cidade de São Caetano que frequentam a FUNDAÇÃO ANNE SULLIVAN e a insegurança causada pela falta da percepção política causada por atos e/ou declarações municipais oficias.


Durante o mês de novembro/2014 tivemos a informação amplamente divulgada no GRUPO DESPERTA SÃO CAETANO, de que salas da FUNDAÇÃO ANNE SULLIVAN  hoje ocupadas por MUNÍCIPES de São Caetano do Sul seriam desativadas em cumprimento à lei estadual e que a ADM PAULO PINHEIRO estaria  de mãos amarradas e que os munícipes deveriam ser transferidos para três outras instituições.

Mães e pais não aceitaram, até porque muitos desses munícipes foram recusados em anos anteriores pelas mesmas  organizações.

E eu sou testemunha que muitos outros munícipes foram recusados porque não atendiam aos padrões dessas instituições. No exemplo constatado a organização foi a APAE.

E começa a peregrinação de pais, alunos e amigos da FUNDAÇÃO ANNE SULLIVAN  em nome da cidadania para que se tenha a

IMPLANTAÇÃO DE  NUCLEO DE ENSINO ESPECIAL  

e  essa transferência não se concretize.

E lá vão,   falam com uma autoridade, com outra, e chegam a Câmara Municipal de São Caetano do Sul que recebem  as famílias dos munícipes NÃO DECIDEM, NÃO ORGANIZAM, NÃO SE COMUNICAM, a começar pelo Presidente da Câmara.

SAMIRA DIVINO - Conselheira suplente da  Sociedade Civil do COMPED:   Hoje (28/11/2014 ) ao ligar na câmara para pegar os nomes dos vereadores que iriam compor a comissão, fui informada pela assistente do Sidão que não tinha nomes e que o próprio havia mandado me dizer que me ligaria pessoalmente para falar do assunto.

Não tem comissão, não me ligou (o Presidente da Câmara), e como sempre riem dos munícipes descaradamente..."


Eu, Vera Botteon, constato que seguem a linha do Prefeito Sr. Paulo Pinheiro e não a linha de defesa das famílias, muitas eleitoras dos Vereadores que hoje estão na Câmara até 2016.

Enquanto isso, o PREFEITO SR. PAULO PINHEIRO assiste de camarote,  permanece calado, ilhado, o que me é estranho para quem foi eleito para ADMINISTRAR a cidade.

E  já não me surpreende, o PREFEITO SR. PAULO PINHEIRO nesses 2 anos parece que não governa, não decide, parece que depende de conversas com aliados, assessores (justo), mas demora demais.

Eu cheguei a questionar o por que dessa demora?  a resposta é que o Sr. PAULO PINHEIRO  antes de decidir, gosta de refletir muito, para não cometer injustiças.

É um direito, mas para um Administrator Municipal, demora demais, está sempre correndo atrás das notícias, para apurar, para apresentar as justificativas e isso para um Prefeito não é bom.

É como vejo o Sr. PAULO PINHEIRO prefeito.

E pelo relato das mães vejo  movimentos de um jogo de xadrez :

SAMIRA DIVINO - Conselheira suplente da Sociedade civil do COMPED:

"..... (30/11/2014) - Existem vários caminhos para a escola ..... o principal é transformar em núcleo de ensino especial, que por sinal já está com tudo necessário pronto..... o que falta é a boa vontade da Senhora Ivone Voltarelli (Secretaria de Educação)  e do Sr. Paulo Pinheiro (prefeito) porque esta alternativa é válida e embasada em lei".

Na quarta feira ( 05/11/2014) teremos a definição se eles vão aceitar transforma em núcleo ou fechar de vez.

 O que mais choca e o conselho da pessoa com deficiência (que existe pra bonito posar de bacana e aprovar projeto pessoais) não se manifestar, Sedef também caladinha, porque quer se instalar no espaço que hoje é das crianças e por aí vai toda a sujeira bueiro abaixo!

De acordo com o que foi dito na própria reunião para informar os pais, vai ser implementado um projeto da Melani que hoje preside o conselho, que trata de centro de convivência, para adultos e quanto a Sedef vai ocupar o mesmo espaço que será o centro.
Primeiro: desde que se iniciou essa luta para manter a escola, já teve pauta sobre tudo no conselho, inclusive a ultima se tratou de CONFRATERNIZAÇÃO, digo isso porque sou suplente do conselho...


Cadê que se abriu uma pauta sobre a escola!?

Em que momento a senhora Melani participou o ocorrido as pessoas para as quais ela deferia Lutar, pessoas com deficiência, não SEDEF ou  prefeitura.?
Enfim a conta e mais ou menos essa....O Thiago Tortorello vai sair a vereador e quando isso acontecer vai posar de bonzinho...oh construí um núcleo maravilhoso população....a população e bem capaz de comprar o engodo, que se dará as custas das crianças.
A senhora Melani, vai fazer o que já faz hoje...empossar a secretaria da pessoa com deficiência... E assim que essa conta fecha...."



Se a percepção da munícipe SAMIRA DIVINO se concretizar :

Até quando pessoas que querem alcançar cargos públicos vão se valer do desespero dos munícipes?

E temos uma variedade de defensores:  dos deficientes, dos sem casa, dos idosos, da segurança, do transporte público, do meio ambiente, das árvores, dos animais  (que o digam os cães da Matarazzo - tema de postagem do blog ) .................................
 
Sr. THIAGO TORTORELLO, "o bonzinho" concorrerá ao cargo de  vereador e será mais um a se valer da causa do deficiente assistido, da mesma forma que faz o Sr. JORGE SALGADO.



Quanto à  PRESIDENTE - Sra. MELANIE APARECIDA NAUM presidente do COMPED e funcionária da  Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.

PERGUNTA:  é funcionária concursada ou é mais uma indicada /comissionada que gira nas Prefeituras do ABCDRR colocada para contribuir para o aparelhamento da ADM PAULO PINHEIRO e/ou às eleições de 2016.




Por que é tão complicado para os políticos investidos de cargos públicos se colocarem de forma transparente em suas pretensões?


Deixarem de ser tão cabotinos e promover a instalação, já em 2015:
 

NÚCLEO DE ENSINO ESPECIAL NA FUNDAÇÃO ANNE SULLIVAN. 



Essa é a nota oficial do Sr. PAULO PINHEIRO  que  devemos contradizer :

O Sr. PAULO PINHEIRO  NÃO MANTEVE (porque seja secretaria e/ou quaisquer outros órgãos municipais - é o prefeito decidindo)  reuniões com os pais dos alunos, MUNÍCIPES de São Caetano do Sul, publicam uma nota que acabou reforçando um clima de insegurança dos pais e dos MUNÍCIPES que frequentam a FUNDAÇÃO ANNE SULLIVAN.





Comunicado de 07/novembro/2014