É ter a consciência e a cidadania cultivando valores humanistas, trabalhando para a construção de uma sociedade solidária, com atitudes concretas, ética, sensibilidade e gentileza. Nossas diferenças - que geralmente nos afastam uns dos outros devem ser respeitadas, e nos unir de forma solidária e pacífica (Comunidade Tribuna Livre, desde 2005 migrando para o facebook em jun/2010)
Sustentável
25 de abr. de 2012
S.C.Sul planeja organizar o trânsito
Há muitos meses estamos divulgando nosso pensamento na mídia social e mesmo entre moradores com relação ao caótico trânsito na cidade de São Caetano do Sul.
Não entendemos a logística operacional de permitir, primeiro a enorme quantidade de linhas intermunicipais circulando tendo como ponto final o centro da cidade.
Não entendemos o por quê da absurda quantidade de carretas, ônibus fretados, caminhões, caminhões caçambeiros que cruzam a cidade em todos os sentidos.
Não dá para acreditar que a cidade sofra um “boom” que justifique essa circulação desproporcional às atividades desenvolvidas em São Caetano do Sul.
Por outro lado vemos também que alguns bairros sofrem a tal “parada” estratégica de carretas e caminhões porque as empresas instaladas em São Caetano do Sul não disponibilizam estacionamento para as mesmas. E aqui ficam estacionadas por 2 ou 3 dias atrapalhando, tanto a circulação dos veículos como causando insegurança aos moradores.
Insegurança porque com êles vêem os tais “chapas” que os acompanham e também ficam perambulando e/ou dormindo pelas calçadas e praças o dia inteiro aguardando que alguma carreta e/ou caminhão retornem para a estrada. As empresas deveriam proporcionar estacionamento e local para a permanência dos caminhoneiros e chapas, com “banheiro”. Hoje as vias públicas são utilizadas como sanitários para um “xixi básico”.
Como declara a Sra. Cristina Baddini, diretora de Transportes de São Caetano do Sul temos 9 linhas municipais e 42 linhas linhas metropolitanas que cruzam a cidade.
Não ficou claro se nas 42 linhas intermunicipais estão contabilizadas as que fazem ponto final em São Caetano do Sul?
Nós moradores consideramos imprescindível que se otimize o transporte intermunicipal com a construção de estações para embarque e desembarque nas divisas de São Bernardo do Campo, Santo André e bairros de São Paulo que apresentem um fluxo maior de usuários à São Caetano do Sul.
Querem fazer nas Avenida Goiás e da Avenida Guido Aliberti “corredores” para agilizar o fluxo mas não é só essas avenidas que sofrem a questão de “trânsito parado”, praticamente todos os bairros vivem êsse problema.
Construção de “corredores” implica em gastos públicos que nem sempre beneficiam a população e no caso de São Caetano do Sul seria apenas uma ação “paliativa” que traria ganhos significativos para as empreiteiras mas com poucos resultados práticos para o trânsito local.
No caso da Avenida Guido Aliberti, caso venha se concretizar a anunciada construção da linha VLT (*) do ABC ligando São Bernardo do Campo a estação Tamanduateí traria muito mais benefícios do que os simples corredores “paliativos” anunciados.
(*) Veículo leve sobre trilhos ou Metrô Leve de superfície
Moradores do Bairro Fundação e Prosperidade durante muito tempo reivindicaram integração ao Sistema Viário Municipal que na sua implantação ficaram “de fora” do sistema, e a partir de novembro/2011 graças a mobilização da sociedade foi concretizada sua integração.
A Linha Fundação Prosperidade Centro funciona da seguinte forma: o usuário ao tomar ônibus nesses Bairros recebe um bilhete com validade de 1 hora e pode ir até o Centro e de lá com o mesmo bilhete ir a qualquer bairro da cidade de São Caetano do Sul. Um benefício social conquistado.
A mesma logística pode ser implantada, numa parceria com as linhas intermunicipais com destino a São Caetano. Nas estações de conexão, o mínimo ideal é pelo menos 3, duas nós moradores consideramos insuficientes, o usuário faria a conexão gratuita com ônibus municipais, que seguiriam rumo ao terminal rodoferroviário, no Centro.
Desta forma, apenas os ônibus municipais circulariam dentro da cidade. Ponto para a qualidade de vida de nós moradores.
Sinceramente esperamos que não seja mais um marketing, o novo Plano de Mobilidade Urbana para São Caetano do Sul, até pelo anúncio de sua implantação “ 6 meses”.
Melhor será que leve mais tempo mas que traga para nós moradores uma nova logística de mobilidade urbana, mais moderna, mais otimizada, porque hoje sofremos demais para cruzar a cidade, que em dias tranquilos levamos 15 minutos, inúmeras vezes estamos levando de 30 a 40 minutos para fazer o mesmo percurso dentro da cidade de São Caetano do Sul.
http://www.dgabc.com.br/News/5953966/s-caetano-planeja-corredor-de-onibus.aspx
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