E vemos mais uma tentativa no papel de colocar a gestão ambiental para começar a andar.
De 2008 a 2018 avançamos pouco em termos de qualidade nas ações ambientais que não sejam os números apresentados no papel justificando avanços na sustentabilidade.
E com certeza será objeto para a caça ao voto do eleitor.
CONDEMA continua atrelado ao querer ou não querer daquele que está à frente da ADM.
Muda Prefeito e o Meio Ambiente continua patinando
Qual deveria ter sido a postura do primeiro Conselho, do segundo Conselho e os demais constituídos por membros selecionados pela ADM de São Caetano do Sul:
- que os moradores sejam informados sobre o planejamento, as consultas e resultados das reuniões realizadas.
- exercício salutar da “cultura” de responder aos questionamentos da sociedade.
- fiscalizar a política ambiental e propor sugestões ao Executivo
- acatar sugestões da sociedade civil e criar um canal de relacionamento, não burocrático, mas efetivo para melhorar a questão ambiental em S.C.Sul.
- que os conselheiros tenham posturas independentes e não subservientes ao Poder Executivo, demonstrando atitude política para as questões ambientais.
Devemos exercitar a cultura de que os conselhos públicos devem ser orgãos independentes , não devem ser controlados e/ou subordinados ao Poder Público, para que tenham caráter deliberativo e seus pareceres técnicos considerados documentos oficiais, quando o posicionamento de um conselho público não for acatado, ou se tratar de desinformação ou má fé dos agentes públicos envolvidos.
2017 / 2018 CALÇADAS RECEBENDO ASFALTO
Constato que o desrespeito ambiental é flagrante e continuado.
CARTA DA TERRA
AGENDA 21 -FERRAMENTA QUE PODE COLABORAR mas que esbarra em melindres partidários e paraquedistas eleitoreiros.2017 / 2018 CALÇADAS RECEBENDO ASFALTO
Constato que o desrespeito ambiental é flagrante e continuado.
CARTA DA TERRA
Por que chegamos à Agenda 21 e com quais propósitos?
Em 20/03/2008 tomei conhecimento da Agenda 21 e que para a agenda local alguns pontos são destacados:
De fato, a Agenda 21 local transforma completamente as relações entre as autoridades municipais e as comunidades no planejamento e execução das políticas públicas.
É preciso que o governo local tenha vontade, coragem para inovar e evite iludir os cidadãos com uma "comissão de fachada".
A sociedade civil pode começar com ações que visem a "mudança de mentalidade" :
- do impacto de suas ações sobre o meio ambiente
- valores e objetivos a serem propostos ao governo municipal
- sugerir um cronograma e formas de monitoramento e avaliação das ações implementadas bairro a bairro.
Moradores à beira de um ataque de nervos perante o descaso com nossa qualidade de vida se mobilizaram após alguns episódios (VIDEO) e fomos agregando informações.
E O DESCASO NÃO É DE UM GOVERNO MAS DE VÁRIOS GOVERNOS MUNICIPAIS.
https://comunidadetribunalivre.blogspot.com.br/2018_03_18_archive.html
A implantação da Agenda 21 em São Caetano do Sul foi realizada ao meu ver de forma protocolar e não acrescentou nada em termos de novos rumos a diversos aspectos ambientais, foi educada, foi divertida, foi festiva mas muito pouco comprometida em diagnosticar a qualidade de vida dos cidadãos que trabalham, estudam e moram na cidade de S.C.Sul.
Novamente poderíamos ter sido um diferencial até pelo tamanho da cidade (15 km2) em termos de Agenda 21, Certificado Verde, Verde-Azul, etc...... mas ficamos no superficial e não nos aprofundamos em mudar hábitos ambientais cristalizados por gerações.
2018 EMPRÉSTIMOS X APROVAÇÃO DE VEREADORES
HISTÓRIA DA AGENDA 21 S.C.SUL
https://agenda-21-sao-caetano-do-sul.webnode.com/
MATARAZZO CONTAMINAÇÃO PASSIVO AMBIENTAL
http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental
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