Sustentável

Sustentável

26 de set. de 2013

Conselho Municipal da Saúde - Relato da reunião 21/09/2013 -Parte 2/2

Continuando o Relato da reunião do Conselho Municipal da Saúde realizada no dia 21/set/2013 às 10:00 horas, 4º andar - auditório - Rua São Paulo, 1840 - Hospital Maria Braido.

A Sra. Lucia Dal'Mas, vice-prefeita, informando que visitou todas as UBS constatou a falta de alguns insumos para o bom andamento ambulatorial.
Questionou do por que os 15 veículos recebidos do Governo Federal ainda  estavam parados no estacionamento.
O Presidente Sr. Reinaldo Salmazo informou que dependiam da licitação do seguro para  liberação.

A Sra. Lucia Dal'Mas, vice-prefeita sugeriu que houvesse uma integração maior entre as UBS para troca de informações  para melhorar e normatizar  o atendimento em grau de excelência.

 
Assim como os usuários e conselheiros,  a vice prefeita Sra. Lucia Dal'Mas cobrou em local visível e de fácil leitura o quadro de funcionários (médicos e demais ) com nome, data e horário de trabalho em todos os Postos, Hospitais, Pronto Socorro e Secretaria da Saúde.
E que essa mesma normatização fosse extensiva a  todas as Secretarias, atendendo a Plataforma Eleitoral vitoriosa que  ressaltava Mudanças e  a Transparência.

1)   CONSELHO DA SAUDE - MINHA SUGESTÃO : que os 24 conselheiros (titulares e suplentes) promovam uma reunião extraordinária e criem grupos técnicos GTs para checarem todas as áreas da Saúde (sem aviso prévio):
- Atendimento hospitalar aos moldes da assistente social que vai aos quartos e faz uma pequisa básica dos serviços
- almoxarifado nos hospitais ,  PS e UBS - supre a demanda em quantos dias?
-  UBS, Hospitais, PS,  pesquisa idem a hospitalar mais a ação fiscalizadora:   médicos estão cumprindo carga horária de acordo com o estabelecido?

2)  NÃO CONSTATEI  a identificação dos Conselheiros participantes das reuniões públicas e/ou extraordinárias, apenas do Presidente e de 2 conselheiros mais pro ativos (Paulo Benevento e Roberto Canavezzi).
Sugerimos que os conselheiros presentes se identifiquem no inicio dos trabalhos e sejam os primeiros a assinar o livro de presença.
3)  Para garantir a independência do Conselho a Secretaria da Saúde deve promover ações pertinentes.
Ficou decidido o enviou de ofício ao Sr. Prefeito Paulo  Pinheiro para a inclusão do Conselho como unidade orçamentária vinculada à estrutura do Poder  Executivo que irá possibilitar que o Conselho tenha estrutura administrativa (Sugestão:  Conselheiro  Paulo Benevento).

REFLEXÃO:   Conselho da Saúde apesar de ter uma sala identificada constatei em 18/09 que a mesma permanece de portas lacradas. Não é possível saber se a mesma possui mesas, cadeiras, computador, impressora, telefone. Mínimo necessário para sua estrutura administrativa e fiscalizadora.


4)  Novamente ressaltado que os trabalhos do Conselho da Saúde - Exercício 2013 - 2016
estão ocorrendo em absoluta inconformidade com o Regimento Interno.
O Presidente do Conselho, seja o Sr. Sallum Kalil Neto como o Sr.Reinaldo Salmazo até a presente data não convocou a primeira reunião da Comissão Regularizadora e não deu seguimento para a formação da Mesa Diretora.

Na reunião de 21/09 foi necessário que o Conselheiro Paulo Benevento assumisse a função de auxiliar na minuta da ata de reunião.


5)  Foi solicitado a atualização de dados do CMS no Participanetsus (Conselheiros Paulo Benevento e Roberto Canavezzi).


6)  Foi informado pelo Sindicato (representante presente) que o processo de implementação do Plano de Cargos e Salários dos funcionários municipais tem como prazo para conclusão 31/12/2013.


7)   Descarte irregular de amianto (cancerígeno) e estudos epidemiológicos.  Decidido envio de ofício à SESURB sobre a logística municipal para o descarte desse material (proposto pelo Conselheiro Paulo Benevento).


8)  Qual a política de enfrentamento à toxidependência em se tratando de internação (3 meses ou mais) a partir de 2013?  Está regular?  (questionamento de Vera Botteon, Agenda 21 S.C.Sul).

O Presidente Sr. Reinaldo Salmazo ficou de informar na próxima reunião.


9)  Quadro de funcionários em todos os Postos,  Hospitais e Secretaria da Saúde (médico e demais funcionários, funcionário, data e horário de trabalho) (sugestão em obediência a lei vigente,  Keli Gardia e Julia Ando do Desperta São Caetano ).

Essa mesma solicitação em meses anteriores pelos Conselheiros Paulo Benevento e Roberto Canavezzi.
10) Horário das reuniões públicas - sugestão para que fossem em horário não comercial para que os munícipes pudessem participar.
11)  Indicação "senha aqui" :  porque os usuários entram, seguem até o andar indicado, ao chegar lá, o atendendo pergunta:  cadê a senha?  O usuário tem que voltar ao térreo e pegar a senha.
Muitos usuários, idosos, acamados, tem a dificuldade dessa percepção. A informação clara no térreo é fundamental para evitar esse sobre e desce desnecessário. (sugestão de Arnaldo Giovanini Vigilio).
Essa mesma sugestão foi colocada ao Secretário da Saúde Sr. Sallum Kalil Neto na reunião de agosto/2013 que informou que tomaria providência.


12)  Sr. Lazaro Roberto Leão, superintendente do Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul e integrante do Conselho Municipal da Saúde, representante titular da OSS Fundação ABC, ao ser questionado informou que a despesa com medicamentos gira em torno de R$ 1.500.000,00/^mês.


Ficam algumas perguntas:
Quanto a Prefeitura paga à OSS Fundação ABC pelo trabalho de intermediação de compra, logística de entrega dos remédios?
Prefeitura já estudou outras formas para o mesmo trabalho - compras diretas?
NOVO CONTRATO:  em quanto (R$) vai ser  acrescido esse trabalho uma vez que o Sr. Lazaro e o Sr. Sallum já declararam em reunião do Conselho que aumentou a demanda (usuários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário