Sustentável

Sustentável

8 de ago. de 2015

Dia dos Pais - alimentando a alma com recordações.

MARIO BOTTEON,  sempre sorrindo.


PAI é  herança de sabedoria, de personalidade e caráter. É lembrança boa e exemplo pra uma vida toda.

Amanhã vamos comemorar o Dia dos Pais, pais presentes, pais ausentes.........

Meu pai ou melhor, nosso pai está ausente ................  mas nem tanto.

Dia sim,  dia não,  nos pegamos lembrando de algum episódio, ontem mesmo foi um deles, ao falar com um amigo que falava com tristeza a saudade do seu pai.


MARIO BOTTEON
 03/07/1923 -  24/09/2000




Perdeu o pai muito cedo, filho caçula de 8  irmãos foi muito mimado pelas irmãs. Era o queridinho da "mama".

a "mama" Augusta Dalcin Botteon

trabalhando desde os 10, aos 15 anos de carteira assinada

Conta minha tia que teve certeza da paixão do nosso pai pela mamãe quando, ele ao chegar no baile vespertino mamãe  dançava com outro.  Desmaiou de amor.

Pouco tempo depois,  casou com sua princesa.

E todos os meses de todos anos, sempre a surpreendia com um presentinho que podia ser até um punhado de flores que colhia e trazia para ela. E como conversavam, algumas vezes durante horas e riam, riam muito.
 



Então vou falar um pouquinho do nosso pai MARIO BOTTEON, uma pessoa  quase 100% emocional, alma de artista, poeta, escritor, falador, adorava  puxar conversa, não importava o lugar.

Se pegava o ônibus, ia conversando, contando causos,  e ao final da viagem ganhava mais um amigo.

Confiava demais nas pessoas, a ponto  de não conferir o troco para não "constranger pela desconfiança" o caixa.  Depois de algumas situações, o problema  resolvido:   pagamento , só com cartão.

Católico, não era muito de igreja, mas estava sempre em oração, em casa, na rua, fila de bancos, dizia que sempre era hora de um "pai nosso e uma ave maria".

Homem moderno para seu tempo,  não se acanhava, tirava o terno, a gravata e  ia prá cozinha, e se elogiado o prato, aí repetia, repetia até aprender outra receita, lavar louça um expert e se precisasse até botão pregava.

Finais de semana, passeava de bicicleta com os filhos, empinava pipa, parquinho, piscina. E  diariamente, à mesa, sempre boas conversas,  todos os assuntos passados, presentes e futuros. 

Aprendeu e ensinou que a  vida vivida com pequenas gentilezas era melhor de ser vivida.

E deixou muitas lembranças, sentimos sim saudade, uma saudade boa, de  momentos bons outros nem tanto, mas sempre muito amorosos e vividos juntos.

MÁRIO BOTTEON,  vivenciou todas as emoções,  casou com a princesa, atuou, escreveu, teve filhos, neto, perdeu filho, plantou árvores,  muitos amigos,  muitas conversas, chorou  e riu muito.


Estiloso

(à direta) atuando em Criada Impagável (1952)
















Anúncio, um entre muitas  apresentações


Discursando, um dos muitos 28 de julho, aniversario de São Caetano do Sul







 
       



Viveu um tempo onde o diálogo democrático existia,  conviveu com todos Campanella, Massei, Braido, Dellanese e Tortorello, divergiam inúmeras vezes e sempre com seus bilhetinhos  (*).

*  sempre que andando pela cidade  constatava alguma irregularidade tinha a liberdade de escrever bilhetinhos que deixava com as secretarias dos prefeitos, e eram prontamente atendidos.


MARIO BOTTEON não era perfeito, tinha defeitos, claro,   turrão, outras vezes teimoso mas só  até a página 2, logo abrandava, e voltava a sorrir.

Corintiano mas não fanático começou no esporte integrando o time Juvenil Palmeirinha (1943) mas a arte falou mais alto.


Mario Botteon, da direita  para a esquerda, o primeiro, agachado.

Adorava ler, eram centenas de livros, e todo mês, tínhamos,  no mínimo dois  para ler, autores, todos.

Participou como um dos idealizadores e  primeiros conselheiros da Fundação de Artes de São Caetano e era entusiasta do  Museu Histórico desde seu início e contribuiu com muitas peças.

Uma delas, ele até queria, mas a família disse não, o  livro de orações que o avô Francesco Botteon trouxe de Vittorio Veneto. O resto, doou tudo.

Adorava conhecer histórias de vida e as reproduzia nos jornais da cidade. Algumas hilárias outras comoventes.

Não tinha vergonha de expor suas emoções, carinhoso, com a esposa, os filhos, amigos e sempre atencioso até com aqueles que divergiam de seus pensamentos. Um gentleman.

Percebi que não disse "eu amo meu pai",  seria muito fácil, mas é díficil expressar o tanto que é gostar,  admirar, respeitar, sentir saudade, mas também a gratidão da presença mesmo na ausência.


Que bom, tivemos sorte de ter  MARIO BOTTEON esposo,  pai,  avô, amigo e conselheiro, que deixava os filhos livres para suas escolhas,  confiante que  de que fez o melhor e com certeza, fez.






Corrida eleitoral x candidato "sem noção"

Ainda não estamos, de acordo com a lei eleitoral, e a campanha já começou.

E a cidade foi surpreendida pelo  ainda pré candidato BETO VIDOSKI emporcalhando as ruas  (08/ago/2015)

A sede de sentar na cadeira municipal  é tanta que mais um vez demonstra toda sua ansiedade, enquanto, acredito, outros candidatos ainda estão elaborando seus programas, o Sr. BETO VIDOSKI  já  deu o ponta pé  na gastança e ações nada sustentáveis quando faz reprodução gráfica da matéria impressa.

Nem ALCKMIN aprovaria.












7 de ago. de 2015

S.C.Sul : 19 vereadores x qualidade legislativa

CÂMARA DE SÃO CAETANO DO SUL


Todos nós munícipes fazemos nosso próprio juízo de valores e  sabemos que não teremos nunca satisfeito nosso ideal de comportamento legislativo mas  constatando os trabalhos da Câmara podemos desde já fazer nosso ranking individualizado do comportamento dos 19 vereadores.


Ranking de personalidade legislativa

Nada tem haver com "simpatia pessoal" e/ou  "partidária"  apenas uma reflexão desses  31 meses faltando 17 meses para o término do exercício legislativo 2013/2016.



BASE ALIADA - JORGE SALGADO (PROS) – penoso mas está cumprindo seu papel (4º mandato)

OPOSIÇÃO - FABIO PALÁCIO (PR) - voltou a ser o vereador combativo do primeiro mandato (3º mandato) resta saber até quando? é´expert em "nadar" de acordo com a maré.

INDEPENDENTE - EDISON PARRA (PHS) - não mudou sua postura legislativa - mantém-se equilibrado na sua independência (1º mandato)





     POSTURA LEGISLATIVA  – PROF. MAGALI (PSD)  e DR. CARLOS HUMBERTO SERAPHIM  (PPS) – educação, projetos de interesse cidadão e zero de deslumbramento ao cargo público.
E vamos ver até que ponto Vereador SERAPHIM se manterá assim ou se juntará aos "engessados" pela ADM.
.


CONVITE :  todos os dias somos "bombardeados" por informações, declarações que vem de todas as mídias, então fica o convite faça você, a partir do seu próprio juízo de valores o seu ranking de vereadores x personalidade legislativa.








6 de ago. de 2015

Gilberto Costa pré candidato?

Gilberto Costa , ex -Vereador  e ex-Secretário Municipal de Esportes e Turismo de São Caetano do Sul 


2016  -  ANO ELEITORAL - GILBERTO COSTA
a desconstrução do candidato?
o convencimento para mudança de rumo?
ou vai apostar em cavalo manco?



 

se prepara (?) para  disputar cargo público conforme matéria publicada .




E como ficam as denúncias de haver irregularidades na Secretaria? foi durante sua gestão? 

Claro que ainda são "penas ao vento"  e se levadas adiante aproveitando o ano eleitoral trará transtornos à sua candidatura?

Questionado durante entrevista o denunciante declarou  que aguardaria o "momento oportuno" para dar conhecimento à   todos (?).



Em 26/02/2014 :






TRAJETÓRIA POLÍTICA DO DENUNCIANTE  NA IMPRENSA



BIOGRAFIA PUBLICADA PELO DENUNCIANTE