Sustentável

Sustentável

8 de set. de 2018

APARELHAMENTO DO ESTADO.






AGRAVADO PELA CONTRATAÇÃO DE COMISSIONADOS




O aparelhamento sempre  existiu  e é quando  o PARTIDO QUE ESTÁ GOVERNO (municipal, estadual e federal)  centraliza o poder, pois assim fica mais fácil controlar todas as ações, e encobrir possíveis erros ou “incêndios” de corrupções.


Hoje com a maior  visibilidade formal não de fato   das contas públicas como “beliscar” os cofres públicos?



Fácil . 



Em serviços onde não há  a obrigatoriedade constitucional (Educação, Saúde e Segurança)  e aí vale desde a vassourada, passando pela informática, insumos,   de consumo , pequenas obras, manutenções, obras de infraestrutura   e todos beliscam seu quinhão.

Mas também é possível quando interessa beliscar seu quinhão na SAUDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA.




ENGESSADAS  enquanto o grupo dominante está no poder aqueles que divergem são engessadas .

Algumas se calam ,  outras aderem e se contaminam com cargos públicos oferecidos  para si, familiares, agregados, aliados partidários e oposicionistas da eleição passada e se ajeitam em cargos municipais, estaduais, federais, legislativos, autarquias, fundações e empresas público-privadas.







APARELHAMENTO DO ESTADO
Aplica=se à tomada de controle de orgãos ou setores da Administração Pública por representantes de grupo de interesses corporativos ou partidários,  mediante a ocupação  de postos estratégicos das organizações do ESTADO,  de modo a colocá-as a serviço dos interesses do grupo.

DEMOCRACIA   O que nos garante ser uma democracia, e o que faz um Estado  laico e plural, é o fato dos 3 poderes  EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIARIO serem independentes e livres de partidarismo e ideologias, sem comprometimentos com agendas, ou como diria um bom brasileiro “rabo preso” com ninguém.

Quando acontece o aparelhamento
O aparelhamento consiste quando estes três poderes sofrem influências externas nas suas ações, e competências.

O que antes foi o aparelhamento a partir da centralização pela força (Marx)  agora se faz pela tomada  do espaço cultural,  acadêmico  e político e não pelo espaço geográfico assim  com menos resistência  (Gramsci) como vemos nos MOVIMENTOS QUE SURGEM EM ANO ELEITORAL (2018)   que apenas modernizaram a linguagem mas que tem na sua essência o mesmo velho objetivo de tomar posse e não de reorganizar o Estado e as ações públicas independente de ser ou não ano eleitoral.

MOVIMENTOS que  hoje que também servem de " guarda chuva" para  alguns  partidos do sistema político vigente.



GRAVE  quando  chega ao SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL onde as leis são interpretadas com longas explanações   se apegando às virgulas.






MINISTRO BARROSO manda investigar vazamento de informações