Sustentável

Sustentável

29 de jun. de 2012

O lixo nosso de cada dia

Muitas ações planejadas mas poucas implementadas desde que  o planeta entrou na agenda universal na Conferência Mundial em Estocolmo em 1972. O então  secretário geral da ONU Maurice Strong foi visionário quando disse em seu discurso de abertura da conferência: "....há poucas chances do homem ter sucesso na sua relação com a natureza a menos que no caminho ele aprenda administrar melhor as relações do homem e o homem....".

E lá foram 40 anos e o tema continua atual como resolver um problema global por meio de lideranças dividadas por fronteiras e soberanias?

A principal lição que continua desde 1972 é  de ser imprescindível  revitalizar a conscientização da interligação dos três conceitos qualidade de vida + sustentabilidade + meio ambiente  e a globalização nos dá a oportunidade para que haja um movimento mundial popular que pressione os políticos de que não basta apenas defender interesses específicos mas em defesa da vida na Terra  que nos dá o alerta da  saturação dos recursos naturais,  hoje estão ainda mais críticas, mais urgentes.

Movimento mundial que nos coloque no caminho da verdadeira sustentabilidade a partir de uma pedagogia sistêmica de práticas individuais e coletivas de melhor administrar os recursos naturais á disposição da homem.

Como um cidadão consciente, acrescente em sua vida os 5 erres (R) do lixo:

1- Repense no que se deve consumir e se informe se agride ou não o meio ambiente e a saúde; se tem trabalhos socioambientais, etc.

2 – Reduza o seu consumo, compre apenas o necessário.

3- Recuse produtos que não sejam ambientalmente corretos, além de recusar embalagens em excesso, como as sacolas plásticas.

4- Reutilize embalagens, produtos que ainda sirvam para artesanatos e outros fins. Ou doe para outras pessoas e para ONGs. Lembre-se: sempre existirá alguém que o utilizará.

5- Recicle, ou melhor, faça a coleta seletiva e permita que indústrias reciclem.

E NÃO CONFUnDA…

RECICLAGEM: É o processo onde o lixo transforma-se em MATÉRIA- PRIMA para a produção de outro produto, ocorrendo geralmente em indústrias. Artesanalmente, podemos reciclar o papel, mas o restante necessita-se de um aparato maior.

REUTILIZAÇÃO: Utilização de um produto ou embalagem mais de uma vez para diversos fins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário