Sustentável

Sustentável

28 de ago. de 2012

Justificando o injustificável

Primeiro nunca imaginaria que uma opinião a respeito do episódio Tite Campanella (DEM)  x Edgar Nobrega (PT)  causa-se tantas manifestações.

As pessoas pensam e assim deve ser,   de forma individual de acordo com seu discernimento  formar juizo a respeito deste episódio e de outros que se apresentam nas mídias e redes sociais.

A democracia ainda tão perene talvez justifique o incômodo de argumentos que se contradizem sob um mesmo assunto original.


No episódio em questão vale lembrar a frase oportuna da  Ministra do STF Sra Rosa Weber durante o julgamento dos Mensaleiros que acredito que cabe bem nesse episódio e talvez em tantos outros talvez conhecidos e não divulgados , diz a Ministra: ...

"Quem vivencia o ilícito procura a sombra e o silêncio. O pagamento de propina não se faz perante holofotes. Atividade das mais espúrias, aproveita todas as formas de dissimulação para sua execução. Ninguém recebe dinheiro para corromper-se sem o cuidado de resguarda-se", apontou".

Sendo assim acredito que cabe ao cidadão/cidadã que quer mudar esse "sistema" denunciar tão logo tome conhecimento de ato de desvio de conduta social e/ou comportamento venal de agentes públicos).



Justificativas e/ou explicações para o episódio Tite Campanella  (DEM)  x Edgard Nobrega  (PT)

Tite Campanella  (DEM)  -   Após divulgação de vídeo em que aparece negociando apoio com Edgar Nóbrega, vereador e candidato à Prefeitura de São Caetano pelo PT, o secretário de Governo Tite Campanella entregou ao prefeito José Auricchio Júnior seu pedido de exoneração nesta segunda-feira (27/08).
Segundo nota da assessoria de imprensa, Campanella alegou que “se tratou de uma conversa particular ocorrida em 2009, apenas no campo das conjecturas, sem complementação”.

Corregedoria Municipal -  A Prefeitura abriu procedimento interno de sindicância pela Corregedoria Municipal para investigar o ocorrido. Ainda de acordo com a nota encaminhada, o prefeito desconhece a exigência desse diálogo entre o secretário de Governo e o vereador Edgar Nóbrega.

Vídeo  -  Com pouco mais de 17 minutos de duração, o vídeo divulgado pelo candidato a vereador Éder Xavier (PcdoB) – integrante da coligação que apoio a a eleição de Paulo Pinheiro (PMDB) como prefeito – mostra conversa entre Nóbrega e Campanella ocorrida antes das eleições internas do PT, na qual Edgar foi eleito presidente da sigla no município.
O diálogo envolveria uma suposta negociação financeira para que Edgar vencesse o PED (Processo de Eleição Direta do PT) em 2009 e, a partir disso, desempenhasse papel de ‘oposição branda’ à atual administração.
Entre as falas, o petista pergunta “quanto custa ter o PT?” e pede R$ 100 mil para conseguir garantir votos suficientes de filiados para colocá-lo na presidência da legenda.
Campanella então pergunta “o que ganhamos com isso?” e, em seguida, Edgar responde “o grupo de governa a cidade terá ou um aliado ou um adversário leal.”

Edgar Nobrega  (PT)  -  Procurado pela reportagem, o petista não se manifestou sobre o ocorrido.
Em vídeo postado no YouTube como resposta, Nóbrega afirma que “a campanha está sendo levada para um lado sujo que nunca tinha visto na história de São Caetano. Sou vítima de jogo sórdido.
A quem pode interessar uma armação como esta?”, afirmou o candidato.
“Um aliado do vereador Paulo Pinheiro guardou e editou o vídeo para só agora divulgá-lo.
A gravação foi armada pelo secretário do prefeito Auricchio.   O filme foi criminosamente gravado há mais de dois anos e serviu de ameaça há alguns meses. Não aceito chantagem e denunciei tal fato na tribuna da Câmara na época”, disse.

Eder Xavier  (Pc do B)  -  Autor da postagem,  Eder Xavier  quer que seja aberta uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para avaliar o caso. “Pretendo protocolar isso na Câmara ainda esta semana. Vamos ver se os vereadores vão ou não optar pela abertura das investigações. Já consegui 182 assinaturas de munícipes que pedem a abertura de uma CPI”, afirma Xavier, que também enviará o caso ao Ministério Público.
O comunista afirmou que publicou o vídeo na internet como forma de dizer que Nóbrega não tem capacidade para ser eleito prefeito. “Ele diz que o Paulo Pinheiro não está preparado para comandar a cidade. Ele (Edgar) sempre foi um despreparado para fazer oposição no município e este vídeo mostra isso”, completa.

Paulo Pinheiro  (PMDB)  -  A reportagem procurou Paulo Pinheiro  (PMDB) para comentar a situação, mas o candidato não se manifestou. Segundo sua assessoria de imprensa, não há nenhum tipo de envolvimento dos integrantes da campanha do peemedebista na divulgação do vídeo.

Fernando Turbo (Psol) -   lamenta o ocorrido. “Apesar de ser um vídeo editado, mostra que o dinheiro público seria utilizado para fins não-públicos, o que não é correto e precisa ser investigado”, defende. Questionado se tal ação poderia favorecer ou prejudicar algum postulante à Prefeitura, o socialista diz não acreditar que tal ação favoreça alguma canditura. “Todos saem perdendo com este tipo de coisa”, completa

http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/359944/video-que-exibe-negociacao-com-candidato-do-pt-derruba-secretario-de-auricchio/







27 de ago. de 2012

Reflexão em ano eleitoral: Vídeo Tite Campanella x Edgar Nobrega

Corre nas redes sociais o vídeo  Sr. Tite Campanella  (DEM)  x  Sr. Edgar Nobrega (PT) que está causando furor entre aliados, agentes públicos, opositores, e que me dá a oportunidade de comentar o episódio:


Algumas perguntas me ocorreram e acredito ao leitor também:

1) As primeiras informações do  denunciante autor da divulgação do vídeo  Sr. Eder Xavier (Pc do B)   foram  mensagens que subentendiam-se como ameaças veladas: "temos o vídeo", "iremos divulgá-lo"  e foi a partir de abril/2012  que comecei a ler essas mensagens nas redes sociais.
Não sei  a partir de que momento começaram essas mensagens "veladas",  visto que o vídeo tem 2 anos.

Fica a pergunta: quais eram os objetivos iniciais dessas ameaças veladas?  Não colou?   aí decidiu  por divulgá-lo?


2) Segundo informam nas redes sociais  o vídeo foi gravado há 2 anos e só agora divulgado.  Quem gravou?  E quais eram os objetivos?


3) Por que o autor da divulgação do vídeo não agiu de forma cidadã e denunciou imediatamente aos orgãos competentes, visto ser pessoa com capacidade de discernir sobre a gravidade do fato?


4) Para mim toda a denúncia desde as ameaças veladas é exemplo de desvio de comportamento social, ou seja, todo cidadão ao tomar conhecimento ou estar de posse de documento que comprove irregularidades nas ações de agentes públicos  tem o dever de tornar público e entregá-lo aos orgãos competentes para que sejam apurados quanto aos desvios e/ou comportamento venal dos agentes públicos.


5) Aguardar momento propício mostra oportunismo eleitoral que nos deixa uma reflexão:

Como legislador eleito qual será o comportamento do candidato denunciante?  se valerá dos mesmos argumentos de convencimento para fazer valer seus objetivos?


6) O eleitor deve discernir e formular seú próprio juizo sobre o episódio e votar, lembrando que o voto é individual mas a consequência dura 4 anos.