Sustentável

Sustentável

7 de ago. de 2012

100% Jornalista, Jânio Freitas

 Jânio Freitas, 80  anos e quase 60 de jornalismo, respeitado e temido pelos políticos.

Uma aula para os que insistem na prática de um jornalismo provinciano.




Escreva aqui sua postagem

2 de ago. de 2012

POLUIÇÃO VISUAL- ELEIÇÃO 2012




Mesmo sendo de acordo com a lei eleitoral a propaganda por cavaletes está poluindo e dificultando o trânsito de pessoas pelas calçadas e o mais grave, junto às esquinas.


A Educação Ambiental é imprescindível se queremos nos colocar como candidatos "sustentáveis.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a regra principal sobre essa utilização é a exigência de que ele não atrapalhe o trânsito de pessoas e motoristas.

A lei permite que esse tipo de propaganda seja instalado em ruas (calçadas) desde que não atrapalhe o trânsito.

Existe uma proibição de que ele seja colocado, por exemplo, em canteiros de grandes avenidas, pois a Justiça entende que a prática pode atrapalhar a visibilidade dos motoristas.

Outra proibição é de que a estrutura seja apoiada ou presa na estrutura de placas de sinalização ou postes de iluminação.

O horário de exposição da propaganda também é restrito. Os cavaletes não podem permanecer na via durante a madrugada, porexemplo. O horário permitido é das 6h às 22h.

No caso de espaços privados de acesso aberto ao público, como shoppings, igrejas, cinemas e outros, os cavaletes são proibidos.

O eleitor que flagrar alguma irregularidade pode fotografar, filmar e enviar como denúncia à Justiça Eleitoral.

POLUIÇÃO SONORA - ELEIÇÃO 2012





A lei eleitoral determina 70 decibéis, acima disso incorre em multa.

Mas nem tudo que é legal é salutar á nossa qualidade de vida e isso é preciso ser levado em consideração pelos candidatos a cargos públicos em S.C.Sul.

Educação Ambiental >   é imprescindível se queremos nos colocarmos como candidatos "sustentáveis".

Barulho é, por definição, um som indesejável. Ele varia em sua composição em termos de freqüência, intensidade e duração. Sons que são agradáveis para algumas pessoas podem ser desagradáveis para outras. Por exemplo, os sons de música poder ser divertidos para alguns, mas outros já os consideram lesivos.

A exposição contínua a níveis de ruído superiores a 50 decibels pode causar deficiência auditiva em algumas pessoas. Há variação considerável de indivíduo para indivíduo relativa à susceptibilidade ao barulho. Entretanto, padrões têm sido estabelecidos que indicam o quanto de som, em média, uma pessoa pode tolerar em relação ao prejuízo de sua saúde.

Os dados abaixo mostra ruídos inseridos no cotidiano das pessoas. Ruídos eventuais alcançam volumes mais altos. Um trio elétrico, por exemplo, chega facilmente a 130 dB(A), o que pode provocar perda auditiva induzida, temporária ou permanente.


IMPACTO DOS RUIDOS NA SAÚDE (REAÇÃO/EFEITOS NEGATIVOS

Até 50 decibéis - confortável (limite da OMS - Organização Mundial da Saúde)

De 55 a 75 decibéis - a pessoa fica em estado de alerta, não relaxa, diminui o poder de concentração e prejudica a produtividade no trabalho intelectual.

De 65 a 70 decibéis (início das epidemias de ruído) - O organismo reage para tentar se adequar ao ambiente, minando as defesas. Aumenta o nível de cortisona no sangue, diminuindo a resistência imunológica. Induz a liberação de endorfina, tornando o organismo dependente. É por isso que muitas pessoas só conseguem dormir em locais silenciosos com o rádio ou TV ligados. Aumenta a concentração de colesterol no sangue.

Acima de 70 decibéis - O organismo fica sujeito a estresse degenerativo além de abalar a saúde mental. Aumentam os riscos de enfarte, infecções, entre outras doenças sérias