Sustentável

Sustentável

22 de ago. de 2014

Bairro Fundação x Matarazzo: hoje 22/08/2014 e ninguém viu.

02/09/2014  - ADENDO






















23/08 /2014  -   ADENDO

DECLARAÇÃO  RESPOSTA DO PREFEITO SR. PAULO PINHEIRO








E A SEGUIR TEMOS OS FATOS CONSTATADOS
PELOS MUNÍCIPES RESIDENTES
(ENTRE OS DIAS 24 DEJULHO A 22/AGOSTO/2014) 



PRÁTICA DE PROPAGANDA 
ELEITORAL IRRESPONSÁVEL

Moradia é uma reivindicação importantíssima mas nessas condições é desrespeitar a pessoa carente, desinformada e sujeita a ter sequelas futuras.





DIA 19/08/2014  (jornal ABC MAIOR)  Cerca de 1.400 famílias ocuparam terreno localizado na esquina das avenidas Guido Aliberti e dos Estados, na divisa de São Caetano com a Capital. De acordo com lideranças do MDF (Movimento de Defesa dos Favelados), a ocupação teve início às 23h da última sexta-feira (15/08).







 
Nota:  as  mesmas estacas foram constatadas espalhadas em alguns pontos do terreno contaminado  (BHC / Mercúrio) - lado S.C.Sul





DIA 20/08/2014  (Diário do Grande ABC)-  Na tarde de segunda-feira, um vigilante do Grupo Matarazzo registrou boletim de ocorrência sobre a invasão no 56º DP (Vila Alpina), da Capital. Ele relata que o grupo entrou no local pela Rua Forte de São Bartolomeu, na Vila Prudente, em São Paulo. 

http://www.dgabc.com.br/Noticia/807209/grupo-sem-teto-ocupa-terreno-da-matarazzo?referencia=minuto-a-minuto-lista


  
INVASÃO:   O vídeo  mostra a pontinha dentro da área contaminada que foi utilizada 
 



Hoje  (22/08/2014) junto com alguns moradores do Bairro Fundação caminhamos pelas redondezas da Matarazzo e relato:


TODOS CIRCULARAM E NINGUÉM VIU ?

- POLICIA MILITAR,  GCM , DEFESA CIVIL, AUTORIDADES E PESSOAS PRÓXIMAS AO GOVERNO MUNICIPAL EM RAZÃO DAS BARRACAS DA FESTA ITALIANA, BASE FIXA DA GCM - CANIL


-  Caminhamos por aproximadamente 1:40 horas e não constatamos a presença de nenhuma viatura militar - parada e/ou em movimento. Moradores ouvidos durante nossa caminhada declararam que é raro viatura militar circulando. Quanto à GCM é mais frequente.

CONTAMINAÇÃO POR BHC   me causou surpresa  que o Padre Patrick Clarke e seus subordinados lideres  escolhessem  como área para reivindicar moradia terreno Matarazzo - contaminado por BHC e mercúrio locando ali pessoas, crianças.

CIDADE DOS MENINOS - Espero sinceramente que não tenhamos um fato futuro idem à CIDADE DOS MENINOS - DUQUE DE CAXIAS E A CONTAMINAÇÃO POR BHC E SUAS CONSEQUÊNCIAS DESDE 1987 ATÉ A PRESENTE DATA.


SÃO CAETANO DO SUL - BAIRRO FUNDAÇÃO -  moradores residentes e outros que tiveram familiares trabalhando afirmam que aquela área invadida era uma das áreas onde se descartava o BHC e também um outro produto que pela cor deveria ser enxofre. 

Ainda hoje quando há qualquer intervenção (mexer na terra)  o cheiro do BHC que é muito forte. 







Viaduto  Tortorello toda extensão margeando o Córrego dos Meninos - lado São Caetano do Sul- todos os muros quebrados . Desde a via férrea (CPTM até a Av. dos Estados) - E NINGUÉM VIU.
 







Terreno Municipal, um dos incêndios- motivação queima de fios elétricos.


REIVINDICAÇÃO DOS MUNÍCIPES


CABERÁ  Á ADM PAULO PINHEIRO - Prefeitura de São Caetano do Sul promover uma vigilância maior às áreas circunvizinhas e atender á reivindicação dos moradores que pediram à ADM AURICCHIO e continuam pedindo que sejam instaladas câmeras de monitoramento de segurança:

VIADUTO TORTORELLO - 2 extremos

AV. DOS ESTADOS - esquina com terreno MATARAZZO e/ou esquina ponte da Ibitirama (Vila Prudente).

PRAÇA ERMELINO MATARAZZO - esquina Rua Mariano Pamplona em razão de não haver vigilância da GCM ao entra e saí, circulação e permanência  de indivíduo.





21 de ago. de 2014

S.C.Sul - Programa Conviver Melhor - considerações cidadãs



PROGRAMA CONVIVER MELHOR - 3ª E 4ª IDADE - POLITICA PÚBLICA


A ADM PAULO PINHEIRO lança no dia 21/08/2014 o  Programa CONVIVER MELHOR 3ª e 4ª IDADE
O programa irá atender 5.283 munícipes com mais de 80 anos.
O Secretário Municipal de Saúde de São Caetano do Sul informa que o município tem ainda 22.000 munícipes com idade acima de 65 anos.

MINHA OBSERVAÇÃO: 
Este é um nicho favorável para consumir dinheiro público assim como tantos outros programas de políticas públicas anunciadas, iniciadas e nem sempre  finalizadas e/ou integradas ao sistema público municipal nesta  e/ou  administrações anteriores.

Observo sempre que:  SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA  tem um gasto expressivo que nem sempre resulta em prestação de serviços municipais de qualidade. 


E  POR QUE ESSA MINHA DESCONFIANÇA CIDADÃ?

EXCELENTE NEGÓCIO PRIVADO.
EXCELENTE PARA GASTO PÚBLICO.

CLIENTES E/OU MUNÍCIPES  INICIAIS:  5.283  com idade acima de 80 anos.
CLIENTES E/OU MUNÍCIPES POTENCIAIS:  22.000  com idade acima de 65 anos.


Tudo começa quando há a apresentação da parceria com a Faculdade ABC no seu projeto apresentado na reunião pública de 21/09/2013 do Conselho Municipal de Saude que após a exposição CONFIRMA A ADESÃO DO MUNICIPIO:

BREVE RELATO 

Primeiro houve a exposição da Sra.  Ana Paula Guarnieri (*) da Faculdade de Medicina ABC, discorreu sobre o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde.
A exposição teve como objetivo informar para que o Conselho confirmasse a adesão do Município de São Caetano do Sul, com ênfase para a Atenção à Saúde do Idoso.

Reflexão no dia da apresentação:  apreendi pela exposição apresentada que a Atenção à Saúde do Idoso está baseado na perspectiva da Educação Permanente em Saúde e no conceito/princípio da integralidade que possibilitem aos profissionais formados pelo programa o exercício profissional contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS. Terá duração de 5.760 horas, sendo 1.152 teóricos e 4.608 de prática /serviço
 b)  O pagamento das bolsas será pelo Governo Federal, fica a pergunta e as demais despesas que estarão vinculadas ao programa, quem pagará?
c)  Após a autorização,   Faculdade de Medicina do ABC deverá fornecer ao Conselho de Saúde cópia do Regulamento do Programa de Residência Integrada multiprofissional em saúde hospitalar (disposições gerais/ organização/ coordenação/ estrutura e funcionamento do programa/elenco e carga horária com identificação das atividades) a serem desenvolvidas nas Unidades.


PERGUNTA:  O Conselho Municipal de Saúde de São Caetano do Sul JÁ RECEBEU cópia do Regulamento do Programa de Residência Integrada multiprofissional em saúde hospitalar (disposições gerais/ organização/ coordenação/ estrutura e funcionamento do programa/elenco e carga horária com identificação das atividades) a serem desenvolvidas nas Unidades conforme combinado na reunião de 21/09/2013? 


21/AGOSTO/2014

CLIENTES E/OU MUNÍCIPES INICIAIS:  5.283 com idade acima de 80 anos.


AÇÕES PÚBLICAS PROPOSTAS PELA ADM PAULO PINHEIRO

1 -  Disponibilização de cuidadores públicos, profissionais que atuarão na casa dos idosos de 80 anos e de comprovada baixa renda. 


 PERGUNTAS: 
-Quantos cuidadores públicos estão disponíveis de forma imediata?
- Qual é o prazo para formação da primeira turma de cuidadores municipais?    Custo dessa formação técnica por aluno? 


2 -  Adaptação de imóveis que servem de residência aos idosos (a essa ação, a Prefeitura buscará firmar parcerias com a iniciativa privada) 

PERGUNTAS: 
Quantos imóveis foram avaliados x bairros?
Imóveis avaliados são próprios?   Alugados?   Quantos?


3 -  Entrega de medicamentos em casa (inclusive os que precisam ser retirados no Hospital Estadual Mario Covas) 

PERGUNTAS:  

-  A partir da avaliação médica dos 5.283 já foi realizada?   Doenças crônicas.
-  Essa avaliação está individualizada por prioridades médicas, utilidades e cronograma de atendimento imediato, médio e a longo prazo?

-  Como a farmácia de alto custo será locada em São Caetano do Sul, os medicamentos desses idosos não podem ser também alocados no mesmo espaço?

SUGESTÃO:  supervisão direta do Conselho Municipal de Saúde (medicamentos x munícipes) para a farmácia de alto custo e a medicação para os idosos.


4 - Sala para terapias com o videogame Wiiterapia

PERGUNTAS:
-  Custo  da instalação?  Qual é o custo para manutenção preventiva e corretiva?
-  Custo do profissional da saúde que irá atender essa sala? 


5 - Convênio com a Universidade Anhembi Morumbi à área de naturologia

PERGUNTAS:
-  Qual é o custo?
- Contará com  quantos profissionais médicos?


6 - Programa de  mobilidade de idosos em residência (iniciativa do Projeto Prevenção de Quedas Terceira Idade).

PERGUNTAS:   

-  Da mesma forma que foi apresentado na Administração Jose´Auricchio Junior  quantos,  dos 5.283 munícipes já foram atendidos?

-   QUAL FOI O GASTO PÚBLICO X ANO?  ADM AURICCHIO

-  QUAL SERÁ O GASTO PÚBLICO X ETAPAS X ANO?   ADM PAULO PINHEIRO




20 de ago. de 2014

Saude - Reunião pública de 20/08/2014

O Conselho Municipal da Saúde de São Caetano a partir dos 2 conselheiros representantes dos usuários SR. ROBERTO CANEVAZZI e PAULO BENEVENTO e munícipes está aos poucos com diálogo sério e responsável dialogando com os Poderes Públicos com alertas para regularização e também com sugestões para que a prestação de serviços de saúde seja a mais regular possível.

(**) link do video relato completo


1. CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE DE SÃO CAETANO DO SUL foi convidado pelo  Tribunal de Contas , SR. ROBERTO CANEVAZZI que se fez acompanhar do SR. ROBERTO SALMAZO) para fornecer algumas informações sobre:

-  regularidade das reuniões.

-  regulamento  (minha obs. ele está ultrapassado e há mais de um ano o conselho tenta sua modernização sem mexer na lei).

- conselheiros fazem relatórios conclusivos quadrimestrais da gestão - dispositivo legal (minha obs. não fazem e o comparecimento de conselheiros titulares é quase insignificante e poucos se manifestam).

- escândalo das irregularidades na Saúde (minha obs. não foi entregue nenhum relatório conclusivo das investigações seja pela Prefeitura seja pelo Legislativo).

- custo de alguns medicamentos comprados acima do valor de mercado (obs. Tribunal irá notificar o Município;

- folhas de pontos assinadas antecipadamente (obs. Tribunal irá notificar o Município).

- presidente do Conselho x secretário da saúde - apesar de não obedecer a Resolução terceira diretriz de que o Presidente do Conselho deve ser eleito,  entretanto nenhuma das  instâncias  da Saúde obedece a Resolução seja  Secretário e/ou Ministro da Saúde que acabam sendo os Presidentes dos Conselhos da Saúde.



DEMAIS INDICAÇÕES PARA REGULARIZAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

- capacitação  aos conselheiros municipais da saúde (minha obs. até a presente data não houve nenhum curso de capacitação.

- Em desacordo com a Lei - é  irregular que representante do Legislativo (vereador quando assume o cargo) seja membro do Conselho Municipal da Saúde (minha obs. SR. AIRTON LAURIANO).

- conselho continua sem sala própria para as atividades e reuniões da Mesa Diretora (sala, computador, impressora, telefone e material de escritório básico - papel, caneta, borracha, régua, grampeador) (minha obs. ofereceram a Sala de Conselhos na Câmara - que oferece apenas mesa e cadeiras - como será resolvido os demais itens necessários).

- imprescindível a digitalização e arquivo de atas,  livro de presença e demais documentos recebidos e enviados pelo CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE. (minha obs. tudo em papel e ata grampeada no livro).

- atendimento a lei federal 12994  -  piso salarial dos agentes de saúde, em torno de R$ 1.082,00.



FARMÁCIA DE ALTO CUSTO MARIO COVAS
Será transferida essa semana para São Caetano do Sul de acordo com ofício recebido pelo Secretário Municipal da Saúde Sr. Mario Chekin (20/08/2014).

Nota:  Parabéns ao Conselho Municipal de Saúde,  Secretário de Saúde Municipal e munícipes  que intermediaram com a Secretaria da Saúde Estadual  a importância de se ter a farmácia de alto custo em São Caetano do Sul.



SERVIÇOS MÉDICOS

CENTRO DE ONCOLOGIA
- inconformidades - não há computador, impressora, não tem copiadora para utilização do quadro técnico.

- prontuário de serviços de quimioterapia - em razão de atender ao faturamento e cobrança  não fica disponível no intervalo de 15 a 20 dias e isso está comprometendo o atendimento de  intercorrências médicas nesse período. O médico fica sem acesso ao prontuário por razões puramente comerciais.

O serviço prestado pelo INSTITUTO VIEIRA DE CARVALHO é apenas quimioterapia?  custo?



- continua a demora de 15 dias para iniciar o tratamento de quimioterapia, talvez  por razões comerciais. Essa inconformidade já foi denunciada e relatada em ata anterior.

O secretário da Saúde declarou que o prazo máximo para o inicio da quimioterapia segundo a Central de Regulação (Hospital São Caetano) hoje é de 5 dias.


- prazo de 60 dias para atendimento cirúrgico oncológico está sendo respeitado? obs. Secretário Municipal de Saúde r. Mário Chekin informa que o atendimento depende do  SUS e nem sempre consegue cumprir o prazo legal.




QUADRO TÉCNICO DE ONCOLOGIA

- funcionários são pagos pela Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano do Sul. Custo?

- horário de trabalho segundo o coordenador é até as 18 horas.

Inconformidade constatado por munícipe:  médicos  são dispensados às 14 horas por falta de usuários e estão sendo pagos pela carga horária até 18 horas.
Secretário da Saúde irá averiguar essa inconformidade.


MINHA OBSERVAÇÃO:  será que o mesmo "modus operantis" do quadro técnico da oncologia  não se constata em outras unidades de saúde municipal, ou seja, se faz um arranjo de atendimento para que acabe sobrando  1 a 2 horas no final do expediente, liberando antecipadamente os profissionais da saúde?



PRONTUÁRIO MÉDICO
- reunião  do Conselho Municipal da Saúde, Secretário da Saúde Sr. Mario Chekin,  técnicos da Secretaria responsável pela informatização municipal e o Jurídico  para traçar um estudo para informatização do prontuário médico com a colaboração de sugestões de usuários da Saúde.
Por que jurídico? há impedimento legal devido a possibilidade do prontuário ser fraudado  por profissional da saúde.



INFORMATIZAÇÃO DA SAÚDE
MINHA CONSTATAÇÃO:  deve ser prioridade que seja em 100% a informatização de todas as ações da Secretaria da Saúde no menor prazo possível.


CONSELHEIROS ELEITOS
- SUBSTITUIÇÃO  não é acompanhada de documento formal da entidade representativa e a justificativa da troca de representante.

- SUGESTÃO:  que após a leitura da ATA da reunião anterior seja informado aos presentes quais são os conselheiros presentes à reunião, se são titulares ou suplentes, e a entidade que representam.


Minha observação, salvo 1 ou 2 exceções, os conselheiros titulares não fiscalizam e sequer visitam as unidades da saúde para constatar a regularidade dos serviços e informar as inconformidades à Secretaria da Saúde para regularização.


PRONTO SOCORRO ALBERT SABIN
- limpeza geral deficiente  (domingo 17/08/2014 - 5 horas da manhã) - também denunciada por outros usuários ao Conselho Municipal de Saúde.
- a falta de água potável e copos
- denuncia de inconformidade no atendimento de usuária levada pelo SAMU  que sofreu queda e não foi realizado procedimento médico porque o tomógrafo queimado e prontuário não estava disponível e raio x não realizado com a justificativa que não houve osso quebrado (?).
Obs. novamente prontuário seguiu para o  setor faturamento ficando o usuário sem as informações que deveriam estar disponível.
A usuária foi dispensada ás 8 horas da manhã. (!).


Minhas perguntas: 
qual  prestação de serviços foi faturada uma vez que apenas ministraram Dipirona injetável?
qual é a justificativa médica para essa qualidade de serviço prestado - domingo 17/08/2014 - 5 horas da manhã)



QUEIMA DE  EQUIPAMENTOS
urgente instalação de dispositivos para evitar a queima de equipamentos e não apenas uma MANUTENÇÃO CORRETIVA.


SECRETÁRIA DA SAÚDE
Secretário Municipal da Saúde  Sr. Mario Chekin se coloca á disposição para dialogar com todos os moradores nos assuntos pertinentes à saúde, não só para denúncias como também para sugestões para melhorar a qualidade dos serviços municipais.
 
 

MAIS UM PROGRAMA

 
PROGRAMA CONVIVER MELHOR - 3ª E 4ª IDADE - POLITICA PÚBLICA
ADM PAULO PINHEIRO
Secretário Municipal de Saúde de São Caetano finaliza a reunião convidando para o lançamento no dia 21/08/2014 no Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISE) João Castaldelli (Avenida Presidente Kennedy, 2.400, no Bairro Olímpico) para atender em  São Caetano do Sul 5.283 moradores com mais de 80 anos.
E informa que o munícipio tem 22.000 moradores com idade acima de 65 65 anos.



(**) VIDEO RELATO DA REUNIÃO PÚBLICA