Sustentável

Sustentável

6 de set. de 2023

Matarazzo área contaminação crítica, Sunset / Skyset e Cyrela Pacifico

DESRESPEITO À SAUDE DOS MORADORES


Bairro Fundação x  Poluição do ar - BHC particulado 

Matarazzo  solo contaminado por:

BHC (hexaclorociclohexano) - particulados existentes no ar e solo
Toxafeno  (baixa solubilidade em água encontra-se no ar, solo, sedimentos dos leitos de rios e lagos)
Mercúrio


A importância de  compartilhar com vizinhos ações cidadãs que visam o bem estar coletivo sem nenhuma vinculação partidária.







21 AGO 2023 - RELATO  COMPARTILHADO 

aos circunvizinhos que colaboraram com vídeos, fotos e relatos.



PREZADOS SENHORES,

Não estamos conseguindo sensibilizar os agentes  públicos municipais da cidade de São Caetano do Sul e vendo piorar nossa qualidade de vida, pelos inúmeros desvios no comportamento social e ações venais que acarretam prejuízo à nossa saúde , muitos moradores com doenças crônicas , outros sobrevivendo ao AVC, idosos, crianças  estaremos nos dirigindo à PROMOTORIA DE MEIO AMBIENTE DE SÃO CAETANO DO SUL.






SEGUE RELATO DOS ÚLTIMOS 2 ANOS 


MATARAZZO  +  PREFEITURA S.C.SUL +  SUNSET /  SKYSET +  CYRELA PACIFICO

CETESB  - MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO INEXISTENTE    


MATARAZZO X JUSTIÇA  QUERENDO SER PROTAGONISTA NAS MÍDIAS LOCAIS E REGIONAIS

2004  -   Crime ambiental  
A multa chega a mais de R$ 50 milhões, mas a Matarazzo só concorda com o montante de R$ 23 milhões. 
Como forma de pagamento, ofereceu recentemente imóveis, que estão sendo analisados pela Justiça, mas alguns estão sob penhora”, diz Júlio Sérgio Abbud, promotor público de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo da Comarca do município .

De acordo com Abbud, a infração se caracteriza como crime ambiental. “A presidente da empresa química também foi acionada por isso. 
O que interessa é a destruição dos resíduos tóxicos que oferecem risco à saúde das pessoas. A falta de solução me desmotiva um pouco, a questão é complexa e envolve padrões técnicos. Hoje posso dizer que praticamente não mudou nada no cenário do problema”, afirma Abbud.

LAUDO 2004 - De acordo com a autarquia estadual, “o local apresenta grave contaminação do solo e águas subterrâneas, causada por vários tipos de contaminantes, destacando-se o BHC (biocida), benzeno (solvente aromático) e mercúrio (metal pesado).

E ainda assim a MATARAZZO QUER SER INDENIZADA PELA PARTE DESSE TERRENO X  VIADUTO TORTORELLO E  PERITOS QUEREM RECEBER PELA ELABORAÇÃO DO PREÇO X METRO como se fosse uma área sem problema de contaminação (?)

INTERESSANTE e surpreende o cidadão comum lendo trechos do processo publicado,  peritos  quiseram mostrar a IMPORTÂNCIA do terreno, arredores, será que possa haver mais áreas da MATARAZZO  nos arredores  (?) e nenhuma palavra em indenizar a  sociedade pela contaminação do solo durante décadas.

2004  -  ÁREA MATARAZZO  aberta para o Viaduto Tortorello escancarou o CRIME AMBIENTAL que poderia ter sido encoberto assim como aconteceu com o CONDOMINIO  BARÃO DE MAUÁ.

Proprietários que lucraram e ainda hoje são réus  COFAP , SOMA, SGC E PAULICOOP   porque   construíram e venderam  edifícios residenciais construídos em cima de lixão ,  moradores adoeceram e CONTINUAM ADOECENDO (2022).   Em 2006 muitos querendo ser protagonistas  os "eco ambientalistas"  e nenhuma autoridade fiscalizadora se deu ao trabalho de perícia local antes da construção sobre lixão.  E 2023 ninguém foi punido e os problemas de saúde continuam.




E que o ano de 2008 foi muito proveitoso  CYRELA PACIFICO é criada , SUNSET é reativada,  SKYSET é criada.

E jul 2003 é criada a Sunset Management Trading Ltd  nas Ilhas Virgens (Britanica) época em que se inicia a abertura do terreno Matarazzo e a contaminaçao é escancarada.  Claro que é só uma coincidência.

E a Sunset inativa em 2005 aparece nas mídias como  dona do terreno ( em 2008 é reativada)  coladas às palavras do promotor e  outras autoridades indignadas pela abertura da área.


2005  ou  2008   -  ASSIM TODA ÁREA MATARAZZO CONTAMINADA OU NÃO MUDA DE MÃOS   E FICA A PERGUNTA COM TODO PASSIVO AMBIENTAL, DÍVIDAS ATIVAS DA UNIÃO, DO ESTADO E DO MUNICÍPIO NINGUÉM PAGA?

DEZ 2022 - DOCUMENTAÇÃO  CETESB APARECEM  CYRELA PACIFICO E SUNSET /SKYSET AUTORIZADAS  A UTILIZAR A ÁREA CONTAMINADA PARA FINS COMERCIAIS.

Se,  há décadas não há nenhuma atividade fiscalizadora da CETESB quem garante que a mesma vai garantir que todo solo e material contaminante serão retirados do local?

25 jan 2022  10 horas    CETESB

O único flagrante da presença de pessoa da  CETESB que teve a pre ocupação de circular pela obra do Parque.

25 DE JANEIRO     10:30   HORAS   Flagrado por  morador.
Homem  estaciona a veiculo CETESB  e com máquina fotográfica primeira foto placa de construção.
Estranhando a presença ele passa a ser monitorado por moradores.  Ele  entra na obra e ninguém o questiona.
Erro de boas práticas de engenharia. Pessoas estranhas à  obra não devem  entrar, sem capacete, ou sapatos adequados.
Ele   entra  e percorre  a construção lado Cerâmica Matarazzo  (Skyset)  tirando fotos  indo até próximo lateral  linha  CPTM.
Ao  sair  e ao entrar no veículo é  questionado por morador se a obra tem algum problema.
Responde que veio fazer uma  VISTORIA (?)  
e questionado "mas a obra não foi aprovada?
O profissional da CETESB responde:  o terreno está  contaminado (?);
Quando  o morador informa que irá  questionar a Ouvidoria da Cetesb,  o  homem se irrita,   dá ré e sai rápido do local.

Parque estava na parte final da obra - inaugurado jul 2022.

Pre ocupado com o terreno contaminado do Parque  mas não se deu o trabalho de aproveitar a viagem e fiscalizar a área ao lado, CONTAMINADA, essa sim, portões abertos,  muros quebrados, mato crescido e individuos circulando  (25 jan 2022 ).

2022 /  2023  PEDINDO AUTORIZAÇÃO NA CETESB SUNSET E CYRELA PACIFICO ENTENDEMOS QUE SÃO OS ATUAIS RESPONSÁVEIS PELA ÁREA E ASSIM POR TODA E QUALQUER ATIVIDADE CRIMINOSA QUE PREJUDICAM OS MORADORES CIRCUNVIZINHOS.


MESMOS RESPONSÁVEIS QUE AUTORIZAM A PREFEITURA  DE SÃO CAETANO A  ABRIR/TIRAR LACRE E CADEADO   DOS PORTÕES , ADENTRAR AO TERRENO  E ALOCAR BANHEIROS PÚBLICOS E ESTACIONAMENTO DA FESTA ITALIANA  E OUTRAS ATIVIDADES DURANTE O ANO  (NOV 2022  estacionamento de carros antigos e  SET E  NOV 2022  concentração partidária)

Justiça para o cidadão cada dia fica mais evidenciado que DEPENDE do laudo, FINALIDADE DE USO mas e como fica para o SER HUMANO que reside circunvizinho a essa área dita pela CETESB que particulados de BHC são prejudiciais à saúde?

Lembrando que os moradores presenciaram dentro da área APENAS UM ANO (2014/2015) e de forma esporádica estiveram realizando pontos (diagnóstico?  ConAM) do que ocorre em toda ÁREA MATARAZZO (CYRELA /SUNSET/SKYSET)  e CETESB ausente desde 2005.

JULHO  2006 CETESB  QUERENDO SER PROTAGONISTA  -     proibir a realização da Festa  Italiana na área  contaminada, de acordo com a  intimação do juiz Dagoberto Jerônimo do Nascimento, da 5ª Vara Cível do Fórum de São Caetano, do último dia 6 de julho que acata a  denuncia da CETESB  a  Matarazzo, na rua Mariano Pamplona,220,  que é uma área contaminada por resíduos tóxicos.
CETESB proibe mas não chega ao local para uma fiscalização básica.


1980  -  Tudo começa pela denuncia e comprovação de enterrar em vários locais o descarte que deveria ser em local apropriado de BHC , Mércurio e outros elementos quimicos que CONTAMINARAM O SOLO de forma irradiada expandida para parte da área .

2023 - não houve  nenhuma ação para a retirada do solo e  material contaminante ,  colocados em lonas de polietileno e encaminhados  para incineração a 1.200 ºC. 

A ação criminosa praticada hoje dentro da Matarazzo (queimadas) pela Prefeitura de São Caetano do Sul  onde o BHC está presente na forma de particulados provoca nos circunvizinhos  dores de cabeça, irritação na garganta, tosse seca, irritação nos olhos, agravamento da rinite e alergias respiratórias.


JUSTIÇA   QUINTA VARA DE FORUM DE SÃO CAETANO DO SUL

Processos  há mais de 30 anos onde muitos discutem quem vai levar parte de indenização de área que resta (Matarazzo Cyrela Pacifico Sunset / Skyset)  mas que EM NENHUM MOMENTO desses processos há MENÇÃO DOS CRIMES AMBIENTAIS PRATICADOS E ATÉ JULHO 2023 NÃO SE EQUACIONA QUEM VAI PAGAR POR ESSE  PASSIVO AMBIENTAL CRIMINOSO.


JULH0 2022  E AGOSTO 2023    Área privada e qualquer situação nesse local segundo representantes municipais NÃO É DE SUA RESPONSABILIDADE (?).

Mas  a Prefeitura de São Caetano do Sul  não cortou e queimou todo mato impregnado de particulados de BHC para servir de  área de estacionamento /banheiros públicos ?

A PLACA DA CETESB ??  só um detalhe, sem importância mesmo com decisões judiciais que se arrastam há anos .

SE A PREFEITURA DE SÃO CAETANO  TEM AUTORIZAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS PELA ÁREA, CORTAM E COLOCAM FOGO NO MATO - DIA 05 DE AGOSTO 2023  EXEMPLIFICAM QUE OUTROS TAMBÉM PODEM .

Incêndio contido dia 18 agosto 2023  15 horas por individuo que insiste em queimar fios (individuo que mora no local confirmado pela GCM) . Dia seco  temperatura 31 graus  e umidade do ar em 36% quando o mínimo é 50% 

Queima de fios dia 20 agosto 2023 - 9 horas o mesmo individuo continua a queimar fios (confirmado pela GCM  que chegou a tirar o isqueiro do individuo) .

Confirmamos com moradores que a queima de fios dentro da MATARAZZO é frequente dia e noite. Área onde há solo e particulados de BHC.
Daí o por que moradores acordam com dor de cabeça, irritação na garganta e tosse seca .


MORADORES CIRCUNVIZINHOS solicitarão que a Justiça acione os responsáveis pela área e aqueles que adentram ao terreno AUTORIZADOS OU NÃO a terminar com essas práticas criminosas.

Da mesma forma moradores que frequentam o Parque denunciam que há  pessoas vivendo embaixo do viaduto Tortorello lado sentido CENTRO que também fazem fogueiras durante à noite e já informado à Prefeitura de São Caetano do Sul.

Segue alguns videos e fotos que comprovam a prática criminosa flagrada pelos moradores.

- portões abertos x 24 horas dia/365 dias  - Rua Mariano Pamplona




- para atender a Festa Prefeitura foi autorizada a cortar o mato durante dias  e atear fogo  durante à noite (22  horas) 04 ago 2023
A mesma prática em jul 2022





- fogueira embaixo do viaduto Tortorello lado Centro




- incêndio na mata impregnada com particulados de BHC dentro da Matarazzo  18 ago 2023  15 h




-   Matarazzo - queima de fios 20 ago 2023  9 h 




 
- Cetesb  25 jan 2022 10 horas questionada  x visita às obras do Parque






- Cetesb processos dez 2022




- croquis da ÁREA TOTAL MATARAZZO x proprietários  processo  dez 2022




- Matarazzo x abertura nos muros (Rua Mariano Pamplona, fundos Lado Viaduto Tortorello)  que lardeiam a área contaminada onde parte já pegou fogo e lado que margeia o viaduto sentido Centro - mato seco impregnado de particulados tóxicos que pode vir a pegar fogo e agravar ainda mais o ambiente.






-  Bairro e Parque  invadido pela fumaça do incêndio na área Matarazzo  - Rua Mariano Pamplona    18 ago 2023  15  horas.




- Prefeitura de São Caetano do Sul  autorizada a alocar  lixeiras, banheiros  e estacionamento na área Matarazzo contaminada (2006 a 2023) e com as mesmas práticas -  corte do mato durante dias e atear fogo durante à noite.