Sustentável

Sustentável

30 de mai. de 2012

Manifestação estudantil, por que só em ano eleitoral?


Manifestar-se é um direto de todo cidadão.

Houve um tempo no Brasil em que a mobilização estudantil era mais intensa, lutavam pela democratização do país, lutavam contra a censura e a liberdade de direito. Eles eram recebidos a tiros, cacetes, eram espancados, e proibidos de se manifestar.

Os políticos dessa época ainda tratavam os eleitores nos mesmos moldes do coronelismo, pensavam apenas nos seus interesses, em formas de obter favorecimento, enriquecer, e facilitar a vida de quem fosse “bondoso” para consigo. Infelizmente, essa história não difere muito do que ocorre atualmente.

Infelizmente os  partidos e os políticos estão cada vez mais se distanciando da realidade da população, e deixando de lado suas necessidades e anseios.

Aberrações que vimos como a aprovação da reforma do Código Florestal na Câmara de Deputados e que passou por vetos pontuais da Presidente Dilma Roussef.

A dificuldade que foi passar o projeto de iniciativa da sociedade a  Ficha Limpa, mas que passou por pressão popular e se irradia para implantação também no  funcionalismo público, até pelos escândalos de enriquecimento duvidoso denunciados pela mídia e redes sociais.

A manifestação estudantil em São Caetano do Sul pela falta de professores é válida  e justa.

Não se pode admitir que  haja um dia sequer sem a matéria programada que dirá dias ou meses subsequentes.

Em ano eleitoral infelizmente alguns chamam de confusão ou arruaça e tentam descredita – lá e muitos se aproveitam de reivindicações justas para ter seu "momento marqueteiro".

Assim como no passado considero vital que os estudantes continuem no exercício do manifesto cidadão  em passeatas e que utilizem as redes sociais para trocar informações entre as escolas estaduais e municipais de São Caetano do Sul, porque muitas reivindicações podem ser comuns às duas.


DICA AOS ESTUDANTES E MORADORES DE SÃO CAETANO DO SUL

Durante muito tempo exerci a política não partidária através do Movimento Reunião de Vizinhos a partir  dos conceitos que aprendi da Agenda 21 e que podem ser aplicados em quaisquer iniciativas cidadãs, e só recentemente me filiei ao Partido Verde.


O  exercicio cidadão da  Agenda 21 nos ensina:

Primeiro passo - sensibilizar pessoas para o objeto / causa de nossa indignação seja nossa rua, nossa escola, a importância de nos responsabilizarmos pelo nosso meio ambiente entre tantos outros.

Segundo passo - conscientizar o maior número de pessoas para a causa de nossa indignação.

Terceiro passo - mobilização de pessoas seja através de abaixo assinados, passeatas,  fotografar (porque contra foto não há argumentos) e informar ao maior numero de pessoas e autoridades possíveis.

Mas não deve parar por aí. Ao informar autoridades devemos ficar em cima, insistir, de tempos em tempos divulgar, se manifestar com relação à nossa causa e caso a primeira autoridade a quem entregamos nosso manifesto não tomar as ações cabíveis, subir, quem é o próximo na escala de Poder?

E a cada subida na escala de Poder dar conhecimento ao maior número de pessoas possíveis, se possível fotografar a entrega protocolada do documento.

E fica a pergunta: por que os VEREADORES DE SÃO CAETANO DO SUL  que tem o Dever Legislativo de FISCALIZAR e EXIGIR PROVIDÊNCIAS  nada fizeram?

E  pela manifestação dos estudantes esses problemas já vem se arrastando ao longo dos anos. Péssimos exemplos legislativos.

Se interessar apenas em ano eleitoral considero de um oportunismo barato e duvidoso.

Fica o convite aos estudantes e também aos  moradores de São Caetano do Sul façam a experiência do exercício da Agenda 21 e podem ter certeza funciona e traz resultados, alguns imediatos, outros mais demorados, mas devemos insistir com  paciência de um tibetano, mas insistir sempre até o resultado que queremos.

Parabens aos estudantes, mas fica a sugestão, manifestem-se sempre, não apenas em ano eleitoral.