Sustentável

Sustentável

10 de out. de 2019

CONSEG e a participação cidadã





As ações OSTENSIVAS já atendem, de acordo com a normatização de ações tanto da POLICIA CIVIL quanto da POLICIA MILITAR e GUARDA MUNICIPAL.


A IMPORTÂNCIA DE ESTAR PRESENTE EM REUNIÕES DO CONSEG que acontece no seu Bairro



Podemos até pensar, mas ir até a reunião do CONSEG em plena quarta-feira?  perder o capítulo da novela, o futebol ??  mais cômodo é pegar o telefone, ligar para um vereador, que vai formalizar um oficio, e enviar à Policia Militar e outras autoridades envolvidas.


Quando agimos de forma individual deixamos de compartilhar com os outros moradores as questões de segurança, que podem até ser maiores que o "meu problema de segurança" e que podem estar ocorrendo  na minha rua e no Bairro onde moro/trabalho e podemos,  durante as reuniões do CONSEG  atingir objetivos concretos de ações de segurança.


Não devemos ter como meta estar presente em reuniões do CONSEG com finalidade partidária, que hoje é uma, amanhã pode ser outra, de acordo com a aspiração pessoal envolvida.

Estar presente em reuniões do CONSEG tem a finalidade de dialogar e a oportunidade de sermos atores para  interagir  junto com os membros natos (Policia Civil, Policia Militar e GCM) sobre as sugestões e reivindicações, muitas delas, repetidas e recorrentes pelos desvios sociais cometidos por outros, muitas vezes  por meses seguidos, mas devemos insistir, se necessário, objetivando  uma melhor qualidade nos serviços  de SEGURANÇA PARA SÃO CAETANO DO SUL.


Estar presente na reunião itinerante  do CONSEG ,  moradores e empresários, é a demonstração concreta  às autoridades de segurança que estamos não só presentes mas  conscientizados da importância da relação  transparente no diálogo franco do que interessa e preocupa os moradores/empresários  de São Caetano do Sul.


Setembro e Outubro/2019 as reuniões foram realizadas no Bairro Fundação com a participação de moradores e empresários, onde também estiveram moradores de outros Bairros com reivindicações de segurança e  outras que apesar de não serem objetos do CONSEG foram objeto de oficios às Secretarias Municipais, Saesa e/ou.


Assuntos tratados:


 ILUMINAÇÃO PRECÁRIA  em alguns pontos do Bairro FUNDAÇÃO e BOA VISTA   (muros, esquinas, trechos de ruas, paradas de ônibus) favorecem a permanência de indivíduos com desvios no seu comportamento social, favorecendo comportamentos venais e consequente insegurança a pedestres e motoristas.

- SAESA - demora no fechamento de buracos ocasionados por serviços prestados que podem, como já ocasionou  acidentes de trânsito com vítima.

- AÇÕES OSTENSIVAS -  operações de segurança em alguns pontos crônicos da cidade devem ser contínuas, porque a insegurança acaba voltando pelo comportamento venal de muitos.

- AÇÃO PREVENTIVA - monitoramento a indivíduos assíduos que entram e saem constantemente pelas rotas de fuga da cidade.

- MOBILIDADE - IMPORTANTE  "TAC" com as empresas infratoras que, apesar de placas indicando PROIBINDO TRÁFEGO DE CAMINHÕES" continuam desrespeitando em algumas ruas do Bairro Fundação. Ofícios foram enviados pedindo providências e não obtiveram resultado satisfatório. 

-  MATARAZZO - dificultar a circulação de indivíduos dentro da área.  Altura do muro que margeia a Rua 28 de Julho aumentado e fechamento dos portões colaborou, porém é preciso mais:

- muros  que rodeiam a Praça, muito baixos que facilita a entrada e saída dos indivíduos.

-muros que margeiam o terreno, novamente são destruídos, e que facilitam a entrada,circulação,  permanência e queima de fios e/ou.

- terminal de água deixado pelo SAESA dentro do terreno para a "próxima" festa italiana colabora e desperdiça água

- Decreto 5209 de 13 de maio de 1983 - art. 14  - CUMPRIMENTO - “Todos os proprietários de terrenos não edificados, são obrigados a mantê-los em perfeito estado de limpeza, capinado e drenado de acordo com as exigências da higiene e da estética urbana.”. 

http://www.daescs.sp.gov.br/pagina/norma-interna-limpeza-terreno-particular











SEGURANÇA   -   SUGESTÃO -  circulação da  Guarda Municipal dentro do terreno para demonstrar a presente da autoridade municipal e inibir a permanência.





PÁSSAROS -  Informações importantes para a denúncia

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cfa/denuncias/



flagrada armadilha para pássaros em árvore. Rua dos Autonomistas
                                            Bairro CENTRO 



DICA:  VAMOS MONITORAR AS ÁRVORES DE SÃO CAETANO DO SUL


Fica o ALERTA para que moradores ao flagrarem essa prática denunciem à GCM esse crime ambiental.



AV. GUIDO ALIBERTI  Bairro CENTRO  x muro muito baixo (facilitador)






NA RUA  x CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE 

- nas ruas do Bairro CENTRO  moradora identificou crianças de situação de vulnerabilidade onde a falta de comunicação dificultou a participação do CONSELHO TUTELAR.

Foi acordado que haverá orientação para melhorar a comunicação dos agentes de segurança (GCMs) para colaborar na identificação e encaminhamento das questões relacionadas a crianças em situação de rua.


SUGESTÃO:  apesar do novo Conselho tomar posse o ano que vem, o Conselho vigente deve elaborar ações para identificar adultos e a documentação dessas crianças, a não permanência em escola,  creche, etc.....





ENCHENTES X AÇÕES PREVENTIVAS

E para não deixar passar batido a sugestão colocada na  primeira reunião sobre a importância da participação de moradores/empresários residentes em áreas crônicas em reuniões da Comissão de Contingenciamento .

Resposta:  moradores serão convidados a participar.




REFLEXÃO


Comissão de Contingenciamento para analisar as ações preventivas da Prefeitura  e SAESA responsável pelo Meio Ambiente e propor soluções.


Plano de ação imediata para enchentes não pode ser apenas ações de gabinete é imprescindível haver representação de moradores de áreas crônicas de enchentes.

https://comunidadetribunalivre.blogspot.com/2019/09/bairro-fundacao-e-plano-de-acao.html







NÃO CONTA DO SITE  SAESA   (10/10/2019)




  





http://www.saesascs.sp.gov.br/storage/UploadsPg/DrenagemUrbana/Responsabilidae.pdf




Pergunta:  O ÚLTIMO?    O Decreto nr. 10.916  Plano de Contingenciamento  outubro/2015) 

para alagamentos,enchentes e inundações no município. O projeto abrange diversos setores para auxiliar os  moradores  com os  problemas  das  fortes  chuvas,  unindo  forças  da  Guarda  Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, agentes de trânsito, entre outros.Na  ação  integrada,  inserida  no  Plano  de  Contingenciamento,  também  são detalhados o alerta às comunidades e às Nupdecs, o socorro, e o apoio da Secretaria de  Assistência  e  Inclusão  Social  aos  eventuais  vitimados,  com  o  fornecimento  de materiais de limpeza, higiene e colchões. Os telefones para suporte em situações de risco, do Centro de Gerenciamento de Emergências, da Defesa Civil.

http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/noticias/cidade-se-prepara-para-as-chuvas-com-plano-de-contingenciamento.html




-   Durante a reunião do CONSEG -  De acordo à informação dada pelo representante da ADM entendemos que por decreto  já está criado? Publicado? data?

-  não foi informado quando as reuniões ocorrerão, mensalmente (?)

- há um relatório de diagnóstico já estabelecido ou ele será formalizado com a participação dos moradores/empresários das áreas crônicas?

 -   limpeza e desassoreamento do Rio Tamanduateí com a retirada de sedimentos depositados aumentando a capacidade de vazão do rio e minimizar o risco de inundações.  Quando foi?



NOTICIAS DO DAEE

http://www.daee.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=48&Itemid=53&limitstart=70


http://www.daee.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2563:superintendente-recebe-secretario-de-gestao-de-sao-bernardo-do-campo&catid=48:noticias&Itemid=53


http://www.daee.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2557:superintendente-recebe-sub-prefeito-do-ipiranga&catid=48:noticias&Itemid=53