Sustentável

Sustentável

18 de dez. de 2014

Saude - Reunião pública de 17/12/2014

E chegamos à última reunião pública do CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE DE SÃO CAETANO DO SUL.

Estiveram presentes
13 conselheiros.
Vice-Prefeita Sra.  Lucia Dal'mas
Grupo Desperta São Caetano



vídeo :  https://www.youtube.com/watch?v=BlvBY3F39sI&feature=youtu.be



BREVE RELATO

CURSO PARA CONSELHEIROS  constatado em documento municipal como realizado, foi  denunciado que não foi, e agora constata-se que vai ser realizado em janeiro/2015.

E fica a pergunta:  quem preenche de forma errônea um documento municipal? constatado em 2013 /2014.


CUMPRINDO O REGIMENTO: que não permite que aquele que ocupa cargo municipal participe do CONSELHO, após quase dois anos é alterado um dos conselheiros.


SECRETÁRIO INTERINO SALLUM KALIL NETO - justifica a sua ausência  porque está junto ao Prefeito Paulo Pinheiro procurando alternativas para pagamento aos funcionários da Saúde porque o Governo Federal não fez o repasse devido em 06/dezembro/2014.


ATA DE NOVEMBRO/2014 - lida quando foram solicitado revisão.


SAUDE BUCAL - apresentado o Programa Brasil Sorridente e munícipes apresentaram  algumas questões:

- observaram rachaduras numa das paredes de proteção de Raio X de  Sala Odontológica. Representante garantiu que não é prejudicial à saúde dos usuários.
- usuário com problema de canal na fila de espera.  Entendo como prioritário.
- dentaduras - denunciam o aspecto genérico - todas tem os dentes apontados para frente, causando problema na autoestima, como declarou o usuário:  ele,  o vizinho de porta, da rua, do quarteirão todos tem a mesma forma de dentadura.

- o mesmo para o fornecimento dos óculos - padrão genérico  

E  FICA A SUGESTÃO: dentadura , óculos - que são motivação para PEDIR VOTOS, que pelo menos ofereçam produtos de boa qualidade e aspecto adequado à auto estima dos munícipes.



ONCOLOGIA - mais uma vez o coordenador do Centro de Oncologia não compareceu para prestar esclarecimentos sobre o contrato, em seu lugar a Diretora Clinica se fez presente.
Ficaram as mesmas perguntas de todas as reuniões - prazos para atendimento que padroniza  como 10 dias a demora é de + 20  dias depois da biopsia,   quimioterapia, funcionários, exames, triagem, estrutura no SABIN não é adequada,  bolsa de sangue o mínimo é 4 horas, humanização,  e até falta de impressora e copiadora. Usuário tem que sair pela vizinhança atrás de copiadora.


RESOLUÇÃO  aprovada  pelo PLENO.
-  só seriam aprovadas as contas da Saúde após parecer de AUDITORIA independente e o departamento jurídico da Prefeito declara que não pode arcar com esse custo.


RECOMENDAÇÃO AO PREFEITO PAULO PINHEIRO - que o  Conselho Municipal da Saúde conste como  Unidade Orçamentária com verba direcionada do Orçamento, o que possibilitará contratação de auditores.

Em votação pelo PLENO:   13 presentes, 10 aprovaram. 3 não quiseram o NÃO.


RECOMENDAÇÃO AO PREFEITO PAULO PINHEIRO - O Regimento Interno de 1994 - está desatualizado, o Conselho recomenda a sua revogação e que uma nova lei atualizada atendendo a Legislação vigente seja aprovada.

E que seja estabelecido no Regimento que  o cargo de Presidente do Conselho não seja ocupado pelo Secretário da Saúde dando maior transparência na fiscalização da Saúde Municipal.
Hoje o Presidente do Conselho é  membro nato.

Em votação pelo PLENO:   10 presentes, aprovado porém Conselheira Solange  representante da Secretaria da Educação e Conselheiro representante da Secretaria da Saúde Roberto Salmazo votaram SIM COM RESSALVA.


GRUPO DESPERTA SÃO CAETANO - Keli Cristina informa que em 2 anos os Conselheiros da Saúde ouviram que era imprescindível assinar as contas senão iria faltar verba para os remédios.

E a falta de remédios persistiu.

Hoje comprovou-se a correção de mudança de foco:  vai faltar verba pela não aprovação das contas.



FUNDAÇÃO ABC - e a repercussão da FALTA DE MEDICAMENTOS - o Sr. Marco Antônio Santos da Silva - Presidente solicita que a Mesa Diretoria participe de reunião na Fundação com a equipe técnica e jurídica. Reunião não será de questionamentos deverá ser  objetiva, informativa - Dia 22/12/1014.

Minha opinião:  o fornecedor é quem deve vir ao CONTRATANTE e seus órgãos fiscalizadores para prestar esclarecimentos e/ou apresentar  documentações solicitadas.


ROBERTO CANEVAZZI - apresenta Moção de Repúdio contra o uso da Saúde Pública para fins políticos e eleitorais.
Aprovada


MESA DIRETORA determina a publicação no prazo anunciado de 1 a 4/Saúde  da RESOLUÇÃO   e ofícios ao Prefeito Paulo Pinheiro das duas  RECOMENDAÇÕES aprovadas.



CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE  e ELEIÇÃO DO NOVO CONSELHO
- O Conselho por oficio solicita ao Prefeito que convoque a Conferência e estabelece a data.
  - faz  parte o tema, as pre conferências nos Bairros, o regimento interno,





REFLEXÃO

-   CONTINUA A FALTA DE TRANSPARÊNCIA NA ADM PAULO PINHEIRO.

-   DESCUMPRIMENTO PELA NÃO APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS SOLICITADOS POR OFICIO OU ATA SOLICITADOS PELO CONSELHEIRO MUNICIPAL DE SAÚDE.


RELATO DO CONSELHEIRO ROBERTO CANAVEZZI - seguimento Usuários

https://www.facebook.com/CMSSCS/posts/681802571935508?fref=nf


RELATO DO CONSELHEIRO PAULO BENEVENTO - seguimento Usuários

https://www.facebook.com/CMSSCS/posts/683952528387179?fref=nf







Nenhum comentário:

Postar um comentário