Estar presente na reunião do Conselho Municipal da Saúde só fez reafirmar que é preciso haver o controle social da receitas e despesas apresentadas pela Administração Municipal.
"Uma pessoa só é de fato livre quando obedece as leis que ela ajudou a criar." J. Jacques Rousseau Filósofo, 1757
(*) A Lei Orçamentária é um instrumento muito poderoso. É com ele que a população conta para garantir investimentos que melhorem a qualidade de vida na cidade. Mas para termos um orçamento que atenda às necessidades dos moradores e é fundamental a participação em todo processo orçamentário
Fatos que não determinam mas estimulam uma atenção especial do cidadão interessado no Controle Social.
"Uma pessoa só é de fato livre quando obedece as leis que ela ajudou a criar." J. Jacques Rousseau Filósofo, 1757
(*) A Lei Orçamentária é um instrumento muito poderoso. É com ele que a população conta para garantir investimentos que melhorem a qualidade de vida na cidade. Mas para termos um orçamento que atenda às necessidades dos moradores e é fundamental a participação em todo processo orçamentário
Em São Caetano do Sul, observamos que não se respeita a exigência de detalhamento das prioridades e
metas.
As
prioridades são apresentadas de forma
bastante geral. Quem lê essas prioridades não consegue saber o que de fato a
Prefeitura pretende realizar.
A
lista de obras e serviços presentes no orçamento não apresenta os bairros que serão beneficiados.
Ou
seja, a Prefeitura faz assim exatamente para ficar livre e fazer o que desejar.
Isso é o que se chama falta de transparência do governo.
Valendo-se da desinformação da
população, o governo abusa do poder.
Sem a informação e a fiscalização da
população o governo facilmente desrespeita a lei.
Fatos que não determinam mas estimulam uma atenção especial do cidadão interessado no Controle Social.
Esses são alguns sinais que favorecem a corrupção:
- histórico comprometedor do prefeito eleito e de seus auxiliares (indicados)
- falta de transparência nos atos administrativos do Prefeito constatado
a partir do cidadão ter que recorrer ao MP para obtenção de informações
administrativas e/ou financeiras.
- ausência de controles administrativos e financeiros
- apoio de grupos suspeitos de práticas de crimes e/ou irregularidades
- subserviência do Legislativo e dos Conselhos Municipais
- baixo nível de capacitação técnica dos colaboradores e ausência de
treinamento de funcionários públicos
- alheamento da comunidade quanto ao processo orçamentário
- algumas atitudes tomadas pela Administração e certos comportamentos
das autoridades municiais se autodenunciam como fatos que podem estar
relacionados à corrupção:
a) perceptíveis quando o grupo
de amigos e parentes das autoridades municipais exibe bens de alto valor,
adquiridos de uma hora para a outra, como carros e imóveis, e também na
ostentação por meio de gastos pessoais incompatíveis com suas rendas, como
viagens, festas, patrocínios, dentre outras coisas. Alguns passam a ter uma vida social intensa,
freqüentando locais de lazer que antes não freqüentavam, como bares e
restaurantes, onde realizam grandes despesas.
b) os corruptos assumem feições
diversas.
- Há o do tipo grosseiro e despudorado, que se compraz em fazer demonstrações ostensivas de poder e riqueza, exibindo publicamente acesso a recursos extravagantes. Geralmente, não se preocupa em ser discreto, pois necessita alardear o seu sucesso econômico e sua nova condição, mesmo quando os que estão à sua volta possam perceber que o dinheiro exibido não tem procedência legítima. Com esse tipo de corrupto, a apropriação de recursos públicos é associada a um desejo incontrolável de ascender socialmente e de exibir essa ascensão. Como não encontra maneiras de enriquecer honestamente, recorre a atos ilícitos.
- Já o fraudador discreto (ladino) tem
formas de agir que tornam mais difícil a descoberta do ilícito. O dinheiro é
subtraído discretamente, por meio de esquemas bem articulados com os
fornecedores, o que torna a sua descoberta mais difícil. O resultado dos golpes
é aplicado longe do domicílio. - Há o do tipo grosseiro e despudorado, que se compraz em fazer demonstrações ostensivas de poder e riqueza, exibindo publicamente acesso a recursos extravagantes. Geralmente, não se preocupa em ser discreto, pois necessita alardear o seu sucesso econômico e sua nova condição, mesmo quando os que estão à sua volta possam perceber que o dinheiro exibido não tem procedência legítima. Com esse tipo de corrupto, a apropriação de recursos públicos é associada a um desejo incontrolável de ascender socialmente e de exibir essa ascensão. Como não encontra maneiras de enriquecer honestamente, recorre a atos ilícitos.
Em geral, utilizam-se de “laranjas” (pessoas
que, voluntária ou involuntariamente, emprestam suas identidades para encobrir
os autores das fraudes), adquirem bens móveis ou semoventes: dólar, ouro,
papéis do mercado de capitais, gado, commodities etc.
b) mesmo quando a corrupção é bem
planejada, deixa vestígios. Às vezes, os que se sentem traídos na partilha
acabam por denunciar o esquema. Além disso, a necessidade de manter os atos
ilegais ocultos torna difícil para o próprio corrupto, e até mesmo para os seus
familiares usufruírem da riqueza. Quando essa situação não gera um conflito
entre os participantes da quadrilha, os comparsas acabam por ficar com a maior
parte dos bens adquiridos. Os corruptos ficam normalmente à mercê daqueles que
operam o sistema, o caixa da quadrilha, e os laranjas.
- Independente dos tipos de corrupção praticados, os cidadãos que
desejarem um governo eficiente e transparente devem ficar atentos aos sinais
que o governo emite. Um administrador sério e bem intencionado escolhe como
assessores pessoas representativas e que tenham boa reputação e capacidade
administrativa.
- Deve-se desconfiar de grupos
fechados que gravitam em torno do poder. A nomeação de parentes de autoridades
(prefeito, secretários, vereadores etc.) é também indício de corrupção.
- resistência das autoridades municipais à liberação de informações
sobre gastos públicos. Ao mesmo tempo, não admitem que dados contábeis e outras
informações da administração pública sejam entregues a organizações
independentes e aos cidadãos, nem que estes tenham acesso ao que se passa no
Executivo.
- a Lei de Responsabilidade Fiscal impõe um princípio altamente salutar
ao equilíbrio financeiro das prefeituras: não se pode gastar mais do que se
arrecada. Também, por defender a transparência absoluta das contas públicas,
essa lei se tornou um entrave à corrupção.
- Qualquer cidadão tem o direito de saber, e os políticos têm o dever de
demonstrar, como o dinheiro público está sendo empregado. Para que isso ocorra é imprescindível que São
Caetano do Sul aperfeiçoe a sua lei orgânica, para tornar mais transparentes as ações da
administração municipal.
- orçamento municipal são, normalmente, previstos para custear os
serviços básicos da cidade, como manutenção e limpeza das ruas e praças, coleta
de lixo e provimento de água e de esgoto, serviços sociais, educação, saúde e
até algumas obras públicas.
- a negligência em relação a
esses serviços básicos, observada pelo aspecto de abandono que a cidade adquire,
pode ser um indício não só de incompetência administrativa, como de desvio de
recursos públicos.
Esses sinais ficam mais claros quando se constata que a prefeitura
mantém um quadro de funcionários em
número muito superior ao necessário para a realização dos serviços e gasta
recursos com despesas não prioritárias para os cidadãos.
- Cargos públicos para pagar promessas de campanha e dar
empregos para correligionários, amigos e parentes e não por necessidade do
serviço público.
Isso acontece mesmo quando a prefeitura se encontra em situação de
déficit orçamentário e impedida de contratar funcionários por força da Lei de
Responsabilidade Fiscal, que impede a administração pública de gastar mais do
que arrecada e impõe à folha salarial um limite de 60% dos gastos totais.
- a lei orgânica do Municipio obriga o prefeito a afixar diariamente na
sede da prefeitura o movimento de caixa do dia anterior (o chamado boletim de
caixa), no qual devem estar discriminados todos os pagamentos efetuados.
A mesma lei exige também que, mensalmente, seja tornado público o
balancete resumido com as receitas e despesas do município.
A ausência desses procedimentos faz com que os cidadãos fiquem impedidos
de acompanhar e verificar a movimentação financeira da municipalidade, e isso
pode ser indicação de acobertamento de fatos ilícitos.
- quando aprovado pela Câmara Municipal, o o orçamento deve ser
rigorosamente cumprido, pois é uma Lei. O orçamento da Prefeitura Municipal de
São Caetano e/ou autarquias ou fundações é uma peça de planejamento e de
priorização no dispêndio de recursos. Ele apresenta valores por rubrica,e deve
refletir o desejo e as prioridades estabelecidas pela população.
- Qualquer alteração posterior
deve ser novamente submetida ao Legislativo local e tornada pública, para que
as razões do remanejamento possam ser entendidas pelos cidadãos.
- Lei municipal – verdadeira obra de ficção. Em São Caetano do Sul o
Prefeito introduziu na Lei e o Legislativo aprova artigo que autoriza o
Prefeito a remanejar 100% das verbas do orçamento.
Isso na prática tira toda a priorização, e dá autoridade ao Prefeito
para gastar onde ele desejar pois tudo pode ser remanejado.
Remanejamentos de verbas superiores a 5% do orçamento são inaceitáveis.
Qualquer coisa acima desse limite deveria ser novamente submetida à Câmara
Municipal, pois está modificando as prioridades estabelecidas pelo orçamento
original.
- deixar de dar publicidade no caso de transferências, publicando as mesmas de forma ininteligível,
por meio de códigos, procurando esconder quais contas estão sendo manipuladas e
quais os elementos orçamentários remanejados.
Esse esquema visa a dificultar a fiscalização dos gastos públicos.
- Em São Caetano do Sul vereadores votam a lei orçamentária municipal
(*) obedecendo a orientação do Prefeito Municipal.
Reflexão :
quão importante a sociedade civil realizar o controle social e estar ciente do orçamento municipal.
Reflexão :
quão importante a sociedade civil realizar o controle social e estar ciente do orçamento municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário