Sustentável

Sustentável

2 de abr. de 2014

Meio Ambiente Respeitado, em S.C.Sul é só figuração.

 Primeiro agradecer a todas as manifestações e mobilizações cidadãs indignadas pelo LIXÃO CLANDESTINO EM TERRENO MUNICIPAL (EX-MATARAZZO)

 
Nas redes sociais constatei muitas manifestações, e uma delas é São Caetano do Sul Acordou, ótimo.

 


Para nós moradores do Bairro Fundação há uma década entendemos que respeito à nossa cidadania depende da nossa disposição em mobilização objetivando ações concretas para fatos que venham afetar a nossa já, precária qualidade de vida.

E a mobilização funcionou, assim que a Prefeitura iniciou o despejo de 500 toneladas de lixo os moradores se reuniram objetivando ações cidadãs.


Muita conversa, telefonemas, indicações , filmagens, fotos, depoimentos, e foi formada a corrente cidadã no dia 01/04/2014 (dia da verdade e transparência),  terça feira - 8:00 horas.

Primeiro resultado prático: a fiscalização da CETESB na tarde de terça - 01/04/2014 no  lixão clandestino.

Ações resultantes dessa fiscalização:   quarta feira 02/abril : finalizada a  retirada do lixo urbano e tóxico pela ADM.

Lavagem das ruas e limpeza do que sobrou no terreno deverão ser realizadas em sequência pela ADM conforme acordado e informado com os técnicos da SESURB.

  



Meio Ambiente degradado é uma realidade no Bairro Fundação e piora na ADM PAULO PINHEIRO:

Contaminação (BHC e Mercúrio) - não há fiscalização e placas do responsável e  serviços que estão sendo realizados  nesses últimos 10 meses.
Limpeza das ruas irregular
Podas que se assemelham a esquartejamentos
Lixão  Clandestino (lateral do Viaduto Tortorello - 2013)

além de outras  mazelas:    Saúde precária e Segurança Preventiva irregular.

E qual não foi a nossa indignação constatar que a Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul não tem um Plano Emergencial para descarte de lixo urbano em caso de enchentes e greve.

De novo, a logística foi o economês, não levando em conta o desrespeito ambiental que estaria sujeito os moradores circunvizinhos.

A quem interessa:   Devemos observar que custou caro esse economez:  pagou-se com dinheiro público  (o nosso) para a emprega TB recolher o lixo, depositar na área Matarazzo, contratação de uma terceirizada pela terceirizada municipal (caminhões/máquinas) para de novo,  retirar o lixo.

E essa logística não é nova, também a ADM AURICCHIO teve que arcar com os custos de querer ter seu lixão clandestino.
Denunciado,  multado e lacrado lixões 2008: Rua Rio Branco e Praça Ermelindo Matarazzo..

Algumas  manifestações:
 












A MOBILIZAÇÃO CIDADÃ (24 HORAS) 
VAI CONTINUAR NO BAIRRO FUNDAÇÃO.

MONITORAMENTO DE  TODAS AS ÁREAS MATARAZZO.
 
(RUA RIO BRANCO, RUA 28 DE JULHO, PRAÇA ERMELINDO MATARAZZO, RUA MARIANO PAMPLONA E LATERAIS DO VIADUTO TORTORELLO).