A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE SOCIAL
2017 - E o Observatório se manteve à margem das denúncias de 2014 a 2016.
Será porque membros do Observatório estiveram atuantes na ADM PAULO PINHEIRO?
Fica a pergunta para reflexão: em que medida irá colaborar com a transparência?
Há interação partidária na ADMINISTRAÇÃO e/ou no LEGISLATIVO de São Caetano do Sul que provocará ou não o rumo dos objetivos nacionais do Observatório Social, já em 2018?
PERGUNTAS que serão respondidas não pela verbalização mas sim pelos atos que forem desenvolvidos em nome da TRANSPARÊNCIA isenta de quaisquer outros interesses, ou não.
23/10/2014
REDES SOCIAIS - Uma coisa é empilhar nossas observações, questionamentos, denúncias sobre os serviços públicos municipais. Muito fácil ser um indignado virtual.
E QUE PARTIR DE 25/OUTUBRO DE 2014 O OBSERVATÓRIO SOCIAL EM SÃO CAETANO CUMPRA, SEU ESTATUTO NA ÍNTEGRA, PORQUE AÍ GANHAM TODOS OS MUNÍCIPES.
2017 - E o Observatório se manteve à margem das denúncias de 2014 a 2016.
Será porque membros do Observatório estiveram atuantes na ADM PAULO PINHEIRO?
Fica a pergunta para reflexão: em que medida irá colaborar com a transparência?
Há interação partidária na ADMINISTRAÇÃO e/ou no LEGISLATIVO de São Caetano do Sul que provocará ou não o rumo dos objetivos nacionais do Observatório Social, já em 2018?
PERGUNTAS que serão respondidas não pela verbalização mas sim pelos atos que forem desenvolvidos em nome da TRANSPARÊNCIA isenta de quaisquer outros interesses, ou não.
23/10/2014
REDES SOCIAIS - Uma coisa é empilhar nossas observações, questionamentos, denúncias sobre os serviços públicos municipais. Muito fácil ser um indignado virtual.
Outra coisa é se dispor, como munícipe, participar das reuniões públicas dos Conselhos Municipais, das sessões da Câmara Municipal e até mesmo aproveitando a oportunidade de conversar com o Prefeito e/ou Secretários para apresentar propostas e/ou tomar conhecimento de como estão sendo levadas adiante as ações e fiscalização dos serviços públicos na cidade de São Caetano do Sul.
CONSELHEIROS MUNICIPAIS - ser membro de Conselhos Municipais não é só para “sentar na cadeira” é também idealizar ações que contribuam com a ADM (diminuir gastos, otomizar e modernizar a máquina pública).
LEGISLATIVO – ser vereador não é só para “sentar na cadeira” e concordar com tudo.
E quando na Tribuna apresentar perfil legislador e "menos rasgador de seda", porque cansa os munícipes ouvintes presentes às sessões.
É também apresentar projetos de lei que objetivem diminuir gastos, otomizar e modernizar a máquina pública.
Em São Caetano do Sul basta uma visita ao site da Câmara para constatarmos ações que objetivam mais a próxima eleição.
E logo mais veremos os folhetins promocionais, apresentando, por exemplo: 300 requerimentos, 600 indicações, 5 projetos de lei, que na verdade não resultam em diminuir gastos, otimização, modernização da máquina pública e promoção de uma melhor fiscalização.
E quando na Tribuna apresentar perfil legislador e "menos rasgador de seda", porque cansa os munícipes ouvintes presentes às sessões.
É também apresentar projetos de lei que objetivem diminuir gastos, otomizar e modernizar a máquina pública.
Em São Caetano do Sul basta uma visita ao site da Câmara para constatarmos ações que objetivam mais a próxima eleição.
E logo mais veremos os folhetins promocionais, apresentando, por exemplo: 300 requerimentos, 600 indicações, 5 projetos de lei, que na verdade não resultam em diminuir gastos, otimização, modernização da máquina pública e promoção de uma melhor fiscalização.
Modernizar a Lei Orgânica do Município, nem pensar. Requer muito trabalho mental, disposição, menos melindres, vaidades e chiliques que constatamos a cada terça feira.
OBSERVATÓRIO SOCIAL NO BRASIL
OBJETIVO - É um espaço para o exercício da cidadania, que deve
ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades
representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria
da gestão pública.
Cada Observatório Social é integrado por cidadãos
brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor
da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São
empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e
outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.
E São Caetano do Sul convida para a sua integração no
cenário idealizador do Observatório Social do Brasil .
REFLEXÃO
A cada dia, constato pelas conversas, pelas
informações recebidas de muitos lados (algumas pertinentes e possíveis de
comprovação, outras também importantes mas direcionadas aos interesses
partidários e/ou pessoais) e mesmo com leis municipais/estaduais e federais,
órgãos reguladores, se pessoas com desvio de comportamento social e/ou
comportamento venal estão determinadas em desviar dinheiro público, elas o
fazem, porque papel aceita tudo.
São Caetano do Sul por estar 100% urbanizada é
vista como "a galinha dos ovos de ouro", não é de hoje, mas no
governo anterior e no atual percebe-se a intromissão política dos
aproveitadores, do tipo "quanto eu vou levar para isso ou aquilo"? o
toma lá dá cá.
E a cada dia vemos aportarem outros tantos
predadores que se permealizam na ADM para outros fins que não o serviço público
enquanto outros, opositores e/ou aliados
estão de “bico aberto” em busca do ninho
público para “se dar bem”.
Mudam os
personagens principais da ADM a cada 4 anos mas aqueles que giram no seu
entorno continuam.
Muda o estilo de Governo mas a operacionalidade de
rapinagem municipal ou regional continua a mesma.
Quando se noticia que servidores públicos tem ações
judiciais e continuam “prestigiados” e/ou “alçados a cargos públicos devemos começar a refletir: de quem é o
dinheiro público?
Quando um funcionário público mostra seu holerith e
está lá: salário base de R$ 300,00 + benefícios (que não serão
considerados para cálculo de sua aposentadoria) é preocupante, porque
daqui alguns anos teremos mais um que dependerá da assistência social para
sobreviver.
Quando existe um Plano de Cargos e Salários desde
2012 e êle ainda não foi implantado, pergunta-se por que?
Quando se anuncia "benefícios" é clara a
intenção de "ter nas mãos" o servidor público mas não diminui a
"fervura" da desigualdade no tratamento funcional.
Quando o que menos interessa é o serviço prestado
quando pela "canetada" e "simpatia" alguns
funcionários públicos recebem aumento nos seus benefícios em detrimento de
outros colegas também funcionários públicos.
Vaza pelo ralo da ADM dinheiro público quando se
utiliza de terceirizadas para a operacionalidade de "serviços
prestados" de mão de obra na administração autarquias e fundações
municipais.
POR QUE ALGUMAS EMPRESAS NUNCA PERDEM CONCORRÊNCIAS
PÚBLICAS em S.C.Sul, sem desobedecer a Lei
de Licitações (Lei 8.666/1993), a Lei do Pregão (Lei 10.520/2002) e a Lei Geral
da Micro e Pequena Empresa (Lei 123/06?
Talvez resultado de muita competência ou muita
sorte. (?)
Por que a ADM, autarquias e fundações falham na
elaboração de editais de licitação permitindo-se aditivos de contrato, uma das
formas, caso o contrato principal não atendeu as expectativas financeiras do
contratante (baixou o preço para ganhar a concorrência) para "tirar"
o prejuizo?
Alguns aditivos, até pelo valor, deveriam ser
objeto de nova concorrência.
Por que a atual ADM prorroga tantos contratos,
perdendo a oportunidade de reavaliar os preços praticados?
SINAIS DE IRREGULARIDADES NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Por exemplo:
- histórico comprometedor do
prefeito eleito e de seus auxiliares (indicados)Por exemplo:
- falta de transparência nos
atos administrativos do Prefeito constatado a partir do cidadão ter que
recorrer ao MP para obtenção de informações administrativas e/ou financeiras.
- ausência de controles
administrativos e financeiros
- apoio de grupos suspeitos de
práticas de crimes e/ou irregularidades
- subserviência do Legislativo e dos Conselhos Municipais
- baixo nível de capacitação
técnica dos colaboradores e ausência de treinamento de funcionários públicos
- alheamento da comunidade
quanto ao processo orçamentário
- algumas
atitudes tomadas pelas administrações e certos comportamentos das autoridades
municipais se autodenunciam como fatos que podem estar relacionados à
corrupção.