Sustentável

Sustentável

15 de set. de 2017

Sabedoria e cegueira política

REFLEXÃO: Sabedoria não é algo que se pode obter por um simples processo de ouvir dizer e acreditar mecanicamente.




ELEIÇÃO 2018

Não se limitarão   a defender seus candidatos pelo contrário constataremos  a volta da prática desesperada em busca do VOTO, desconfiados e/ou  frustrados  aqueles na prática do alpinismo social/político.

ELEITOR: Pensar por si mesmo é algo de extrema importância.
.
Quando os candidatos perceberem  que o adversário sobe nas pesquisas informais / se destacam passarão a ser ofensivos, insultuosos, grosseiros.


CANDIDATOS E SEUS DEFENSORES.

Será que é mais fácil  atacar o adversário do que apresentar argumentos que convençam o eleitor?

O uso das ofensas pessoais consiste em sair do objeto da discussão (já que a partida está perdida) e passar ao contendor, atacando, de uma maneira ou de outra, a sua pessoa. 

É a existência desta superficialidade diante da vida que torna politicamente lucrativo o exercício dos falsos elogios, da calúnia e outras formas de manipulação de aparências, como instrumentos para obter ou manter posições de poder em determinado grupo ou comunidade.

Se todos pensassem por si mesmos, o alpinismo social não teria tantas possibilidades, a calúnia não teria eficácia e ninguém seria condenado ― nem idolatrado ― por mero ouvir dizer.

Há um caminho do meio entre os dois extremos de cegueira.

Um extremo é a credulidade positiva de acreditar em tudo o que os “líderes” dizem, só pelo fato de eles dizerem.

O outro é a credulidade negativa de desacreditar de tudo o que alguém diz, só porque alguma estrutura de poder desqualifica ou persegue essa pessoa.

O caminho do meio entre essas duas formas de cegueira é o caminho do bom senso, do equilíbrio e do pensamento independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário