Sustentável

Sustentável

7 de set. de 2020

Eleição 2020 x vereadores





De novo teremos  outra  eleição,  agora  para VEREADOR.

Importante  começarmos  a questionar a verbalização do  discurso  e  das promessas, que  não  muda  muito  de  candidato para candidato ou  partido. 

Muito menos quando  declaram  ser  CANDIDATURA  COLETIVA que nada mais é que,  uma  tentativa  narrativa  de  continuar  nadando  no  sistema  partidário.



ZELADORIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, FAVORES PESSOAIS.

NÃO SÃO FUNÇÕES DE UM VEREADOR.

Se está escolhendo seu candidato baseado nesses tipos de “ assistência “ depois não fica ai reclamando por que o País está ruim, para conseguir mudar o País, comece pelo seu Município, escolha pessoas com PROJETO DE LEIS, PLANOS DE GESTÃO, COMPROMETIDO COM A FISCALIZAÇÃO DE VERBAS PÚBLICAS.


Para fiscalizar praças, ruas, iluminação pública temos secretarias competentes para isso.




Nas Eleições Municipais de 2020, pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações.

O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na câmara municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.


O Poder Legislativo de São Caetano do Sul  DEVE  SER SENSÍVEL  à preocupação da sociedade no trato dos recursos públicos, ainda mais diante dos recentes e preocupantes desvios identificados nas mais variadas esferas do poder que contribuíram para a atual crise de representatividade no cenário político brasileiro e estar aberto a todos os seus representados para quaisquer demandas e sugestões, primando sempre pela TRANSPARÊNCIA  de suas ações.


E  CANDIDATOS  A  VEREADOR  DECLARAM DE  FORMA  BEM  VIGOROSA "NÃO QUEREMOS MAIS DO MESMO".


Assim  também  reafirmam  seus  simpatizantes e/ou militantes:  ele /ela  é  melhor porque não queremos mais do  mesmo.


POR QUE  NÃO  MODERNIZAR O  SEU DISCURSO  TRAZENDO-O  À  ATUALIDADE?


Hoje?
Faço  muita caridade COM  FOTO.
Solidário  a  muitos   COM  FOTO.
Desconstruo a  pessoa  adversária  com ataques  pessoais.
Sou  pai  de família,  bom  filho,  boa  mãe  E QUE  CANDIDATO NÃO É?




REFLEXÃO  ELEIÇÃO  2020  X   VEREADORES

Tendo em vista o cenário político do nosso país e as grandes mudanças que estão sendo implementadas nas altas esferas de governo, tanto com as reformas estruturais quanto com aquelas que estão em andamento, nossa propositura vem ao encontro desse novo debate que percorre o país sobre a democracia e seus representantes.

Os objetivos  ao questionar os  CANDIDATOS  A VEREADOR  são legítimos no sentido de buscar a moralização e o controle, razão pela qual discutiremos passo a passo as demandas suscitadas, de modo a estabelecer um debate salutar que caminhe ao encontro da eficiência e da economicidade no trato público.


CAMARA  LEGISLATURA   2017 A  2020




https://comunidadetribunalivre.blogspot.com/2020/01/eleicao-2020-x-eleitos-x-acao-entre.html


2020   ORÇAMENTO  MUNICIPAL  R$  1.670.000.000,00

2020   ORÇAMENTO  DA  CÂMARA   R$   58.500.000,00

Ou  seja  é  3,50%  do dinheiro público .


PÁGINA   109 

https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/storage/upload/files/LEI_5807_04_12_2019.pdf


O  VEREADOR  CONCORDA  E SE  COMPROMETE QUE A PARTIR  DE 2021 NÃO ULTRAPASSAR    2% do orçamento e o EXCEDENTE  DEVOLVIDO À  ADM?

ÚLTIMOS  ANOS   O total de gastos do Poder Legislativo ao longo dos últimos anos tem girado 3% do orçamento do Município.

 

  

CANDIDATO A VEREADOR CONCORDA?

REDUÇÃO  DE  19  PARA  11  O  NUMERO DE VEREADORES  a partir da próxima legislatura e redução de pelo menos 40% no número de cargos comissionados

 

E NA  LEGISLATURA  DE  2021  A  2024  -    REDUÇÃO DE  ASSESSORES  limitando a  2 assessor  x   vereador.




Não  enxergo  nas  três  últimas legislaturas  interesse legislativo  em DIMINUIR A  MÁQUINA  LEGISLATIVA que  começa  em  2008  aumentando  o  número  de  vereadores  que  era  11  para  19 .


HISTÓRIA  2008

MUDARAM  O  NUMERO  DE  VEREADORES DE  11   PARA  19



14ª Legislatura (1º-1-2005 a 31-12-2008) 

VEREADORES:

Ângelo Luiz Pavin

Edgar da Nóbrega Gomes

Gersio Sartori

Gilberto Costa Marques

Horácio Raineri Neto

Joel Benedito Fontes Ribeiro

Jorge Martins Salgado

Moacyr Antonio Ferreira Rodrigues

Paulo Higino Bottura  Ramos

Paulo Nunes Pinheiro

Sidnei Bezerra da Silva

 

SUPLENTES EMPOSSADOS

Adauto Osvaldo Reggiani

Moacir Luiz Gomes Rubira

Vera Lúcia Severiano



CANDIDATO A VEREADOR CONCORDA?


VEREADOR PEDE  EXONERAÇÃO  DO  CARGO  DE  VEREADOR

EMENDA À   LEI ORGÂNICA  para  que   Vereadores  de São Caetano do Sul  sejam impedidos de ocupar cargo de Secretário  Municipal ou qualquer outro cargo em comissão ou função remunerada nos órgãos da Administração Pública em qualquer esfera.

Para que essa proposta possa tramitar, ela precisa da assinatura da  MAIORIA dos  vereadores  e também de maciço apoio popular (MOBILIZAÇÃO mediante  abaixo-assinado).

 

REFLEXÃO Primeiramente é preciso esclarecer que não há inconstitucionalidade expressa em impedir que um Vereador assuma um cargo no Poder Executivo.

 Sobre isso configurar um equívoco, por impedir alguém tecnicamente competente de ocupar um cargo público, a solução é simples: o Vereador que quiser assumir cargo no Executivo deve pedir exoneração de seu mandato no Legislativo.

O que não se pode admitir é o flagrante desvio de função: quem foi eleito para fiscalizar o Prefeito e Vice-prefeito não pode, de repente, passar a atuar ao lado e sob o comando deles.

E   em ano  eleitoral  voltar  para  o  Legislativo  para  tentar  garantir  sua  reeleição.

  


CANDIDATO A VEREADOR CONCORDA?


CARROS  OFICIAIS

Um  único   veiculo  oficial para a presidência da Mesa Diretora  a  ser  utilizado  APENAS  em CERIMÔNIAS  OFICIAIS. Para demais  atividades utilizará  veículo próprio.

DEVOLUÇÃO À  PREFEITURA  DE   TODOS OS   VEÍCULOS hoje  utilizados  por  vereadores  e/ou.


Pagamento de DIÁRIAS a agentes públicos  e  servidores  quando  em  serviço   ou  representação  da Câmara  Municipal  somente por ressarcimento mediante comprovante e com valor fixado em teto anual, sem possibilidade de acréscimo.


GASTOS  EM VIAGENS  -  disponibilizados  no   SITE  da CÂMARA DE VEREADORES  -  GESTÃO ADMINISTRATIVA  com a  identificação  do   vereador,  e relatório das  atividades  de  viagem  como pagamentos com seus anexos como: notas fiscais, comprovantes de depósito e demais anexos de todas as despesas (compras, diárias, pessoal, contratos diversos, entre outros)

  

LINHA  TELEFONICA  E  SERVIÇO  POSTAL

Para cada vereador somente será  disponibilizada uma linha telefônica e serviços postais com CRÉDITOS  LIMITADOS,  reduzidos  à METADE DO ANO ANTERIOR.

HOJE,  em  tempos DIGITALIZADOS   não  se  justificam   gastos de  serviços  postais



POR ENQUANTO  AINDA   CONTINUAM  NAS MESMAS PRÁTICAS  JURÁSSICAS


Candidatos a vereador em  suas  manifestações  eleitorais  assim  como seus  simpatizantes  e/ou militantes declararam:


NÃO  QUEREMOS MAIS DO  MESMO!!


Muito  bem  então vamos  refletir sobre  algumas  posições que  gostaríamos  de  ver  serem estampadas  nas  panfletagens........   ops....  

PANFLETAGENS   -  material  impresso,   E NO MOMENTO  ATUAL É  UM  DESPERDÍCIO.


Panfletagens anônimas  e  ataques  nas midias  sociais  aos candidatos  adversários NUMA  TOTAL  FALTA  DE  ARGUMENTOS .