Sustentável

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26 de out. de 2016

Saude x reunião do Conselho (CMS)

INFORMAÇÃO DO SECRETARIO SR. SILVIO MARTINEZ
DURANTE A REUNIÃO DE 26/10/2016



RELATO DA REUNIÃO DE 26/10/2016


A reunião começou com a explanação do trabalho realizado na  

Unidade CAPS - Centro de Atenção Psicossocial Dr. Ruy Penteado.


HISTÓRIA   SAUDE MENTAL - JANEIRO 2014.
De uma declaração infeliz visando o "economez" em janeiro/2013 (artigo no blog Comunidade Tribuna Livre) de quem não tem ou não tinha a mínima noção de "humanização na saude", agora uma nova casa ...

Ou melhor, o CAPS Dr. Ruy Penteado que estava localizado na Rua Santo Antônio 241 - Centro  agora em novas instalações  - Rua dos Castores, 60 - Bairro Mauá.



EXPLANAÇÃO DO ATENDIMENTO NA UNIDADE

Abrangendo:  Atendimentos, oficinas, profissionais envolvidos, medicamentos.

Informou sobre a logística do atendimento que funcionará em conjunto com as UBS e que profissionais da saúde das Unidades participaram de ações no CAPS para um melhor entendimento na abordagem dos usuários em tratamento.

E que os médicos do CAPS irão desenvolver uma vez por mês ações integradas com  profissionais das UBS para avaliação do tratamento e da medicação empregada.

Minha dúvida é:  ao informar que casos considerados "leves" terão tratamento ambulatorial nas UBS pelos médicos generalistas pergunto:  quem irá diagnosticar que esse usuário tem transtorno "leve", "médio" ou "grave"?

Para os diagnósticos considerados "leves"  ou "médios" além da medicação como será a abordagem laborial? e a interação com os familiares e/ou cuidadores?

E qual será o diferencial para os idosos? muitos deles  propensos à depressão, alcoolismo,  auto-medicação e alimentação inadequada?

















Terminada a explanação passaram para a reunião dos assuntos relativos à Saúde Municipal.



Nota:   não participei das reuniões públicas em período eleitoral segundo semestre de 2015 e 2016 porque questionamentos poderiam ser considerados como eleitorais e/ou .

Eram assuntos pendentes:


REGULAMENTO:   em discussão desde m
aio de 2013 e ainda não foi apresentada minuta final atendendo a legislação vigente.

ELEVADOR  que não funciona.

EXAMES -  marcação de exames.

CONSELHEIROS :  ausência de conselheiros nas reuniões e desconhecimento por falta de informações pertinentes das contas públicas da saúde.
  
TRANSPARÊNCIA :  falta transparência porque  dificulta-se a  apresentação de documentos visando a transparência dos gastos, explicações técnicas e administrativas do superfaturamento de medicamentos entre outros assuntos.

Nada mudou, pelo contrário houve um esvaziamento conveniente para a ADM pelas atitudes tomadas para o desenvolvimento das reuniões.




Irregularidades:  

1)   Ata de reunião anterior:  não foi lida a ata da reunião anterior.  A alegação do assessor Sr. Milton Boldon (comissionado)  foi que a mesma foi enviada via email, muitos conselheiros informaram não te-la recebido e  mesmo assim a ata não foi lida.

2)   Conselheiros:  não foi apresentado aos presentes nome dos conselheiros presentes e as entidades e/ou secretaria municipal representadas.
Conselheiro que chegou, assinou, ficou exatos 16 minutos e se retirou.

3)  Livro de presença onde os presentes inclusive os usuários  assinam não foi apresentado. Quando questionado do por que? aparece uma moça com seu caderno pessoal (não identificada) e circula pela sala para que os presentes assinem.
O Sr. Milton Boldon e/ou não deram nenhuma explicação pela falta do livro de presença.
Por que houve mudança na metodologia praticada há mais de 6 anos?

Não assinei porque o caderno apresentado não representa o histórico das reuniões do Conselho Municipal da Saúde.




PRESENTES

Secretário, Sr. Silvio Martinez (o quinto nos últimos 4 anos) em alguns momentos fica claro seu desconhecimento do apresentado, mais um assessor e/ou funcionário, não houve a identificação. além do Sr. Milton e Sr. Jairo que fez a explanação.

Vice prefeita Sra. Lucia Dal'mas,  presente, voltou a questionar as denúncias, e mais uma vez as explicações foram adiadas para a próxima reunião extraordinária, marcada para dia 09 de novembro com a presença do representante da FUNDAÇÃO ABC que deverá dar as explicações devidas.


Conselheiros
Ao final da reunião, novo questionamento e de forma verbal o mesmo assessor Sr. Milton informa 10 conselheiros titulares presentes , 1 suplente de titular presente (?)


REUNIÕES NÃO REALIZADAS :  questionado do por que não foram realizadas as 2 últimas reuniões  (agosto e setembro) a explicação do Secretário da Saúde não convenceu:  por ser período eleitoral, não haveria quorum porque muitos conselheiros estariam envolvidos com as eleições apesar do regimento ser claro:  maioria simples confirma as decisões do CMS.


CONTAS
E no mesmo "modus operantis" ano 2013, 2014, 2015 e 2016 foi apresentada as contas da Saúde às vésperas da data legal 31 de outubro.

Novamente na tela resumo, do resumo sem direito a questionamento dos valores verbalizados, ou seja, atendendo ao script necessário para aprovação das contas.

Por exemplo, pude apreender o Vínculo 5 -  Fundação ABC - o gasto com funcionários foi de   R$ 67.000.000,00 

Ou seja apresenta-se dessa forma ao Conselho e posteriormente para aos vereadores e assim atende-se ao exigível por lei.











OBJETIVO aprovar as contas pelo CMS

Foi atingido porque de 10 conselheiros presentes:  8 aprovaram, 2 não aprovaram, 1 não votou por ser suplente do titular presente.

Daqueles que não aprovaram:  foi realizada uma única pergunta, e dos que aprovaram nem mesmo o secretário soube informar que serviços determinado fornecedor realizou.
Minutos de constrangimento,  corrida ao material impresso, e "bingo"  a informação da ADM: serviço de castração animal aos animais recolhidos no canil / gatil.

REFLEXÃO:  demonstração clara, de assinar, sem plena convicção do que estão assinando.

Contas públicas NÃO É AÇÃO ENTRE AMIGOS ou de BENEFICÊNCIA, são gastos que devem ser otimizados, apresentados de forma transparente, e na certeza de que foram gastos com responsabilidade pública.


REFLEXÃO
E aí cabe um questionamento: de que forma foram apresentadas e aprovadas as contas anteriores, por exemplo do primeiro quadrimestre de 2016 ou o último de 2015.?
Quais foram os vereadores e quais foram os conselheiros que aprovaram as contas?
Pergunta pertinente porque se foram detectadas inconformidades todos aqueles que aprovaram poderão ser co-responsabilizados.

Pergunta:  apesar de habituais a  gravação da reunião  que aprovou as contas do quadrimestre anterior não foi publicada nas redes sociais. Motivação??


CONTRATOS X TERMINO
Ao ser perguntado por que contratos com data de 2009, 2010......
Explicação: contrato tem duração de um ano, e pode ser prorrogado automático por 5 anos e excepcionalmente mais 1 ano.

E devemos lembrar que ocorrem aditivos de valores nesses contratos.

Será que vale a pena essa renovação automática?  não há supervalorização do preço cobrado x serviço prestado?.

Questionamento:  conselheiro indaga tem o nome do fornecedor, tem valores cobrados mas não tem acesso aos documentos para auditar.
Sugerido pelo conselheiro: criação de comissão de finanças.



REIVINDICAÇÃO CIDADÃ - retirar da conta da Saúde
Que seja retirada da despesa da SAUDE e criado um orgão específico com receita x despesas para VIGILÂNCIA SANITÁRIA e CUIDADO ANIMAL.



INDEVIDO -  E FINALMENTE RETIRADO DAS CONTAS DA SAUDE

SANTA AMALIA:  Valor pago para assistência médica aos servidores da ADM Direta, Indireta, Fundações, Autarquias e do Poder Legislativo.




VEROCHEQUE:  refeições ao funcionalismo - Valor pago 





POR QUE FALTA DINHEIRO PARA SERVIÇOS DA SAÚDE?


INADMISSÍVEL





















CONTROLE PARALELO
Pelo meu entendimento e baseado em tudo que foi dito:  é preciso criar um controle paralelo por cidadãos interessados em ações cidadãs, até porque conselheiros de organizações que tem vinculação  com verbas municipais não tem interesse em contrariar a ADM, seja ela a presente ou as próximas.

FATO:  Até para questionar as ações de 2013 a 2016 e a partir de 2017, muitas questões não foram plenamente esclarecidas ou apresentadas documentações correspondentes.
ELEVADOR:  passados 4 anos o elevador continua não funcionando.  A alegação do secretário é que estudos estão sendo realizados pela Secretaria da Fazenda para viabilizar verba para um novo elevador.


PUBLICIDADE:  mais uma vez questionado o valor gasto em propaganda da saúde, dispensável, porque até o elevador não funciona por não ter verba para compra de um novo(?).

Valor apresentado na prestação de CONTAS :  R$  833.000,00





DENÚNCIAS (SBT e/ou)  

MOBILIZAÇÃO  -  dia 09 de novembro

Importante a participação dos munícipes:   de acordo com o Secretário, dia 09 de novembro serão dadas as explicações pelo representante da FUNDAÇÃO ABC às denúncias divulgadas pelas mídias.

E a Prefeitura   quais foram as medidas saneadoras tomadas?
O secretário informou NÃO FOI TOMADA NENHUMA MEDIDA, aguardam o relatório da FUNDAÇÃO ABC. 



CÂMERAS NO PRÉDIO DA CÂMARA, OBSERVAÇÃO
Além da catraca de entrada e saída observei muitas câmeras de monitoramento e aproveitando os últimos acontecimentos flagrados pela Policia Federal x Senado,  fica a dúvida:  e no prédio da câmara existe a possibilidade de haver "grampos"?





Exemplo de gasto municipal:


ADM MUNICIPAL  :  MOVIMENTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA X PESSOAL

FOLHA DE PAGAMENTO  JANEIRO  2016   X AGOSTO 2016











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