Sustentável

Sustentável

20 de ago. de 2014

Saude - Reunião pública de 20/08/2014

O Conselho Municipal da Saúde de São Caetano a partir dos 2 conselheiros representantes dos usuários SR. ROBERTO CANEVAZZI e PAULO BENEVENTO e munícipes está aos poucos com diálogo sério e responsável dialogando com os Poderes Públicos com alertas para regularização e também com sugestões para que a prestação de serviços de saúde seja a mais regular possível.

(**) link do video relato completo


1. CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE DE SÃO CAETANO DO SUL foi convidado pelo  Tribunal de Contas , SR. ROBERTO CANEVAZZI que se fez acompanhar do SR. ROBERTO SALMAZO) para fornecer algumas informações sobre:

-  regularidade das reuniões.

-  regulamento  (minha obs. ele está ultrapassado e há mais de um ano o conselho tenta sua modernização sem mexer na lei).

- conselheiros fazem relatórios conclusivos quadrimestrais da gestão - dispositivo legal (minha obs. não fazem e o comparecimento de conselheiros titulares é quase insignificante e poucos se manifestam).

- escândalo das irregularidades na Saúde (minha obs. não foi entregue nenhum relatório conclusivo das investigações seja pela Prefeitura seja pelo Legislativo).

- custo de alguns medicamentos comprados acima do valor de mercado (obs. Tribunal irá notificar o Município;

- folhas de pontos assinadas antecipadamente (obs. Tribunal irá notificar o Município).

- presidente do Conselho x secretário da saúde - apesar de não obedecer a Resolução terceira diretriz de que o Presidente do Conselho deve ser eleito,  entretanto nenhuma das  instâncias  da Saúde obedece a Resolução seja  Secretário e/ou Ministro da Saúde que acabam sendo os Presidentes dos Conselhos da Saúde.



DEMAIS INDICAÇÕES PARA REGULARIZAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

- capacitação  aos conselheiros municipais da saúde (minha obs. até a presente data não houve nenhum curso de capacitação.

- Em desacordo com a Lei - é  irregular que representante do Legislativo (vereador quando assume o cargo) seja membro do Conselho Municipal da Saúde (minha obs. SR. AIRTON LAURIANO).

- conselho continua sem sala própria para as atividades e reuniões da Mesa Diretora (sala, computador, impressora, telefone e material de escritório básico - papel, caneta, borracha, régua, grampeador) (minha obs. ofereceram a Sala de Conselhos na Câmara - que oferece apenas mesa e cadeiras - como será resolvido os demais itens necessários).

- imprescindível a digitalização e arquivo de atas,  livro de presença e demais documentos recebidos e enviados pelo CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE. (minha obs. tudo em papel e ata grampeada no livro).

- atendimento a lei federal 12994  -  piso salarial dos agentes de saúde, em torno de R$ 1.082,00.



FARMÁCIA DE ALTO CUSTO MARIO COVAS
Será transferida essa semana para São Caetano do Sul de acordo com ofício recebido pelo Secretário Municipal da Saúde Sr. Mario Chekin (20/08/2014).

Nota:  Parabéns ao Conselho Municipal de Saúde,  Secretário de Saúde Municipal e munícipes  que intermediaram com a Secretaria da Saúde Estadual  a importância de se ter a farmácia de alto custo em São Caetano do Sul.



SERVIÇOS MÉDICOS

CENTRO DE ONCOLOGIA
- inconformidades - não há computador, impressora, não tem copiadora para utilização do quadro técnico.

- prontuário de serviços de quimioterapia - em razão de atender ao faturamento e cobrança  não fica disponível no intervalo de 15 a 20 dias e isso está comprometendo o atendimento de  intercorrências médicas nesse período. O médico fica sem acesso ao prontuário por razões puramente comerciais.

O serviço prestado pelo INSTITUTO VIEIRA DE CARVALHO é apenas quimioterapia?  custo?



- continua a demora de 15 dias para iniciar o tratamento de quimioterapia, talvez  por razões comerciais. Essa inconformidade já foi denunciada e relatada em ata anterior.

O secretário da Saúde declarou que o prazo máximo para o inicio da quimioterapia segundo a Central de Regulação (Hospital São Caetano) hoje é de 5 dias.


- prazo de 60 dias para atendimento cirúrgico oncológico está sendo respeitado? obs. Secretário Municipal de Saúde r. Mário Chekin informa que o atendimento depende do  SUS e nem sempre consegue cumprir o prazo legal.




QUADRO TÉCNICO DE ONCOLOGIA

- funcionários são pagos pela Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano do Sul. Custo?

- horário de trabalho segundo o coordenador é até as 18 horas.

Inconformidade constatado por munícipe:  médicos  são dispensados às 14 horas por falta de usuários e estão sendo pagos pela carga horária até 18 horas.
Secretário da Saúde irá averiguar essa inconformidade.


MINHA OBSERVAÇÃO:  será que o mesmo "modus operantis" do quadro técnico da oncologia  não se constata em outras unidades de saúde municipal, ou seja, se faz um arranjo de atendimento para que acabe sobrando  1 a 2 horas no final do expediente, liberando antecipadamente os profissionais da saúde?



PRONTUÁRIO MÉDICO
- reunião  do Conselho Municipal da Saúde, Secretário da Saúde Sr. Mario Chekin,  técnicos da Secretaria responsável pela informatização municipal e o Jurídico  para traçar um estudo para informatização do prontuário médico com a colaboração de sugestões de usuários da Saúde.
Por que jurídico? há impedimento legal devido a possibilidade do prontuário ser fraudado  por profissional da saúde.



INFORMATIZAÇÃO DA SAÚDE
MINHA CONSTATAÇÃO:  deve ser prioridade que seja em 100% a informatização de todas as ações da Secretaria da Saúde no menor prazo possível.


CONSELHEIROS ELEITOS
- SUBSTITUIÇÃO  não é acompanhada de documento formal da entidade representativa e a justificativa da troca de representante.

- SUGESTÃO:  que após a leitura da ATA da reunião anterior seja informado aos presentes quais são os conselheiros presentes à reunião, se são titulares ou suplentes, e a entidade que representam.


Minha observação, salvo 1 ou 2 exceções, os conselheiros titulares não fiscalizam e sequer visitam as unidades da saúde para constatar a regularidade dos serviços e informar as inconformidades à Secretaria da Saúde para regularização.


PRONTO SOCORRO ALBERT SABIN
- limpeza geral deficiente  (domingo 17/08/2014 - 5 horas da manhã) - também denunciada por outros usuários ao Conselho Municipal de Saúde.
- a falta de água potável e copos
- denuncia de inconformidade no atendimento de usuária levada pelo SAMU  que sofreu queda e não foi realizado procedimento médico porque o tomógrafo queimado e prontuário não estava disponível e raio x não realizado com a justificativa que não houve osso quebrado (?).
Obs. novamente prontuário seguiu para o  setor faturamento ficando o usuário sem as informações que deveriam estar disponível.
A usuária foi dispensada ás 8 horas da manhã. (!).


Minhas perguntas: 
qual  prestação de serviços foi faturada uma vez que apenas ministraram Dipirona injetável?
qual é a justificativa médica para essa qualidade de serviço prestado - domingo 17/08/2014 - 5 horas da manhã)



QUEIMA DE  EQUIPAMENTOS
urgente instalação de dispositivos para evitar a queima de equipamentos e não apenas uma MANUTENÇÃO CORRETIVA.


SECRETÁRIA DA SAÚDE
Secretário Municipal da Saúde  Sr. Mario Chekin se coloca á disposição para dialogar com todos os moradores nos assuntos pertinentes à saúde, não só para denúncias como também para sugestões para melhorar a qualidade dos serviços municipais.
 
 

MAIS UM PROGRAMA

 
PROGRAMA CONVIVER MELHOR - 3ª E 4ª IDADE - POLITICA PÚBLICA
ADM PAULO PINHEIRO
Secretário Municipal de Saúde de São Caetano finaliza a reunião convidando para o lançamento no dia 21/08/2014 no Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISE) João Castaldelli (Avenida Presidente Kennedy, 2.400, no Bairro Olímpico) para atender em  São Caetano do Sul 5.283 moradores com mais de 80 anos.
E informa que o munícipio tem 22.000 moradores com idade acima de 65 65 anos.



(**) VIDEO RELATO DA REUNIÃO PÚBLICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário