São Caetano do Sul, 26 de novembro de 2014.
Ao
Sr. Paulo
Pinheiro, Prefeito Municipal
c.c. Sr.
Mario Chekin, Secretário Municipal da Saúde
Sr.
Sallum Kalil Neto, Secretário Interino da Saúdec.c. Conselho Municipal de Saúde - seguimento usuários
Prezados Senhores
Pelo presente
venho apresentar algumas observações e sugestões para a SAUDE de todos nós,
munícipes da cidade de São Caetano do Sul a partir da participação nas reuniões
públicas do Conselho Municipal da Saúde como segue:
FUNDAÇÃO ABC X CONTRATOS COM ADM S.C.SUL
Compras na
base de envelopes – o Regulamento Interno de Compras da Fundação ABC não tem
previsibilidade de acompanhamento de abertura de envelopes em sessão pública
mas está disponível no departamento de compras desde a publicação da empresa
vencedora para vista.
A ADM de São
Caetano do Sul mantém contrato com a Fundação para gerenciar todas as compras
para a Saúde (edital, memoriais descritivos, concorrência, proclamação do
resultado).
CORRUPÇÃO EXEMPLO:
PUBLICIDADE E/OU QUAISQUER OUTRAS MODALIDADES.
COMO
CORROMPER UMA LICITAÇÃO ONDE O CRITÉRIO TÉCNICO SERÁ DETERMINANTE:
Como eu afino uma concorrência por critério técnico?
Estabelecendo 3 ou 4 cláusulas que eu como licitante sei que vou fazer
uma peneira inicial.Como eu afino uma concorrência por critério técnico?
Sobram em média 7/8 empresas.
Mas também coloco uma cláusula técnica que tenho certeza que consigo que sobrem 4 empresas.
Dessas 4 empresas provavelmente 3, mesmo com CNPJ diferentes falam a mesma linguagem econômica.
E aí ganha a empresa que eu direcionei tecnicamente com essa finalidade. E com a certeza que a lei de concorrências será atendida.
PERGUNTA: Quem garante junto à Fundação ABC as
”Boas Práticas de Compras” praticadas
nas licitações para atender a SAÚDE de
São Caetano do Sul?
CENTRO DE ONCOLOGIAContrato assinado com o Instituto Vieira de Carvalho que a princípio foi colocado tanto pela ADM AURICCHIO como a ADM PAULO PINHEIRO como a Unidade que iria equacionar o atendimento médico-ambulatorial que sabemos não seria de excelência mas que haveria um atendimento regular.
Declaração publicada (22/abr/2013) do responsável coordenador Sr. Valter de Oliveira Filho o Centro atendeu 3.149
pacientes e contou com com 4 oncologistas, 2 assistentes sociais, 1
psicóloga, 2 enfermeiras, 2 recepcionistas.
A equipe técnica e administrativa é paga pela Prefeitura.
Os serviços de radioterapia, parte integrante do contrato, não são fornecidos pelo Instituto.
Houve quebra na regularidade do atendimento por atraso em renovar o contrato com o Instituto.
Denúncia que os serviços de
quimioterapia são fornecimento somente com pagamento antecipado pela
Prefeitura.
- O
atendimento aos pacientes terminais, como foi colocado na denúncia, que
precisam da morfina para alivio das dores são encaminhadas ao OS para aplicação
e devem retornar ao Centro para novo atendimento com o oncologista.
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES
- 3.149 pacientes - esse número é individualizado ou são 3.149 consultas médicas se observarmos a logística pratica comentada na reunião pública de Nov/2014 quando o paciente volta para nova consulta?
- 3.149 pacientes - esse número é individualizado ou são 3.149 consultas médicas se observarmos a logística pratica comentada na reunião pública de Nov/2014 quando o paciente volta para nova consulta?
De acordo com a manifestação dos Conselheiros representantes de nós,
munícipes, Sr. Roberto Canavezzi e Sr. Paulo Benevento declararam que
receberam cópia do contrato com o Instituto observo e sugiro:
- que a Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do
Sr. Mario Chekin ou Sr. Sallum Kalil Neto
num gesto de boa vontade se reúna com os Conselheiros para dialogar
sobre esse contrato, que como constatado nas reuniões públicas não está
atendendo de forma regular os pacientes com a qualidade merecida.
- que a infra-estrutura do Centro Oncológico seja colocada em atendimento diferenciado,
seja para aplicação medicamentosa para alívio de dores como para terapias
alternativas que promovam qualidade de vida a esses pacientes otimizando
serviços e custos.
- convidem num sinal de boa vontade a Rede Feminina do Câncer para
ações dentro do Centro de Oncologia.
DIABÉTICOS
- Utilização
incorreta do kit diabético
- A recusa dos pacientes de estar presentes nas
reuniões
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES
- kit diabético – por que não aproveitar a consulta
médica dos diabéticos e promover reunião com farmacêutico e/ou agente de saúde
do Bairro habilitado e/ou diabéticos para promover a conscientização da correta
utilização do kit. Não de uma forma burocrática mas sim de forma humanizada.
- aproveitar as reuniões de conscientização para informações nutricionais utilizando
estudantes – estagiários da área de nutrição.
FRALDAS
- foram apresentadas 2 modelos de fraldas e é visível a falta de qualidades mínimas das fraldas compradas pela ADM PAULO PINHEIRO.
- e o munícipe fica com a pergunta: quanto estou
pagando por essa falta de qualidade?
LEITE DANKY
- volto a insistir que a compra realizada (36.000 quilos) pela ADM PAULO PINHEIRO não levou em conta que muitos pacientes utilizam o leite em pó para melhorar a sua nutrição.
FARMÁCIA E INSUMOS AMBULATORIAS/HOSPITALARES
A falta de remédios é a denúncia mais constante e
regular de todas as reuniões públicas do Conselho Municipal da Saúde.
A ADM PAULO
PINHEIRO deu várias explicações desde o primeiro semestre de 2013 até
novembro/2014.
- que o atendimento era individualizado por UBS e
que quando chegava determinado medicamento numa UBS, a notícia se espalhava e
todos corriam para aquela UBS e acabava o medicamento.
- que o abastecimento era satisfatório.
- que São Caetano do Sul não tinha uma central de
medicamentos. Foi considerado pela ADM PAULO PINHEIRO desnecessário.
- que, essa última denúncia, falta de
remédios, não seria verdadeira, que o
interesse é político, obra de adversários do Prefeito Paulo Pinheiro.
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES
Munícipes não compactuam com a explicação dada pelo Secretário de Saúde interino Sr. Sallum Kalil Neto da forma como entendemos a armazenagem e distribuição de medicamentos e/ou quaisquer outros materiais.
Munícipes não compactuam com a explicação dada pelo Secretário de Saúde interino Sr. Sallum Kalil Neto da forma como entendemos a armazenagem e distribuição de medicamentos e/ou quaisquer outros materiais.
Sugestões para melhorar a Gestão na Saúde:
a) Manual de Boas
Práticas (política da gestão da
qualidade, estrutura organizacional e as responsabilidades)
b) Procedimentos
Operacionais Padrão (descreve os
procedimentos e define as responsabilidade)
c) Instruções
Operacionais – ( descreve como se deve proceder Ex especificações, desenhos,
instruções de trabalho)
d) Registros
- como relatórios de inspeções, registro de monitoramento de temperatura,
treinamentos etc...)
Controle
Documentos de qualidade
- Assegurar que todos os documentos estejam corretos e apropriados para
o uso pretendido
-Aprovação e emissão de documentos
( aprovação documentada) -Distribuição de documentos – garantir que estejam atualizados e disponíveis
-Alteração de documentos ( sempre que necessário por pessoal qualificado)
- Registro de alteração de documentos
Procedimentos Operacionais Devem existir ou serem revistos procedimentos operacionais escritos para as todas as operações susceptíveis de afetar a qualidade dos produtos ou da atividade de distribuição.
Procedimentos Operacionais Procedimentos escritos devem ser aprovados, assinados e datados pelo responsável técnico.
Esta documentação deve ser de amplo conhecimento e fácil acesso a todos os funcionários envolvidos em cada tipo de operação e disponível, a qualquer momento, às autoridades sanitárias.
· Realizar palestras e encontros sobre todos os temas referentes ao uso e utilização dos recursos disponíveis.
· Ter uma política de administração aberta onde todos poderiam colaborar pra tornar o corpo hospitalar mais eficiente, onde saberia realmente o que estar ocorrendo e não o que se apresenta.
· Desenvolver projetos antes de requisitar “verba” estadual para suprir suas necessidades imediatas já que se pode ver que terá.
ALMOXARIFADO / ARMAZENAGEM / EXPEDIÇÃO
Todo processo licitação,
compra, armazenagem e distribuição segundo novo contrato de prestação de
serviços de gerenciamento firmado em 2013 é de responsabilidade da Fundação ABC.
Depósito em São Caetano do Sul - Rua Oriente.
Depósito em São Caetano do Sul - Rua Oriente.
Nota: Independente de quem seja a empresa
localizada na Rua Oriente a responsabilidade pelo gerenciamento é da FUNDAÇÃO
ABC.
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES
NÃO FOI INFORMADO QUAL ERA O TIPO DE ALMOXARIFADO.
Perguntas:
- qual é o mínimo
estocado de cada medicamento e/ou insumo?
O recomendado é de 25% a
30%.
30%.
- há funcionário qualificado (FARMACÊUTICO) da FUNDAÇÃO ABC trabalhando no Depósito responsável pelo
depósito e logística de distribuição?
- há o cumprimento de procedimento onde nenhum
medicamento poderá ser estocado antes de ser oficialmente recebido e nem
liberado para entrega sem a devida permissão, também oficial?
- estoques são
inventariados periodicamente e qualquer discrepância devidamente
esclarecida.devidamente esclarecida (degradação, validade) com registros por
escrito do funcionário qualificado?
- estocagem de
medicamentos imunobiológicos (vacinas e soros) ?
- Instrumentos e equipamentos calibrados e registrados
de controle da qualidade . Há registros?
EXPEDIÇÃO
A expedição cumpre as etapas mínimas?
· Separação do pedido
·
Conferência – pedido x produto · Duplo check ( funcionário REGULADOR municipal)
· Emissão documento que deverá ser assinado por quem receber o produto
· Embalagem, quando necessário
· Identificação da Unidade de Saúde
DEPÓSITO
· Permissão de acesso restrito e autorizado pelo
farmacêutico responsável (FUNDAÇÃO ABC e/ou MUNICIPAL) com registro de entrada
e saída das pessoas previamente autorizadas.
· Câmeras de monitoramento de segurança
CONTROLE
· Há indicadores de desempenho praticados e
digitalizados para monitoramento central:
1) Acuracidade de conferência
2)
Acuracidade
de inventário
3)
Acuracidade de separação
4)
Acuracidade
de expedição
5)
Avarias
6)
Atrasos de entrega
7)
Extravios
8) Sinistros
·
RASTREABILIDADE dos medicamentos
Quais são os documentos de controle?
RASTREABILIDADE dos medicamentos
Quais são os documentos de controle?
CENTRO DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO
Requisitos básicos
Localização
Identificação
externa
Identificação visível por meio de nome e
logotipo.
Sinalização
interna
letras
ou placas indicativas nas estantes e locais de extintores de incêndio, entre
outros.
Condições
ambientais
condições
adequadas de temperatura, ventilação, luminosidade e umidade.
Higienização
manutenção
constante.
Deve
estar sempre limpa, isenta de poeira e outras sujidades.
A
limpeza, além de demonstrar aspecto de organização, é uma norma de segurança,
que deve ser rigorosamente seguida
Expedição e Controle
A expedição cumpre as etapas mínimas:
Separação do pedido
Conferência – pedido x produto
Duplo check ( funcionário
REGULADOR municipal)
Emissão documento que deverá ser
assinado por quem receber o produto
Embalagem, quando necessário
Identificação da Unidade de Saúde
Segurança
existe segurança?
Permissão de acesso restrito e autorizado pelo
farmacêutico responsável (FUNDAÇÃO ABC e/ou MUNICIPAL) com registro de entrada
e saída das pessoas previamente autorizadas.
Câmeras de monitoramento de segurança
RENUME – Relação Municipal de medimentos
essenciais
O funcionário identificado
como Ricardo presente à reunião pública confirmou que até a presente data São Caetano
do Sul não tem o RENUME.
IMPORTÂNCIA
A REMUME
deve estar contido na POLITICA DA
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, que por sua vez, deve estar contida na POLITICA DE
SAÚDE que deve nortear todas as ações de cuidados à saúde dos
cidadãos de São Caetano do Sul.
O REMUME não deve ser vista como uma“simples”
Relação de Medicamentos.
Qual é o prazo para apresentar ao Conselho Municipal da Saúde o RENUME?
A ADM PAULO PINHEIRO deve cuidar de outros aspectos
que contribuíam na qualidade à
assistência farmacêutica municipal, tais como:
Qual é a POLITICA DE ASSISTÊNCIA FARMACÉUTICA?
REMUME - quando será apresentado e cumprido?
Deve Garantir
- ampliação da equipe de farmacêuticos na rede de
saúde pública
- revisão completa dos protocolos a serem adotados para a prescrição e dispensação dos medicamentos
- oferta de cursos de qualificação dos profissionais que atuam na assistência farmacêutica com vistas à melhoria na aquisição, recebimento, guarda, armazenamento e distribuição dos medicamentos,em local apropriado.
- Revisão Completa e ampliação do Elenco de
medicamentos que compõem a REMUME.
CONTROLE MUNICIPAL
Durante a reunião
pública não ficou claro o controle municipal sobre o depósito da Rua Oriente.
É o único local de
armazenamento? Sim? Não? Quais? E quem administra? E quem realiza o
controle municipal?
Não ficou claro como é
realizado o inventário diário/semanal/mensal de todos os insumos da SAUDE nos
42 Estabelecimentos de Saúde descritos
no CNES/DATASUS.
Existe documentação
formal que permite fazer a comprovação usuários x insumos da Saúde
discriminados e individualizado por tipo?
O Secretario interino da
Saúde Sr. Sallum Kalil Neto declarou o
prazo de 10 dias para os esclarecimentos sobre a falta de remédios, mas
constatamos que há outras irregularidades na SAÚDE que merecem esclarecimentos e informações de
quais serão medidas corretivas para as
inconformidades diagnosticadas pela ADM PAULO PINHEIRO.
E espero sinceramente
que a ADM PAULO PINHEIRO tenha realizado diagnóstico pro ativo das causas desse descontrole porque caça ás bruxas já está
cansando os munícipes de São Caetano do Sul.
Cordialmente
Vera Botteon
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