Sustentável

Sustentável

4 de set. de 2012

São Caetano do Sul, cidade sustentável

Cidade sustentável, será que São Caetano do Sul está no caminho certo?

Conceitos:

Cidades  sustentáveis são cidades que possuem uma política de desenvolvimento para promover o meio ambiente natural e construído, de forma que não atrapalhe a natureza.

A estrutura urbana de uma cidade, como edifícios, ruas, as condutas de gás, água, luz, e etc. acabam condicionando o clima deste ecossistema, como a temperatura, a umidade, o vento e a pressão atmosférica.

O conceito de cidade sustentável estabelece que haja oferta de equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses e necessidades da população e às características locais.

As cidades sustentáveis tomam medidas para evitar utilização inadequada dos imóveis urbanos, o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivo ou inadequado em relação à infra-estrutura urbana, a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, a deterioração das áreas urbanizadas; a poluição e a degradação ambiental.

Outra preocupação das cidades sustentáveis é fazer com que a população faça um uso eficiente e sem desperdícios de água, energia, e sempre usando materiais renováveis.

Algumas idéias para facilitar e melhorar o clima no planeta é criar espaços multiuso para evitar desperdícios, colocar tudo num mesmo bairro e incentivar o transporte alternativo, para diminuir a poluição do planeta e melhor o ecossistema mundial.




São Caetano do Sul avançou muito na Saúde, Educação, Segurança, Economia e  precisa cada vez assumir compromisso político para a implantação de ações sustentáveis até por ser um município com 15 km2 que depende de planejamento criterioso, a curto, médio e longo prazo.







Algumas ações que considero importantes para São Caetano do Sul avançar e vir a ser uma cidade 100% sustentável:

Processo dinâmico de planejamento do orçamento com formato facilitador  que proporcione o debate entre o governo municipal e a população através de conselhos temáticos e fóruns resultando em transparência, responsabilização e eficácia da gestão pública.

Incentivos para a utilização de energias renováveis diminuindo a dependência  de combustíveis fósseis das  empresas locais, indústrias e empresas de transporte para reduzir as emissões de CO2.
 
Adotar rigoroso planejamento, metas  e acompanhamento de todas as emissões de CO2 e incentivar a utilização de fontes de energias renováveis ( solar, entre outras).

Reduzir o uso de energia elétrica com incentivo municipais para pessoas privadas para instalação de painéis solares.

Incentivar o uso de bicicletas

Incentivar o  uso de transporte público local  e do transporte público regional

Reduzir as emissões de CO2 provenientes de operações de transportes e serviços municipais

Revisão da política de conscientização e mobilização para massificar a reciclagem (vidro, papelão, metal,  plástico e eletro-eletrônicos)

Acelerar a implantação de política de redução de resíduos sólidos.

Incentivo a empreendedores voltados a ações de sustentabilidade

E você leitor com certeza tem outras tantas sugestões para que São Caetano do Sul se torno em curto prazo de tempo uma cidade sustentável.

Converse com amigos, vizinhos quem sabe surge uma idéia para motivar ações sustentáveis a partir da rua em que mora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário